Plano de Aula

Plano de aula: A organização do discurso oral no gênero podcast

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Informações adicionais sobre podcasts científicos na forma de esquemas, infográficos, imagens variadas etc.

Textos retirados de jornais e revistas, sites, vídeos (TV e/ou internet) contendo informações de divulgação científica.

Cartolina, papel sulfite, papel colorido, papel kraft, papelão, TNT, EVA, tesouras, canetas, lápis, giz de cera, colas, fitas adesivas e todo tipo de material que possa ser usado na confecção dos cartazes e painéis.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização e sistematização das informações para a confecção dos cartazes, painéis ou slides de forma mais objetiva.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: pergunte a eles quais recursos podemos utilizar para organizar uma apresentação oral.

Aqui espera-se que eles respondam a produção de cartazes, painéis ou slides com informações, além de organização e treinamento de apresentação oral.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos