
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.
Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.
Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.
Referências sobre o assunto:
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação: Professor, para sua própria exposição, para estimular os alunos, selecione um livro e conte para a turma como e por que a obra modificou sua vida.
Informe aos estudantes que escolham um livro que pode servir de inspiração para uma mudança de pensamentos, gostos, interesses e atitudes, relacionando elementos textuais com a própria vida e com a sociedade na qual estão inseridos.
Introdução
Tempo sugerido: 30 minutos
Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e compartilhamento das impressões sobre a obra lida.
Para obras de maior extensão, pode-se focalizar um capítulo.
Desenvolvimento:
Por meio destas atribuições de sentidos do texto, é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros com a troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante da obras literárias e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo.
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor no blog literário. Eles também podem anotar o registro diretamente no blog por meio de computador (laboratório de informática) ou celular.
Na produção do blog, os estudantes precisam planejar o melhor layout, observando cores, tipos de letra...
Caso o uso do blog não seja possível, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido com o uso de uma agenda ou caderno.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Nesta variação, os estudantes podem realizar gravações das obras literárias lidas e publicá-las no blog literário. Esta também é uma forma de auxiliar a acessibilidade de textos por pessoas com deficiência visual.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Nesta variação, o foco é selecionar as obras literárias a ser lidas com base em temáticas e gêneros textuais.
Por exemplo, pode-se organizar a leitura de contos de mistério e terror e aproveitar o mês do Halloween (outubro) para adentrar na atmosfera lúdica do obscuro, fantástico e sobrenatural.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Nesta variação, o foco é levar os estudantes do 7º ano a contar histórias para as outras turmas da escola ou preparar contações de histórias em locais públicos como praças e parques, ultrapassando os limites da sala sala de aula.
Como a leitura pública é uma atividade que exige preparação, dê aos estudantes as seguintes recomendações prévias:
Para o momento da leitura pública, recomende que o estudante:
No site <http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2016/11/f1bc38a7b9447c07f730b8f312d9c29f2c957ca5.pdf> há um roteito para leitura pública com diversas indicações para esta atividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma roda de leitura, levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é uma roda de leitura e dê exemplos aos alunos (faça o movimento sugerido no plano de aula: a partir de uma resenha, apresente um livro e comente sobre ele, os temas sociais e como foi a leitura).
Conte, nesse mesmo vídeo, a história de um livro que te marcou e apresente a capa. Peça, ao final do vídeo, para os alunos pesquisarem as narrativas (se puder, indique algumas obras de domínio público), lerem e fazerem as anotações sobre o texto, de acordo com as orientações do plano de aula. Defina um prazo para essa atividade e acompanhe-os, auxiliando e sugerindo resenhas e narrativas. Oriente-os a gravarem as apresentações.
Desenvolvimento
Peça para que os alunos postem os vídeos em um Mural do Padlet (ou, se preferir, faça também um momento síncrono via Zoom ou Meets, para eles fazerem a roda em tempo real e com a participação de todos). Solicite que todos vejam os vídeos dos colegas e deixem comentários. Peça para que os comentários sejam postados no próprio Padlet.
Fechamento
Depois desse processo, solicite que os alunos (por áudio ou por escrito) escrevam o que acharam da experiência, respondendo às perguntas:
- Dos livros apresentados, qual chamou mais a atenção? Por quê?
- De que maneira a crítica social presente no texto sensibilizou você?
- Qual dos livros indicados vocês ficaram com vontade de ler? Por quê?
Peça para que compartilhem essas impressões (sugestão: pasta no Google Drive ou por Whatsapp). Se possível, crie um blog literário com as respostas dos alunos.
Convite às famílias
Incentive as famílias e os demais professores a entrarem no Mural e assistirem aos vídeos, comentarem e incentivarem os alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Rodas de leitura
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Semanal
Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Dinâmica: 1- Reconhecimento do texto literário como agente de mudança; 2 - Escolha do livro pelo estudante; 3- Organização do espaço de leitura; 4- Leitura e compartilhamento das impressões; 5- Registro das impressões.
Habilidade(s) da BNCC:EF69LP46 / EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.
Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.
Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.
Referências sobre o assunto:
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: