Plano de Aula

Plano de aula: Revisando o uso do E e do I em final de palavra

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Materiais necessários: Projetor multimídia para projeção dos slides da aula. Cópia, para todos os alunos, da atividade de revisão, disponível aqui. Cópia das listas de palavras A e B, para distribuir entre as duplas, disponível aqui. Lista de apoio ao professor para organização das duplas de alunos, disponível aqui. Resolução da atividade disponível aqui. Quadro do professor. Caderno de produção textual dos alunos. Lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra I no lugar do E por apoiarem-se na oralidade, exemplo: VERDADI. Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.

Referências sobre o assunto: MORAIS.;A.G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e fale para os alunos:

  • O objetivo desta aula é fixar as regrinhas sobre o uso da letra E e da letra I no final das palavras. Para isso, nós vamos trabalhar com a escrita errada e intencional de algumas palavras, para que possamos analisar e discutir, relembrando as regras que podem nos ajudar a escolher usar a letra E ou a letra I do modo correto.

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