
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente de rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura a partir do compartilhamento de ideias e a ampliação do repertório literário, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público a textos são meios a serem utilizados, como contações compartilhadas, fanzines e booktubers. A metodologia envolve ações que trazem um papel ativo do estudante na elaboração e execução das dinâmicas e promoção do trabalho colaborativo. São enfatizadas leituras que abordem temas vinculados à crítica social. Os gêneros frequentados são causos, contos (tradicionais, de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), cordel, crônicas, poemas. A roda de leitura para o 9º ano está estruturada na escolha de livros a partir de resenhas.
Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formação de um sujeito leitor participativo. A partir desse objetivo, entendem-se os textos literários como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Com isso, buscam-se interações com o livro de maneira prazerosa, desenvolvimento da fruição da leitura, ações de curadoria por meio de indicações, escutas das experiências do outro, reflexão crítica e protagonismo cultural juvenil.
Materiais necessários: Seleção de obras literárias sobre a temática abordadas em cada sessão de roda de leitura. Papel ofício, lápis de pintar, canetas coloridas, grampeador, tesoura, cola e revistas para confecção dos fanzines.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em interpretar e compreender os textos. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Dificuldades em pesquisar. Não respeitar o momento da fala do colega.
Referências sobre o assunto:
BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Preparação:
Tempo sugerido: 10 minutos
Introdução
Tempo sugerido: 30 minutos
Preparação:
Desenvolvimento:
Tempo sugerido: 10 minutos
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
ALENCAR, Lucas. Como fazer um fanzine. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yIZJb0ATPR8>. Acesso em: 20 de nov. de 2018.
Fanzine: faça você mesmo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA>. Acesso em: 20 de nov. de 2018;
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Roteiro de Leitura Pública. Disponível em: <http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2016/11/f1bc38a7b9447c07f730b8f312d9c29f2c957ca5.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma roda de leitura levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é uma roda de leitura, dando exemplos aos alunos (faça o movimento sugerido no plano de aula: a partir de uma resenha, apresente um livro e comente sobre ele, seus temas sociais e como foi a leitura). Diga, no final do vídeo, que os alunos devem pesquisar resenhas de narrativas curtas na internet para escolher uma obra literária com tema social. Oriente que pesquisem a narrativa (indicada na resenha), leiam e façam suas anotações sobre o texto, de acordo com as orientações do plano de aula. Defina um prazo para essa atividade e acompanhe-os auxiliando e sugerindo resenhas e narrativas. Oriente que os alunos gravem as suas apresentações.
Desenvolvimento
Peça que os alunos postem seus vídeos em um mural do Padlet (ou, se preferir, faça também um momento síncrono, via Zoom ou Meet, para eles fazerem a roda em tempo real e com a participação de todos). Solicite, então, que todos vejam os vídeos dos colegas e deixem comentários. Peça que os comentários sejam postados no próprio Padlet.
Fechamento
Depois desse processo, solicite aos alunos (por áudio ou por escrito) que escrevam o que acharam da experiência, respondendo às perguntas: dentre os livros apresentados, qual chamou mais a sua atenção? Por quê? De que maneira a crítica social presente no texto sensibilizou você? Qual dos livros indicados vocês ficaram com vontade de ler? Por quê? Peça que compartilhem essas impressões (sugestão: por meio de WhatsApp ou em uma pasta no Google Drive).
Convite às famílias
Incentive também as famílias e os demais professores a entrar no Mural, assistir aos vídeos, comentá-los e incentivar os alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Rodas de leitura
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Semanal
Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Dinâmica:
1.Escolha do texto a partir da leitura de resenha ou outra indicação.
2. Organização do espaço de leitura.
3. Compartilhamento de impressões individuais.
4. Apresentação das impressões gerais da turma.
5. Reconhecimento do texto literário como instrumento de crítica social.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP46 / EF69LP53.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente de rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura a partir do compartilhamento de ideias e a ampliação do repertório literário, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público a textos são meios a serem utilizados, como contações compartilhadas, fanzines e booktubers. A metodologia envolve ações que trazem um papel ativo do estudante na elaboração e execução das dinâmicas e promoção do trabalho colaborativo. São enfatizadas leituras que abordem temas vinculados à crítica social. Os gêneros frequentados são causos, contos (tradicionais, de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), cordel, crônicas, poemas. A roda de leitura para o 9º ano está estruturada na escolha de livros a partir de resenhas.
Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formação de um sujeito leitor participativo. A partir desse objetivo, entendem-se os textos literários como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Com isso, buscam-se interações com o livro de maneira prazerosa, desenvolvimento da fruição da leitura, ações de curadoria por meio de indicações, escutas das experiências do outro, reflexão crítica e protagonismo cultural juvenil.
Materiais necessários: Seleção de obras literárias sobre a temática abordadas em cada sessão de roda de leitura. Papel ofício, lápis de pintar, canetas coloridas, grampeador, tesoura, cola e revistas para confecção dos fanzines.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em interpretar e compreender os textos. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Dificuldades em pesquisar. Não respeitar o momento da fala do colega.
Referências sobre o assunto:
BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: