Plano de Aula

Plano de aula: Título da aula: Criando personagens semelhantes e contrários (uso de antônimos e sinônimos)

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel.

Texto com descrições de personagens do universo infantil: Texto adaptado.

Fonte: 37 personagens infantis e o que eles podem ensinar para o seu filho, Redação M de Mulher. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/37-personagens-infantis-e-o-que-eles-podem-ensinar-para-o-seu-filho/. Acesso: 07 de outubro de 2018.

Atividade: acesse aqui

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras para realizar a descrição do personagem, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.

“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA