Plano de Aula
Plano de aula: Minisseminários
Por: Ana Pena
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
- Timidez ou vergonha para apresentar em público.
- Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
- Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
- O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
- Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
- Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.
Referências sobre o assunto:
Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.
Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.
COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Orientações:
Preparação:
- Realizar o trabalho em equipe.
Sensibilização:
- É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
- Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
- Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
- assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo;
- exerçam papéis ativos nas decisões;
- participem das construções das regras.
Minisseminário: o que já sabemos:
- Como é organizado um minisseminário?
- Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
- o que é um minisseminário;
- as partes que o compõem;
- o que precisa ser feito antes do momento em que a apresentação acontece.
- Faça um levantamento prévio com os alunos:
- O que vocês lembram sobre a estrutura e características de um minisseminário?
- Para que fazer um minisseminário?
- Quais são as partes de um minisseminário?
- Como elas devem ser organizadas?
- Quem são os participantes?
- Qual a função de cada participante?
- O que cada um, em sua função, deve fazer?
- Podemos criar regras para um minisseminário?
- Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.
- Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliar~so os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando um tema.
- Como organizá-lo para atingir a proposta inicial?
- Explique que o minisseminário é composto por:
- Escolha do tema;
- Coleta de informações sobre o tema escolhido;
- Escolha e elaboração dos recursos visuais;
- Ensaio;
- Apresentação;
- Avaliação.
- Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer diferentes funções para a apresentação: moderador e apresentador.
- É necessário distribuir o máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.
- Solicite que cada grupo defina claramente as atribuições de cada integrante.
- Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
- Apresentador (apresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).
- O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.
- Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.
- Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.
- Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, responsabilidade de participar da preparação e da apresentação.
- Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 10 minutos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO