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Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.
Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.
COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Orientações:
Preparação:
Sensibilização:
Minisseminário: o que já sabemos:
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Orientações:
Preparação:
Introdução para essa aula:
DIANA, Daniela.Texto Expositivo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/>. Acesso em Out. 2018.
VILARINO, Sabrina. Texto Expositivo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm>. Acesso em Out. 2018.
Alusão - figura de linguagem - exemplos e o que é. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/alusao/>. Acesso em Out. 2018. e em QUARESMA, Fábio. Argumentação no texto. Instituto de Língua Viva (blog). 2009. Disponível em: <http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html>. Acesso em Out. 2018.
3. Ressalte a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:
4. O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.
5. O texto verbal deve ser objetivo, claro e atender a estrutura e as características dos textos expositivos.
6. A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:
7. Use a pesquisa para ajustar a organização da fala e do recurso visual com segurança.
8. Aconselhe os alunos a fazer ensaios antes, dentro de cada grupo.
Sobre a apresentação
Como apresentar um seminário? 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Nov. 2018.
Oratória - Como falar em publico - palestrante Mario Persona. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z8cPL0UIpzc>. Acesso em Nov. 2018.
3. Esclareça aos alunos que todas as funções podem ser compartilhadas com os demais integrantes do grupo.
4. Atribuições
4.1. Moderador:
4.2. Apresentadores:
1.1 a pesquisa:
1.2 o tema:
1.3 as estratégias utilizadas para dar sustentação ao tema:
1.4 a apresentação:
2. Discuta com os alunos se a avaliação será:
3. Autoavaliação:
4. Esclareça que a avaliação pode ser, também, por meio do formulário no google.
5. Uma progressão interessante para a avaliação, considerando que o nono ano precisa criar autonomia, é escolher um aluno de cada equipe e esse grupo constrói a avaliação para a turma. Assim, ele será coletiva, pois está representada por todas as equipes.
Tempo sugerido: Tempo sugerido: 5 min
Orientações:
Introdução:
2. Estabeleça a sequência de grupos que irão se apresentar. Sugestão: dois ou três grupos.
Tempo sugerido: 35 min
Orientações:
Desenvolvimento: É a etapa que os grupos iniciam a apresentação dos trabalhos.
5. Durante a preparação para a apresentação, cada grupo já deve ter estabelecido as responsabilidades de cada integrante.
6. Deve-se combinar com os alunos que, ao apresentar os seminários, não se deve ler os materiais de apoio visual, mas se orientar por eles.
7. Oriente também que ao longo do seminário, os alunos adotem as referências coesivas características do gênero, demarcando as partes.
Tempo sugerido: 10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).
Orientações:
Fechamento:
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser em equipe.
Obs.: Oriente-os no sentido de analisar a dúvida para ajudá-los na busca por resposta e na delimitação do tema.
BELLO, Lívia. Ted Talk: o novo modo de fazer apresentações. Disponível em: <https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/ted-talk-o-novo-modo-de-fazer-apresentacoes,2cd05d83f33fd0ca81c159f59782c797m5wc0y9m.html>. Acesso em Nov. 2018
Como dar uma palestra TED Talk? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Dar-uma-Palestra-TED-Talk>. Acesso em Nov. 2018.
5 Ted Talks fantásticos para te inspirar na hora de criar apresentações. Disponível em: <https://agenciawck.com.br/5-ted-talks-fantasticos-para-te-inspirar-na-hora-de-criar-apresentacoes/ . Acesso em Nov. 2018.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.
DIANA, Daniela. Como fazer uma síntese? Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/como-fazer-uma-sintese/>. Acesso em Nov. 2018. Como escrever uma síntese? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-S%C3%ADntese>. Acesso em Nov 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar um minisseminário levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é um minisseminário, dando exemplos aos alunos e sugerindo alguns links do Youtube para que eles assistam a alguns. Diga, no final do vídeo, que os alunos devem se organizar em grupos e, em conjunto, escolher um tema de interesse de todos os integrantes para a realização do minisseminário. Oriente que façam pesquisas bibliográficas para sustentar as suas exposições por meio de argumentos concretos, de forma a legitimar as falas do grupo. Defina um prazo para essa escolha e essa pesquisa, e acompanhe-os auxiliando e sugerindo temas, referências bibliográficas e dados.
Desenvolvimento
Marque um dia e um horário com os alunos para a realização do minisseminário, que pode acontecer de forma síncrona, pelo Zoom ou Google Meet. Se esta opção não for possível, oriente que gravem vídeos da apresentação de seu tema, com o material de apoio, apresentando o seminário (esses vídeos podem ser compartilhados depois, em um mural do Padlet ou no grupo de WhatsApp da turma). Peça que os colegas sempre comentem as apresentações (por áudio, mensagem de texto etc.). É importante, além disso, deixar claro quais são as regras de mediação das apresentações.
Fechamento
Depois desse processo, inicie a avaliação do minisseminário. Envie aos alunos um arquivo do Google Docs com as perguntas de avaliação do slide “Minisseminário: repensando” para que respondam, no documento (colaborativo), os aspectos listados. Depois, sorteie (sugestão: use o Sorteador Online, disponível aqui) um grupo para que os integrantes relatem as suas avaliações.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na escolha do tema, na elaboração de materiais de apoio e na pesquisa dos conteúdos. Além disso, pode apoiar assistindo aos ensaios e avaliando o que pode melhorar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Minisseminários
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade:Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade
Dinâmica: Com vistas à prática da oralidade, os alunos vão organizar a apresentação do minisseminário, nas seguintes etapas:
1. Sensibilização sobre o que é um minisseminário e como ele é organizado.
2. Escolha do tema
3. Pesquisa de dados e informações que sustentam o tema.
4. Planejamento da apresentação.
5. Apresentação.
6. Avaliação da apresentação.
Habilidade da BNCC: EF69LP35; EF69LP43; EF69LP38; EF69LP40; EF69LP41.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.
Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.
COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
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