Matemática: 12 planos de aula para trabalhar figuras geométricas até no ensino remoto

A partir das experiências de natureza geométrica, as crianças podem resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento

POR:
Camila Cecílio
Estudar Geometria envolve um conjunto de conceitos e procedimentos para resolver problemas no cotidiano   Crédito: Getty Images

Bola, caixa de sapato, lego, cubo mágico, cone, dado e até uma fatia de bolo. As figuras geométricas fazem parte do dia a dia de todo mundo, e, no caso das crianças, essa percepção pode ser ainda mais aguçada. “Vivemos em um mundo de formas, onde as crianças exploram, o tempo todo, o espaço ao redor. Antes de chegarem à escola, elas vivem muitas experiências de natureza geométrica”, explica a professora Pricilla Cerqueira, mestre em Educação Matemática e especialista de Geometria do Time de Autores NOVA ESCOLA. 

A especialista ressalta que a unidade temática Geometria envolve um estudo amplo e um conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, segundo Pricilla, espera-se que os alunos desenvolvam o pensamento geométrico, tanto no Fundamental 1 quanto no Fundamental 2, para chegar a argumentos convincentes por meio da investigação das propriedades geométricas. 

Com a ajuda da educadora, NOVA ESCOLA separou 12 planos de aula sobre o tema que trabalham habilidades que são consideradas focais para o ensino remoto. “Habilidades inegociáveis nesse momento”, reforça Pricilla Cerqueira. Todas as atividades selecionadas têm um passo a passo adaptado para o ensino remoto, que pode ser colocado em prática tanto de forma síncrona quanto assíncrona pelo WhatsApp ou por outro canal de comunicação de sua preferência.

Confira a seguir os 12 planos selecionados: 

Vamos brincar de vértices e lados


Indicado para: 1º ano
Habilidade da BNCC: EF01MA14
Neste plano, o objetivo específico é reconhecer e contar vértices e lados em figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). Os alunos vão precisar de lápis de cor, giz de cera e papel. Na sala de aula, você vai pedir aos alunos para se posicionarem no vértice das figuras. No ensino remoto, você pode enviar antecipadamente a imagem das figuras ou imprimir e deixar na escola para os pais pegarem e explicar as regras de como as crianças devem se posicionar em casa. 

Separando as figuras planas
Indicado para: 1º ano
Habilidade da BNCC: EF01MA14
Três caixas de papelão, figuras geométricas recortadas (podem ser feitas de cartolina, papel cartão ou outro papel resistente), envelopes (podem ser feitos de folha sulfite) e folhas impressas. Isso é tudo que os alunos vão precisar para colocar essa aula em prática. Aqui, o objetivo é identificar figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) e suas características em diferentes posições. Você pode enviar os moldes das figuras para os pais, que vão recortar com as crianças.  

Conhecendo as figuras planas
Indicado para: 2º ano
Habilidade da BNCC: EF02MA14
Objetos que lembrem figuras não planas é basicamente tudo que as crianças vão precisar para essa aula, cujo objetivo é identificar as figuras não planas, além de planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas. Neste plano, a habilidade da BNCC trabalhada é reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.  

As figuras geométricas e suas planificações
Indicado para: 3º ano
Habilidade da BNCC: EF03MA15
Neste plano, o foco da atividade principal é a planificação de sólidos geométricos e sua relação com as figuras planas. Os alunos precisam ter acesso a ilustração do slide 5 da atividade principal, pois deverão observar quais das faces oferecidas formarão um prisma. Nessa atividade, eles não precisarão montar o sólido. Se você estiver em uma aula síncrona, pode apresentar o slide para os alunos e pedir que copiem as figuras planas em seu caderno ou em uma folha de papel. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio.   

Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos
Indicado para: 3º ano
Habilidade da BNCC: EF03MA15
O objetivo deste plano de aula é comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas. Para começar, foque na atividade principal. A ideia é que seja realizada em grupos para que cada um dos alunos desempenhe um papel. Caso você consiga fazer isso via WhatsApp, pode manter a atividade como está e cada um pode exercer o sua função no grupo. Do contrário, será melhor passar para os slides 6, 7 e 8, conforme as instruções que constam no plano, e contar com ajuda das famílias.  

Construindo planificações
Indicado para: 4º ano
Habilidade da BNCC: EF04MA17
Identificar as propriedades (características) da pirâmide e/ou prisma escolhido, desenhando sua planificação é o objetivo principal desta atividade. Para começar, você pode usar a imagem do slide da primeira etapa para discutir com os alunos sobre a diferença entre as figuras tridimensionais e as figuras planas e quais são as percepções deles. Isso pode ser feito em momento síncrono via WhatsApp, assíncrono com uma produção coletiva via Google Documentos, ou individual por escrito caso a turma não tenha acesso à internet.  

Jogos de matemática?!

 Confira o estudo de caso realizado pelo professor Fabrício Feirreira, da rede de Catanduva (SP), com uma turma dos anos iniciais com o jogo Feche a Caixa. O objetivo era trabalhar a resolução de problemas. Faço o curso de NOVA ESCOLA sobre "Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1".

Reconhecendo polígonos
Indicado para: 4º ano
Habilidade da BNCC: EF04MA18
Na adaptação desta aula para o ensino remoto, comece pelo aquecimento: apresente o slide com as diferentes figuras e faça, se possível, uma roda de conversa via Google Meet para que a turma possa conversar sobre as semelhanças e diferenças entre as figuras apresentadas. Caso a turma não possa trabalhar de maneira síncrona, o professor pode solicitar que façam essa descrição usando o Google Formulários. Caso não tenham acesso à internet, as respostas podem ser apresentadas por escrito e enviadas ao professor. 

Planificando e identificando faces
Indicado para: 5º ano
Habilidade da BNCC: EF05MA16
Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas, distinguir um sólido geométrico a partir da observação das figuras planas que o formam e associar figuras geométricas a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos são os três objetivos específicos deste plano de aula. Nele, as crianças vão construir moldes de sólidos geométricos, primeiro trabalhando com figuras planas e depois juntando as partes com fita adesiva.

Combinando polígonos para formar novos polígonos
Indicado para: 6º ano
Habilidade da BNCC: EF06MA17
Neste plano, você pode fazer uma sala de aula invertida. Envie com antecedência para os alunos o arquivo com as imagens dos triângulos e quadrados para que eles recortem em casa. Oriente-os quanto à atividade. Grave um áudio contando as regras para que eles possam pensar nas diferentes formas de compor e decompor uma figura, conforme as instruções contidas na adaptação da atividade para o ensino remoto.

A rigidez triangular nas construções
Indicado para: 7º ano
Habilidade da BNCC: EF07MA20
O objetivo específico desta atividade é reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras). Na atividade principal, você pode aproveitar a observação dos alunos para dizer que figuras geométricas eles percebem ao olhar para o telhado das casas. Cada um pode descrever o que vê em seu bairro e você pode citar ouras construções em que aquelas figuras são comuns.

Resolver problemas usando congruência de triângulos
Indicado para: 8º ano
Habilidade da BNCC: EF08MA12
Os objetivos específicos desta aula são: comparar triângulos utilizando critérios de congruência de triângulos para determinar medidas de lados e ângulos desconhecidas, utilizar a propriedade em relação à soma dos ângulos internos de um triângulo para obter informações que permitirão verificar congruência entre triângulos e compreender quando não é possível garantir a congruência entre triângulos. Na atividade principal, você pode enviar antecipadamente duas imagens e pedir que os alunos encontrem as medidas de lados.

Recortando e moldando o Teorema de Pitágoras
Indicado para: 9º ano
Habilidade da BNCC: EF09MA14
Com o objetivo principal de deduzir o Teorema de Pitágoras através de recortes e atividades práticas, essa aula pode começar com o aquecimento dos alunos. Pelo WhatsApp, inicie o contato questionando se eles lembram das condições existentes na soma dos ângulos internos de triângulos e quadriláteros e oriente as respostas. Ainda nessa etapa, questione se recordam o significado de calcular área de um polígono qualquer. Muitos podem relatar fórmulas, mas sua orientação deve ser no sentido de que área é o cálculo de “quantos quadrados unitários (de lado 1)” cabem na superfície do polígono.

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