Plano de aula: Rodas de leitura

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.

Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Dinâmica da atividade

Preparação: Professor, para sua própria exposição, para estimular os alunos, selecione um livro e conte para a turma como e por que a obra modificou sua vida.

Informe aos estudantes que escolham um livro que pode servir de inspiração para uma mudança de pensamentos, gostos, interesses e atitudes, relacionando elementos textuais com a própria vida e com a sociedade na qual estão inseridos.

• As obras podem ser selecionadas na biblioteca escolar ou pública, na internet, emprestadas de colegas ou familiares.

Introdução

• Por meio do disparador presente no slide: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mario Quintana, comente com os alunos sobre a leitura enquanto atividade que desenvolve a criticidade e a reflexão sobre o mundo, sobre os outros e sobre si mesmo. A literatura apresenta uma dimensão humanizadora e transformadora que tem potência para levá-los ao exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos.
  • Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando como esta leitura mudou você com base em reflexões sobre as características e ações das personagens, de situações reais ou fictícias que poderiam ou não ter acontecido com você, de alegorias com fatos históricos, políticos e sociais.
  • Indique que os estudantes selecionem obras que podem ser utilizadas como agentes de mudança e se organizem na roda para realizar a leitura.