Plano de aula: Representação oral e recursos expressivos nos Contos Populares

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Caixa de som e microfones (se possível), papel pardo e tinta (criação de cenários), papel, caneta, lápis e borracha.

Obs.: Aguarde os alunos com as classes organizadas em quintetos e com os números de chamada de cada aluno afixado à classe. Quando eles chegarem em aula, deverão sentar-se conforme sua numeração. Desta forma você propicia que os grupos sejam mesclados, diferentes das formações cotidianas, escolhidas somente por afinidade. Caso considere conveniente, misture alunos com bastante habilidade oral a outros mais inibidos ou com dificuldades, para que os primeiros possam ajudá-los. Além de desfazer alguns grupinhos “de sempre”, desta forma os alunos terão mais tempo para o desenvolvimento da atividade, ao encontrar as classes já organizadas.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em expressar-se em público e/ou utilizar-se de recursos expressivos, tanto orais, quanto gestuais, por falta de hábito ou timidez.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. C. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A.L.L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008. Disponível em: . Acesso em: 03 nov.2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

• Peça aos alunos que sentem em quintetos, pois trabalharão juntos a performance de um conto popular no desenvolvimento da aula. Você pode sugerir que escolham seus grupos ou pode, também, deixar os quintetos previamente organizado com os nomes de cada aluno, à sua escolha, para que não sentem sempre os mesmos alunos juntos, assim privando-se de interagir com os demais colegas.
  • Avise aos alunos que a aula será destinada à contação de histórias. Relembre-os de que os contos populares são um gênero essencialmente oral e que sua importância se dá por retratar diversas culturas do país. Para que isso seja possível, faz-se necessário, além da oralidade, a gestualidade, entonações propícias a cada situação, cadência.
  • Apresente o slide aos alunos e provoque-os: “Vamos contar histórias?”

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos