Resolução de atividade - Sugestão de critérios de análise de organização de exposições orais
Sugestão de critérios de análise de organização de exposições orais
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com internet para acessar o compartilhamento de respostas de análise.
- Computador, Datashow e caixas de som para ouvir e ver os vídeos com exposições orais.
Informações sobre o gênero:
Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar recursos cinésicos e paralinguístico na construção dos sentidos da exposição oral.
- Anotar informações essenciais sobre o gênero exposição oral (e não só do conteúdo).
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão verificar um gênero oral. Explique a importância dos gêneros orais na sociedade, ressaltando que eles também são um tipo de texto (oral) e que também necessitam estudo para compreensão de seu funcionamento e posterior produção. Enfatize que gêneros orais podem ser somente orais ou orais e escritos. Um conto popular, por exemplo, pode ser escrito ou oral. Nos séculos XVIII, na França e Alemanha, por exemplo, os contos eram estritamente orais.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Descobriram como será a morte do sol. In: Super Novas. Revista SuperInteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/videos/supernovas/descobriram-como-sera-a-morte-do-sol-supernovas/. Acesso em 05/11/2018.
LIMA, Rafaela. Mudanças de estado físico da água. In: Mais Ciências. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=x2KU18qfYjc. Acesso em 05/11/2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Sugestão de fatores para organização das exposições orais.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos os dois vídeos disponibilizados pelo Plano. Peça (por áudio ou por escrito) que se organizem em duplas para comparar as duas Exposições Orais presentes nos vídeos. Compartilhe com eles um Google Doc com a tabela disponível no Plano para preencherem, apontando ali suas comparações (antes de compartilhar, não se esqueça de retirar as sugestões de respostas da tabela, deixando-a em branco). Peça que salvem em um Google Doc suas comparações com os nomes da dupla e compartilhem o documento em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive. Estabeleça um prazo para que entreguem essa primeira atividade.
Desenvolvimento
Depois de ler as anotações de seus alunos, envie outro áudio dizendo que as duplas devem ler os trabalhos dos demais colegas para que aprendam entre si. Combine um prazo para que todos leiam e compartilhe, por escrito, algumas questões para as duplas responderem no mesmo Google Doc onde preencheram a tabela: 1. Como uma exposição oral pode ser planejada? 2. Esse planejamento deve ocorrer antes ou durante sua realização? 3. Que recursos expressivos são importantes? Combine um prazo e auxilie seus alunos pelos canais já combinados por vocês.
Fechamento
Depois de todos terem respondido, faça uma compilação do que os alunos julgam ser importante constar no Planejamento de uma Exposição Oral e envie via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a explorar os vídeos da página sugerida no Plano, da revista Superinteressante, disponível aqui. As famílias que quiserem podem compartilhar, no grupo de WhatsApp da turma, dicas de vídeos que viram e gostaram.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Organização de Exposição Oral
Finalidade da aula: Comparar exposições orais, anotando aspectos de organização de informações nos slides e utilização de elementos cinésicos e paralinguísticos, a fim de apreciar diferentes características do gênero exposição oral
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: - Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais- Procedimentos de apoio à compreensão- Tomada de notas
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38, EF67LP24
Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com internet para acessar o compartilhamento de respostas de análise.
- Computador, Datashow e caixas de som para ouvir e ver os vídeos com exposições orais.
Informações sobre o gênero:
Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar recursos cinésicos e paralinguístico na construção dos sentidos da exposição oral.
- Anotar informações essenciais sobre o gênero exposição oral (e não só do conteúdo).
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: