Plano de Aula

Plano de aula: Contos Populares - Estratégias de contação de histórias

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

TORRES, Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 - Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Peça que leiam o slide e reflitam sobre ele. Faça o questionamento que está no slide para os alunos. (Espera-se que os alunos tentem relacionar o ato de contar histórias ao desapego à leitura, à expressão corporal, à naturalidade da fala, dos gestos. Caso isso não aconteça, instigue-os a chegar a tal concepção. Peça que relembrem contações de histórias que tenham presenciado, que tenham apreciado em seu dia a dia.)
  • A contação de histórias, diferentemente da leitura de um texto, deverá ser memorizada, compreendida, apreendida. O locutor deverá apropriar-se desta, com o intuito de (re)contá-la com riqueza de detalhes. Para isso, o mesmo utilizar-se-há de diversos recursos, como: ritmo, cadência, entonação, timbres, prolongamentos e pausas, possíveis gestos, figurinos e cenários. A intenção, ao contar uma história, é fazer o interlocutor enxergá-la, vivenciá-la, a partir dos elementos explorados.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP53 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS