Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramos): características e classificação.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar propriedades do quadrado, do retângulo, do paralelogramo, do triângulo e do trapézio.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre formas planas e não planas.
  • Identificar e nomear as principais figuras planas, tais como quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, e classificá-las quanto ao número de lados e de vértices.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Comentários para os professores

A partir das representações planas dos sólidos geométricos (ver habilidade EF03MA14), é possível analisar seus elementos, como número de vértices e de lados para elaborar uma classificação prévia, diferenciando triângulos e quadriláteros. Através de cópias dos quadriláteros e dobraduras, é possível comparar a medida de seus lados (se são ou não congruentes) e reservar para o próximo ano a comparação relativa às posições dos lados (se são ou não paralelos). O mesmo pode ser aplicado ao fato de os lados serem ou não perpendiculares entre si, pois a noção de ângulo reto será abrangida apenas no 4º ano. Quebra-cabeças, mosaicos e geoplanos podem ser recursos que auxiliam na análise, representação e percepção das características das figuras planas.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de desenhar formas planas, como o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo.

Avaliações Diagnósticas de Aprofundamento (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 4º ano - Item 9 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de classificar figuras planas (triângulos, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação à quantidade de lados.

Plano de aula: Reconhecimento de Figuras Planas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Reconhecimento de Figuras Planas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Comparar figuras planas entre si.

Plano de aula: Reconhecer Figuras Planas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Reconhecer Figuras Planas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Diferenciar figuras planas de figuras não planas.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática