Plano de Aula
Plano de aula: Exibição e avaliação do Vlog ou podcast de divulgação científica
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica. Smartphones, filmadoras, câmeras digitais ou gravadores de áudio. Software de edição de áudio e vídeo.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, pode ser disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.
Dificuldades antecipadas: A questão da organização do tempo é um fator que pode prejudicar o andamento da produção. Os estudantes precisam ter atenção também com as especificidades do gênero, no intuito de realmente produzirem o gênero proposto.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de Gêneros:
Comciência - publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Anteriormente, os estudantes devem ter sido orientados a realizar a pesquisa do conteúdo a ser veiculado no vlog ou podcast, desenvolver o roteiro e sua gravação.
- Antes de iniciar a exibição, oriente os estudantes a atentar para os aspectos da estrutura composicional do gênero (tema; saudação inicial; apresentação dos narradores/locutores; exposição das ideias, informações pesquisadas, prós, contras, repercussão do tema; opiniões, análises, debates, conclusão e saudação final) e combinem que outros aspectos eles consideram relevantes para a avaliação das produções.
- Organize a turma em semicírculo, essa disposição possibilitará à turma assistir aos vídeos ou ouvir os podcasts e tomarem notas para a posterior avaliação das produções.
- Há algumas definições para vlog, mas basicamente, o vlog é o blog em vídeo. Segundo o site Infopédia a definição é “blogue cujos posts são originalmente em vídeo” (INFOPÉDIA. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Vlog>. Acesso em: 08 outubro 2018); segundo o site Significados a definição é “Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/vlog/>. Acesso em: 08 outubro 2018); segundo o site Wikipédia a definição é “Vídeoblogue (Videoblog, Videolog ou abreviadamente Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.” (WIKIPÉDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeoblogue>. Acesso em: 08 outubro 2018).
- Podcast “é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/podcast/>. Acesso em: 12 novembro 2018), que pode ser criado por usuários da internet e disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio. “Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam” (TECMUNDO. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm)> Acesso em: 12 novembro 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Exiba os vlogs e podcasts.
- Levante, junto aos alunos, os principais aspectos a serem avaliados nas exposições orais apresentadas. Os principais aspectos já foram mencionados nos slides anteriores e o slide atual apresenta uma sugestão de itens a serem avaliados,
- Oriente os estudantes a anotarem os pontos relevantes de cada vídeo/áudio e se eles possuem os elementos composicionais do gênero. Os pontos relevantes citados pelos estudantes serão indicadores para a avaliação das produções que se somará às características do gênero disponíveis no slide.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Solicite aos estudantes que compartilhem com a turma suas avaliações sobre os vídeos/áudios, em relação aos elementos composicionais e ao que consideraram mais relevante nas produções.
- Verifique se todas as produções correspondem aos critérios descritos no slide anterior, caso alguma produção não os contemple, solicite ao grupo que o produziu a editar o vídeo/áudio de forma que se adeque aos critérios pré-estabelecidos.
- Dar visibilidade às produções dos estudantes é uma maneira importante de valorizar seus trabalhos, assim, publicá-los em uma rede social como o YouTube consegue alcançar esse objetivo. Pode-se criar um canal para a turma ou aproveitar o canal da escola, se existir. Nesse caso, a criação de uma playlist específica para essas produções seria um modo eficiente de organizar o canal e facilitar a busca pelos vídeos/áudios.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne dois planos de oralidade, que envolvem o planejamento e a produção dos gêneros vlog ou podcast científicos.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Padlet para criação de um mural para exibição e avaliação dos vlogs e podcasts produzidos pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA11.
Entre em contato com os alunos e explique a proposta das próximas aulas: planejar e produzir um podcast ou um vlog com conteúdo científico. Explique que a produção deverá ser feita em equipes e que por isso eles terão que interagir em grupos menores, por WhatsApp ou e-mail, para definirem e colocarem em prática cada etapa do trabalho. Para esquentar, proponha a seguinte reflexão. Uma apresentação oral precisa ser planejada e alguns pontos são fundamentais: o que falar? Para quem falar? Como falar? De que maneira a fala será registrada? Explique aos alunos que não precisam entregar as respostas agora, somente refletir, pois essas questões irão compor o roteiro de produção do vlog ou podcast. Explique que eles terão que fazer o roteiro e planejar o processo de filmagem do vlog ou de gravação do podcast. Além disso, terão que definir o tema da produção e, previamente, pesquisar sobre o assunto. Para dar um apoio melhor aos alunos, oriente-se pelo plano original, que explica, passo a passo, a função de cada pergunta da abordagem para o planejamento.
Envie aos alunos os tópicos apresentados no primeiro slide de desenvolvimento do plano, no qual são indicados os elementos necessários para o planejamento e para o material de apoio. Solicite aos estudantes que desenvolvam o material de apoio para a produção do vlog ou podcast. Pode ser um roteiro, uma apresentação de PowerPoint, anotações no caderno etc., como eles preferirem; contudo, é importante que esse material sirva de planejamento para a produção, de forma a facilitar a organização do grupo, definindo as responsabilidades de cada integrante (narradores, câmera, editor etc.), o tema, se farão um vlog ou podcast, cenário (se houver), o equipamento necessário para a gravação, os responsáveis pela pesquisa do tema e o que mais eles acharem importante. Para melhor auxiliá-los, guie-se pelas orientações do plano original.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos lhe enviem, de forma sucinta, o tema de sua produção e se será um vlog ou um podcast, e também as dúvidas que surgiram no processo. As equipes que estiverem mais adiantadas podem enviar uma primeira versão do áudio para o podcast ou do vídeo para o vlog. Faça uma devolutiva, por áudio ou e-mail, tirando as dúvidas e comentando o trabalho de cada equipe.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA12.
Estabeleça um prazo para que os alunos produzam os vlogs e podcasts e os enviem a você. Prepare, então, um mural no Padlet, subindo lá os arquivos de áudio e vídeo da turma. Envie aos alunos o link do Padlet, onde poderão assistir aos vlogs, ouvir os podcasts e, além disso, comentar as produções.
Envie aos alunos a sugestão de itens a serem avaliados, conforme apresentado no slide de desenvolvimento do plano original. Oriente-os a comentarem, no mural do Padlet, os pontos relevantes de cada vídeo/áudio e se eles possuem os elementos composicionais do gênero. Os pontos relevantes citados pelos estudantes serão indicadores para a avaliação das produções e se somarão às características do gênero disponíveis no slide.
Explique que esta apresentação das produções no mural do Padlet servirá para uma avaliação construtiva, pois cada grupo, diante dos aspectos comentados pelos colegas, deverá editar sua produção. Faça também seus comentários avaliativos às produções dos alunos. A produção final poderá ser publicada no canal da escola no YouTube, caso haja. Caso contrário, as versões finais podem ser publicadas no próprio Padlet.
Fechamento
Dar visibilidade às produções dos estudantes é uma maneira importante de valorizar seus trabalhos. Assim, publicá-los em uma rede social como o YouTube consegue alcançar esse objetivo. Pode-se criar um canal para a turma ou aproveitar o canal da escola, se existir. Nesse caso, a criação de uma playlist específica para essas produções seria um modo eficiente de organizar o canal e facilitar a busca pelos vídeos/áudios. Como dito anteriormente, a publicação pode ser feita no próprio Padlet, caso as demais opções não sejam viáveis.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem suas produções com os familiares, para que possam apreciá-las e comentá-las. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Exibição e avaliação do Vlog ou podcast de divulgação científica
Finalidade da aula: Assistir os vlogs ou podcasts de divulgação científica, para que os estudantes possam avaliá-los, editá-los, se necessário, e publicá-los em um canal do YouTube.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem de divulgação científica / Vlog científico
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.