Plano de Aula

Plano de aula: Organização de Exposição Oral

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

- Tablets ou computadores com internet para acessar o compartilhamento de respostas de análise.

- Computador, Datashow e caixas de som para ouvir e ver os vídeos com exposições orais.

Informações sobre o gênero:

Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar recursos cinésicos e paralinguístico na construção dos sentidos da exposição oral.

- Anotar informações essenciais sobre o gênero exposição oral (e não só do conteúdo).

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão verificar um gênero oral. Explique a importância dos gêneros orais na sociedade, ressaltando que eles também são um tipo de texto (oral) e que também necessitam estudo para compreensão de seu funcionamento e posterior produção. Enfatize que gêneros orais podem ser somente orais ou orais e escritos. Um conto popular, por exemplo, pode ser escrito ou oral. Nos séculos XVIII, na França e Alemanha, por exemplo, os contos eram estritamente orais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos