Habilidade focal relacionada
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
Objeto de conhecimento relacionado
- Figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramos): características e classificação.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Identificar propriedades do quadrado, do retângulo, do paralelogramo, do triângulo e do trapézio.
- Identificar semelhanças e diferenças entre formas planas e não planas.
- Identificar e nomear as principais figuras planas, tais como quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, e classificá-las quanto ao número de lados e de vértices.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Comentários para os professores
A partir das representações planas dos sólidos geométricos (ver habilidade EF03MA14), é possível analisar seus elementos, como número de vértices e de lados para elaborar uma classificação prévia, diferenciando triângulos e quadriláteros. Através de cópias dos quadriláteros e dobraduras, é possível comparar a medida de seus lados (se são ou não congruentes) e reservar para o próximo ano a comparação relativa às posições dos lados (se são ou não paralelos). O mesmo pode ser aplicado ao fato de os lados serem ou não perpendiculares entre si, pois a noção de ângulo reto será abrangida apenas no 4º ano. Quebra-cabeças, mosaicos e geoplanos podem ser recursos que auxiliam na análise, representação e percepção das características das figuras planas.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 4 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de desenhar formas planas, como o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo.
Avaliações Diagnósticas de Aprofundamento (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 4º ano - Item 9 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de classificar figuras planas (triângulos, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação à quantidade de lados.
Plano de aula: Reconhecimento de Figuras Planas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Reconhecimento de Figuras Planas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Comparar figuras planas entre si.
Plano de aula: Reconhecer Figuras Planas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Reconhecer Figuras Planas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Diferenciar figuras planas de figuras não planas.