Plano de Aula

Plano de aula: A organização do discurso oral no gênero podcast

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Informações adicionais sobre podcasts científicos na forma de esquemas, infográficos, imagens variadas etc.

Textos retirados de jornais e revistas, sites, vídeos (TV e/ou internet) contendo informações de divulgação científica.

Cartolina, papel sulfite, papel colorido, papel kraft, papelão, TNT, EVA, tesouras, canetas, lápis, giz de cera, colas, fitas adesivas e todo tipo de material que possa ser usado na confecção dos cartazes e painéis.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização e sistematização das informações para a confecção dos cartazes, painéis ou slides de forma mais objetiva.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: pergunte a eles quais recursos podemos utilizar para organizar uma apresentação oral.

Aqui espera-se que eles respondam a produção de cartazes, painéis ou slides com informações, além de organização e treinamento de apresentação oral.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos