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Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.
Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.
Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.
Referências sobre o assunto:
BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Preparação: É a etapa que antecede o momento da roda de leitura
Tempo sugerido: 10 minutos
Introdução :
Tempo sugerido: 30 minutos
Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e o compartilhamento das impressões das obras lidas. Se houver a escolha de obras de maior extensão, como romances e filmes, pode-se permitir que o aluno apresente um trecho e focalize na indicação.
Desenvolvimento:
3. Dê espaço para que cada aluno manifeste as impressões individualmente e apresentem os trechos que acharam mais interessantes.
4. Por fim, estimule ações de curadoria que aprimorem os critérios pessoais de apreciação estética, recomendando que os estudantes realizem indicações do que foi apresentado para os outros estudantes da turma a partir de:
Por meio dessa dinâmica é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros por meio da troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante de obras literárias, diferentes gêneros textuais e outras linguagens e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo. Após a dinâmica de discussões, segue-se para o registro das impressões de leitura.
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor para a rede social de leitores. Para iniciar, os alunos precisam abrir um conta na rede social Skoob (https://www.skoob.com.br/), editar o perfil e adicionar amigos. O Skoob é uma rede social brasileira de leitores criada em 2009. Nele é possível que leitores e escritores se encontrem, analisem e indiquem obras literárias, compartilhem resenhas e vídeos, marquem encontros literários. Também é possível que os leitores realizem trocas de livros. O uso da rede social nessa dinâmica tem o objetivo de desenvolver entre os estudantes habilidades de letramentos digitais: práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas em ambientes digitais. Para iniciar, é necessário ter acesso à internet no laboratório de informática da escola ou nos smartphones dos estudantes.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Nesta variação, os estudantes participarão de atividades de slams. Poetry slam ou Slam são “batalhas de versos” ou competições de poesia em que os participantes, sem adereços ou acompanhamento de instrumentos musicais, têm alguns minutos para declamar poemas de autoria própria. Pode ser improvisado ou não. Os estudantes que participarão dos slams deverão produzir os poemas em casa, em momentos livres na escola ou mesmo em aula de produção textual que focalize o gênero poema.
Como essa atividade exige habilidades de escrita, as produções poderão ser realizadas em um momento anterior. O slam é o momento para apresentar os poemas. Para inspirar os estudantes, pode-se indicar que pesquisem o trabalho de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras do Slam no Brasil (e fundadora da Zona Autônoma da Palavra - ZAP!) e grupos como o Slam Resistência (Disponível em: <https://www.facebook.com/slamresistencia/>. Acesso em 10 de nov. 2018).
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Nesta variação, o foco é propor o desenvolvimento de sarau, tendo a literatura poética como texto principal: poema, poemas concretos, cordel.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Essa variação amplia as ações de curadoria trabalhadas na dinâmica de discussões e compartilhamento das impressões. Cada aluno deverá indicar o que apresentou para um aluno de outra turma da escola por meio de um recado no varal de indicações. O foco é levar os estudantes do 8º ano a elaborar e executar um varal de indicações de textos e incentivar a leitura.
3. O ambiente deve ser ornamentado com o título “varal de indicações”.
4. A cada nova sessão de roda de leitura, o varal de indicações deve ser atualizado com novas indicações.
5. Para ampliar ainda mais o formato das indicações, pode-se criar um catálogo para consulta na biblioteca escolar ou pública, que podem ser apresentadas a colegas de outras escolas da própria cidade e até de outras localidades. Nesse caso, é imprescindível que haja uma situação comunicativa real, na qual os alunos sejam convidados a compartilhar suas experiências de forma consistente, respeitosa e responsável.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); PowerPoint com narração (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma Roda de Leitura, levando em consideração a realidade do isolamento social. Questione-os (pelo WhatsApp): como a leitura pode fomentar a criticidade sobre os problemas sociais e a potência para levar as pessoas a exercitar a empatia e o diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos presentes no mundo? Inicie a análise do texto que você escolheu indicando de que maneira é retratada a problemática social focalizada na sessão. Aborde características e ações das personagens, de comparações entre o texto e fatos históricos, políticos e sociais da nossa realidade. Essa etapa introduz as discussões sobre a temática e abre espaço para o diálogo entre os estudantes. Em seguida, indique que apresentem os diferentes textos que pesquisaram. Para esta etapa, prepare uma apresentação no PowerPoint com narração (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Informe, pelo WhatsApp, que todos os alunos devem participar relatando as impressões de leitura. Para isso, peça que façam breves vídeos com seus relatos de leitura. Proponha que apresentem comentários sobre os textos escolhidos abordando os seguintes questionamentos: o texto escolhido retrata qual problemática social? De que maneira esse tema é discutido? Como pode ser instrumento de crítica social? Como pode ser relacionado com o nosso contexto social? Apresenta uma proposta de intervenção para essa problemática? Estimule ações de curadoria que aprimorem os critérios pessoais de apreciação estética, recomendando que os estudantes realizem indicações do que foi apresentado para os outros estudantes da turma a partir de: 1. Troca de experiências de leitura: chamou-me a atenção porque...; 2. Autores, artistas, compositores, diretores ou ilustradores preferidos; 3. Linguagem: a linguagem chamou-me a atenção porque; 4. Coleção; Ilustrações: estilos, cores; 5. Recursos visuais; 6. Título. Por meio dessa dinâmica, é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros através da troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante de obras literárias, diferentes gêneros textuais e outras linguagens, e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo. Após a dinâmica de discussões, segue-se para o registro das impressões de leitura.
Fechamento
Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas e colocá-las na rede social de leitores. Para iniciar, os alunos precisam abrir uma conta na rede social Skoob (disponível aqui), editar o perfil e adicionar amigos. O Skoob é uma rede social brasileira de leitores criada em 2009. Nele, é possível que leitores e escritores se encontrem, analisem e indiquem obras literárias, compartilhem resenhas e vídeos, e marquem encontros literários. Também é possível que os leitores realizem trocas de livros. Veja o passo a passo para a inscrição no Skoob no plano original. Caso o uso do Skoob não seja possível devido a problemas de acesso a internet, ou se a escolha do estudante não for um livro, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido em uma agenda ou caderno. Nesse caso, as anotações podem ser realizadas ao longo da leitura (para livros de maior extensão) ou ao final da leitura (para textos de menor extensão e outras linguagens). Para cada leitura, indique que o estudante registre: título; colagem da cópia (em caso de fotos e imagens); nome do autor, diretor ou compositor; número de páginas ou tempo; ano de publicação; data de leitura (pode ser data de início e data de fim para maiores extensões); impressões de acordo com a temática social discutida na dinâmica anterior (pequena resenha). Também podem incluir os trechos de que mais gostaram. No fim da dinâmica, permita que os alunos selecionem a próxima problemática social a ser abordada na roda de leitura. Eles devem selecionar o tema de maneira colaborativa e, caso seja necessário, pode haver uma votação para que a escolha seja democrática.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Rodas de leitura
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Semanal
Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Dinâmica: 1- Reconhecimento da leitura como atividade de reflexão crítica; 2 - Escolha da temática e textos pelo estudante; 3 - Organização do espaço de leitura; 4 - Leitura e compartilhamento das impressões; 5 - Registro das impressões.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP46 EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.
Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.
Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.
Referências sobre o assunto:
BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
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