Resolução de atividade - Sugestão de critérios de análise de organização de exposições orais
Sugestão de critérios de análise de organização de exposições orais
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com internet para acessar o compartilhamento de respostas de análise.
- Computador, Datashow e caixas de som para ouvir e ver os vídeos com exposições orais.
Informações sobre o gênero:
Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar recursos cinésicos e paralinguístico na construção dos sentidos da exposição oral.
- Anotar informações essenciais sobre o gênero exposição oral (e não só do conteúdo).
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão verificar um gênero oral. Explique a importância dos gêneros orais na sociedade, ressaltando que eles também são um tipo de texto (oral) e que também necessitam estudo para compreensão de seu funcionamento e posterior produção. Enfatize que gêneros orais podem ser somente orais ou orais e escritos. Um conto popular, por exemplo, pode ser escrito ou oral. Nos séculos XVIII, na França e Alemanha, por exemplo, os contos eram estritamente orais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).