Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Timidez ou vergonha para apresentar em público.
  • Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
  • Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.

Referências sobre o assunto:

Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.

Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.

COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

  • Realizar o trabalho em equipe.

Sensibilização:

  • É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
  • assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo;
  • exerçam papéis ativos nas decisões;
  • participem das construções das regras.

Minisseminário: o que já sabemos:

  • Como é organizado um minisseminário?
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem;
  • o que precisa ser feito antes do momento em que a apresentação acontece.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • O que vocês lembram sobre a estrutura e características de um minisseminário?
  • Para que fazer um minisseminário?
  • Quais são as partes de um minisseminário?
  • Como elas devem ser organizadas?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • O que cada um, em sua função, deve fazer?
  • Podemos criar regras para um minisseminário?
  • Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.
  • Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliar~so os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando um tema.

  • Como organizá-lo para atingir a proposta inicial?
  • Explique que o minisseminário é composto por:
  • Escolha do tema;
  • Coleta de informações sobre o tema escolhido;
  • Escolha e elaboração dos recursos visuais;
  • Ensaio;
  • Apresentação;
  • Avaliação.
  • Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer diferentes funções para a apresentação: moderador e apresentador.
  • É necessário distribuir o máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.
  • Solicite que cada grupo defina claramente as atribuições de cada integrante.
  • Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
  • Apresentador (apresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).
  • O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.
  • Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.
  • Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.
  • Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, responsabilidade de participar da preparação e da apresentação.
  • Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 10 minutos.

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