
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Projetor de imagem e áudio.
OBS: Receba os alunos com as luzes apagadas, almofadas ou colchonetes no chão.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
Pode ocorrer de os alunos não conhecerem a cultura de que trata a história, tendo assim dificuldades em compreender os efeitos de sentido.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A. L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação.Nau Literária - Revista Eletrônica de crítica e teorias da literatura. PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 04 N. 01 – jan/jun 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/view/5844/3448. Acesso em: 26/12/2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais Complementares:
Para acessar o material a ser contado neste momento da aula, clique no link abaixo:
VENTURINI, I. Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra. 2012. Disponível em: http://pedrocontadordehistorias.blogspot.com/2012/03/pedro-malasartes-e-sopa-de-pedras.html. Acesso em: 26/12/18.
LEVY, Carol. Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra: Conto de casa. Vídeo (6,45min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W08XKPjH5JY. Acesso em: 03/11/18.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Questione os educandos sobre as contações de contos populares ouvidas e assistidas para que se expressem oralmente: foram lidas ou contadas? (Espera-se que percebam que os contos foram contados e não lidos, já que não havia personagens com papéis ou atentos a algum tipo de tecnologia com roteiros pré-prontos e sim que foram oralizados, com o auxílio de gestos, entonações, cenários, figurinos); É possível perceber sotaques regionais presentes nas histórias? (Espera-se que os alunos percebam sotaques provenientes das origens distintas dos contadores, como: “goxtava”, “di”, “fugão”, ambos no vídeo sobre Pedro Malazartes; “Era uma veiz”, “o som do” r” puxando um “l” como “arlteira” no segundo vídeo; o “r” fraco em início de palavra e também no meio delas em: “Rio Grande do Sul”, o “l” bem puxado e outras características fortes da fala regional dos gaúchos no último vídeo); Quais recursos foram utilizados para as contações dos contos assistidos? (Espera-se que percebam que, para a contação das histórias, foram utilizados: gestos, entonações de voz diferentes, expressões corporais, cenários e figurinos. Como exemplos desses recursos, temos as entonações, expressões e materiais utilizados por Carol Levy em “Sopa de Pedra” - ao fazer a troca de turno entre os personagens, caracterizando a mulher como mal-humorada, apresentando expressão facial sisuda e voz estridente; utilizando-se de uma panela, colher de pau e uma pedra, representando a sopa preparada por Malazartes, etc.)
Materiais complementares:
Para acessar os contos intitulados “Jesuína e a Cabaça” e “Dom Pintinho”, clique no link abaixo:
PEDROZA, Giba. Jesuína e a Cabaça. Postado por: Quintal da Cultura. Vídeo (16min e 2s) Disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=pi8X3-r9oL4. Acesso em: 03/11/18.
Para acessar o conto intitulado “Trezentas onças”, clique no link abaixo:
NETO, Simões Lopes. Trezentas onças. Por: Glênio Fagundes. Vídeo-conto (12min e 3s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7pRNWWlbvu4. Acesso em: 03/11/18.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Para que você possa explicar melhor aos alunos as diferenças entre “leitura de histórias” e “contação de histórias”, foi disponibilizado, logo abaixo, um link:
Dica de como contar histórias: Qual a diferença entre ler e contar histórias? Vídeo (8min e 33s min.). Publicado por: Conto e Encontro Narração de histórias. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s. Acesso em: 03/11/18.
Para refletir sobre a contação de histórias no mundo todo e sua utilidade, assista ao vídeo referenciado logo abaixo:
MATOS, Gislayne. A importância das histórias ancestrais no mundo atual. Vídeo (21min e 4s). Publicado por: TEDx talks. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ifwSKn6mK1o. Acesso em: 03/11/18.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie o link dos vídeos Sopa de Pedra (disponível aqui), Jesuína e a Cabaça (disponível aqui) e Trezentas Onças (disponível aqui) aos alunos e peça, por áudio ou por escrito, que se organizem em duplas. No mesmo áudio, avise que cada dupla deverá responder perguntas (do primeiro slide do Desenvolvimento) comparando os três vídeos. Estabeleça um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação combinados entre vocês utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Solicite que os grupos compartilhem os trabalhos em uma pasta do Google Drive criada para esta atividade (ou por outro meio acessível para todos).
Desenvolvimento
Após o término do prazo, peça que todos leiam as produções dos colegas para só então realizar a última atividade. Leia os trabalhos dos alunos e envie comentários para cada dupla, destacando os aspectos positivos e enriquecendo as aprendizagens de sua turma. Envie, por escrito, o conteúdo do slide de Fechamento para que os grupos façam uma síntese do que aprenderam ao comparar Contos Populares de diferentes regiões. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível.
Fechamento
Depois que todos tiverem postado a última atividade, faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem assistir aos vídeos compartilhados neste Plano, pois são contações de histórias clássicas do cancioneiro popular brasileiro, muito divertidas e interessantes. Sugira que façam uma pesquisa para descobrir as origens de cada história e quais escritores reconhecidos da literatura brasileira as recontaram/textualizaram. As famílias que toparem o desafio podem compartilhar suas descobertas no grupo de WhatsApp da turma ou na pasta do Google Drive criada para esta atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele da Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Contos Populares - Contação de histórias.
Finalidade da aula: Apreciar a contação de contos populares de várias regiões do Brasil, atentando aos sotaques, expressões corporais, ritmo, cadência, gestos e interação com o interlocutor, com o intuito de perceber o gênero oral como um meio de expressão cultural.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto Popular
Objeto(s) do conhecimento: Condições de produção dos textos orais, compreensão, relações entre fala e escrita, produção de textos orais, performance oral.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP53)
Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: