Plano de Aula

Plano de aula: Exibição e avaliação do Vlog ou podcast de divulgação científica

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica. Smartphones, filmadoras, câmeras digitais ou gravadores de áudio. Software de edição de áudio e vídeo.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, pode ser disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.

Dificuldades antecipadas: A questão da organização do tempo é um fator que pode prejudicar o andamento da produção. Os estudantes precisam ter atenção também com as especificidades do gênero, no intuito de realmente produzirem o gênero proposto.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de Gêneros:

Comciência - publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos