Plano de Aula

Plano de aula: Título da aula: Criando personagens semelhantes e contrários (uso de antônimos e sinônimos)

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel.

Texto com descrições de personagens do universo infantil: Texto adaptado.

Fonte: 37 personagens infantis e o que eles podem ensinar para o seu filho, Redação M de Mulher. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/37-personagens-infantis-e-o-que-eles-podem-ensinar-para-o-seu-filho/. Acesso: 07 de outubro de 2018.

Atividade: acesse aqui

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras para realizar a descrição do personagem, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.

“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA