Plano de aula: Contos Populares - Estratégias de contação de histórias

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

TORRES, Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 - Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.

Tema da aula

Orientações:

• Peça que leiam o slide e reflitam sobre ele. Faça o questionamento que está no slide para os alunos. (Espera-se que os alunos tentem relacionar o ato de contar histórias ao desapego à leitura, à expressão corporal, à naturalidade da fala, dos gestos. Caso isso não aconteça, instigue-os a chegar a tal concepção. Peça que relembrem contações de histórias que tenham presenciado, que tenham apreciado em seu dia a dia.)
  • A contação de histórias, diferentemente da leitura de um texto, deverá ser memorizada, compreendida, apreendida. O locutor deverá apropriar-se desta, com o intuito de (re)contá-la com riqueza de detalhes. Para isso, o mesmo utilizar-se-há de diversos recursos, como: ritmo, cadência, entonação, timbres, prolongamentos e pausas, possíveis gestos, figurinos e cenários. A intenção, ao contar uma história, é fazer o interlocutor enxergá-la, vivenciá-la, a partir dos elementos explorados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos