Plano de aula: Rodas de leitura

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a serem utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 6º ano do Ensino Fundamental é destacar o poder que a leitura tem para ocasionar mudanças nas pessoas.

Justificativa: Essa atividade pode contribuir para ampliar o repertório do sujeito-leitor participativo, direcionando os alunos como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Disponibilizar caixinha de som para reproduzir os podcasts do professor e dos alunos.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Timidez para gravar as impressões de leitura.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

Dinâmica da atividade

Preparação:

• Professor, para sua própria exposição, para estimular o interesse dos alunos, selecione um livro e grave um podcast contando para a turma como a obra modificou sua vida. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária. Em obras em que haja uso de elementos multissemióticos, analise os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro que demonstre mudança de atitudes, pensando em elementos que podem ser relacionados com a transformação da realidade. Indique o depoimento da experiência com o livro, ou seja, as impressões de leitura serão também gravadas em um podcast.

Introdução

A leitura é uma atividade que tem o poder de desenvolver nos estudantes a criticidade e a reflexão sobre o mundo e sobre ele mesmo. Dessa maneira, a roda de leitura objetiva consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando qual é o poder da obra: o que ele aborda, o que propõe para transformar a realidade, o que ele mudou em você mesmo.