Plano de Aula
Plano de aula: Rodas de leitura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a serem utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 6º ano do Ensino Fundamental é destacar o poder que a leitura tem para ocasionar mudanças nas pessoas.
Justificativa: Essa atividade pode contribuir para ampliar o repertório do sujeito-leitor participativo, direcionando os alunos como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.
Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Disponibilizar caixinha de som para reproduzir os podcasts do professor e dos alunos.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Timidez para gravar as impressões de leitura.
Referências sobre o assunto:
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
- Professor, para sua própria exposição, para estimular o interesse dos alunos, selecione um livro e grave um podcast contando para a turma como a obra modificou sua vida. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária. Em obras em que haja uso de elementos multissemióticos, analise os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro que demonstre mudança de atitudes, pensando em elementos que podem ser relacionados com a transformação da realidade. Indique o depoimento da experiência com o livro, ou seja, as impressões de leitura serão também gravadas em um podcast.
Introdução
A leitura é uma atividade que tem o poder de desenvolver nos estudantes a criticidade e a reflexão sobre o mundo e sobre ele mesmo. Dessa maneira, a roda de leitura objetiva consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando qual é o poder da obra: o que ele aborda, o que propõe para transformar a realidade, o que ele mudou em você mesmo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO