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Plano de aula: Rodas de leitura

mais ações

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente de rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura a partir do compartilhamento de ideias e a ampliação do repertório literário, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público a textos são meios a serem utilizados, como contações compartilhadas, fanzines e booktubers. A metodologia envolve ações que trazem um papel ativo do estudante na elaboração e execução das dinâmicas e promoção do trabalho colaborativo. São enfatizadas leituras que abordem temas vinculados à crítica social. Os gêneros frequentados são causos, contos (tradicionais, de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), cordel, crônicas, poemas. A roda de leitura para o 9º ano está estruturada na escolha de livros a partir de resenhas.

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formação de um sujeito leitor participativo. A partir desse objetivo, entendem-se os textos literários como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Com isso, buscam-se interações com o livro de maneira prazerosa, desenvolvimento da fruição da leitura, ações de curadoria por meio de indicações, escutas das experiências do outro, reflexão crítica e protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção de obras literárias sobre a temática abordadas em cada sessão de roda de leitura. Papel ofício, lápis de pintar, canetas coloridas, grampeador, tesoura, cola e revistas para confecção dos fanzines.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em interpretar e compreender os textos. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Dificuldades em pesquisar. Não respeitar o momento da fala do colega.

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação:

  • Essa etapa antecede a roda de leitura e descreve a preparação para as sessões da atividade.
  • A roda de leitura no nono ano está centralizada na leitura de livros.
  • A escolha do texto que será lido pelos alunos na roda de leitura acontece por meio da pesquisa de resenhas. Para isso:
  • Entre cada sessão de roda de leitura, indique que os alunos pesquisem e leiam na internet, na sala de leitura ou na biblioteca, resenhas que recomendem a leitura de livros. Essas resenhas serão o ponto de partida das discussões dos estudantes, mas o foco principal está na leitura e discussão dos textos que foram resenhados.
  • As pesquisas podem ser realizadas, também, em blogs, redes sociais, fanpages, revistas, Youtube.
  • Os textos escolhidos pelos alunos podem pertencer aos gêneros: causos, contos (tradicionais, de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), cordel, crônicas e poemas.
  • Partindo do pressuposto de que a literatura é um produto cultural e possui função social ao retratar visões de mundo que são coletivas de determinado grupos sociais, as resenhas pesquisadas devem explicitar críticas sociais que serão identificadas pelos próprios estudantes através da leitura ou visualização das resenhas e podem abordar diferentes áreas, como:
  • Educação;
  • Saúde;
  • Política;
  • Violência (incluindo questões étnicas e de gênero);
  • Meio ambiente;
  • Cultura;
  • Economia (incluindo questões de classes sociais).
  • Apesar de os temas estarem também relacionados à realidade escolar, é importante investir nas problemáticas sociais multiculturais presentes em diferentes comunidades, bairros, cidades, estados e países.
  • Durante a leitura, peça que os alunos realizem anotações sobre o que leram e as utilizem como guia na dinâmica de compartilhamento das impressões, relembrando os aspectos que mais chamaram a atenção.
  • Para ampliar a leitura literária, ao final de cada sessão pode-se indicar que os estudantes pesquisem e leiam textos (em verso ou prosa) que apresentem críticas sociais e que podem ser classificados como:
  • Literatura clássica e/ou canônica brasileira ou estrangeira: obras tradicionalmente consagradas, atemporais por serem consideradas esteticamente superiores.
  • Regional: textos que focalizam elementos de um determinada localidade, podendo enfatizar problemáticas urbanas ou rurais.
  • Marginal-periférica: textos de autores das periferias das cidades, que têm uma relação estreita com o rap, o grafite, a dança de rua.
  • O professor é o responsável por abrir a roda de leitura com um texto escolhido a partir de uma resenha. No dia da roda de leitura, o professor compartilha tanto a resenha como a obra resenhada.
  • No decorrer das rodas de leitura, transfira a responsabilidade de abri-la para os alunos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Introdução

  • Essa é a primeira etapa da roda de leitura, em que ocorre a organização do espaço e a introdução realizada pelo professor.
  • O professor, em primeiro lugar, indica que os alunos organizem-se em círculo ou semicírculo, de maneira que todos consigam interagir entre si.
  • Em seguida, o professor lê a resenha do texto que escolheu e apresenta as impressões de leitura do texto resenhado. Acrescenta, também a crítica social que é abordada no texto, podendo incluir a leitura de um trecho. Essa etapa tem o objetivo de estimular o gosto pela leitura literária e mostrar aos alunos como devem iniciar o compartilhamento das próprias impressões dos livros escolhidos por eles a partir das resenhas pesquisadas.
  • Após a apresentação, indique para a turma organizar as obras que leram e pesquisaram, inclusive as anotações que realizaram durante as leituras, e preparar-se para o compartilhamento das impressões de leitura.

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