Plano de aula: Contos Populares - Contação de histórias.

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Projetor de imagem e áudio.

OBS: Receba os alunos com as luzes apagadas, almofadas ou colchonetes no chão.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

Pode ocorrer de os alunos não conhecerem a cultura de que trata a história, tendo assim dificuldades em compreender os efeitos de sentido.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A. L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação.Nau Literária - Revista Eletrônica de crítica e teorias da literatura. PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 04 N. 01 – jan/jun 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/view/5844/3448. Acesso em: 26/12/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Receba os alunos com as luzes apagadas, almofadas ou colchonetes no chão. Convide-os a sentar-se para ouvir uma história que “sua avó” lhes contava.
  • Questione-os sobre suas infâncias. Pergunte aos educandos se alguém conta ou contava histórias para eles. Ouça-os atentamente. É possível que digam que os pais (ou outros familiares) contavam/liam histórias para eles quando pequenos antes de dormir ou em outros momentos do cotidiano. Também é possível que muitos alunos não tenham vivenciado essa experiência, por diversas questões. Busque tratar com delicadeza esta questão para não causar sofrimento àqueles alunos que não vivenciaram esta experiência de cuidado e carinho na infância.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos