Plano de Aula

Plano de aula: Performance de uma exposição oral

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador com internet, data show, quadro e pincel para quadro branco. Caso esteja seguindo a ordem desta sequência, os alunos já realizaram o planejamento desta exposição oral e também já ensaiaram. Esta exposição está relacionada à temática da "Natureza Estranha", então solicite que tragam o material elaborado em aulas anteriores, como: anotações, cartazes e slides para servir como material de apoio no momento das exposições orais.

Informações sobre o gênero: a exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.

Dificuldades antecipadas: o aluno pode sentir dificuldades de avaliar a exposição oral (sua e dos colegas) por falta de hábito em seguir critérios objetivos que estabeleçam o bom andamento do gênero. Também pode apresentar bastante insegurança antes e durante a apresentação, pois nesta fase do desenvolvimento, é comum que sinta muita vergonha dos colegas e expor-se sempre é um desafio.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne Bezerra; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In MARCUSCHI, Beth e SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p: 75-93.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Fala e escrita. In: Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 1, p. 13-28.

TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. in Anais do 7° seminário de pesquisa em ciências humanas de 17 à 19 de setembro de 2008. Londrina : Eduel, 2008. Disponível em:

<http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com a turma sobre a importância de saber ouvir com atenção e respeito as equipes que apresentarão os trabalhos . É necessário desenvolver essa sensibilidade nos estudantes, porque um aluno que já é tímido, quando vai apresentar um trabalho e é vítima de críticas por parte dos colegas, não consegue cumprir sua tarefa com êxito. Portanto, é indispensável estabelecer acordos previamente. Saber escutar é significativo para a compreensão do que está sendo estudado em sala.
  • Exponha que é normal sentir-se inseguro no momento das apresentações, mas encoraje os alunos dizendo que eles se prepararam para essa ocasião por meio de pesquisas, discussões em grupos, seleção de informações contidas nos slides etc., portanto, eles irão conduzir a apresentação da melhor forma possível.
  • Proponha dois exercícios bem simples que ajudam a relaxar e a se concentrar para o que irão realizar:
  • Peça que todos façam o barulho de “brrr”, como se estivessem com frio. Isso irá aquecer as cordas vocais.
  • Depois, peça que inspirem e expirem bem devagar 10 vezes, enchendo bem o pulmão e esvaziando-o bem devagarinho. Esse exercício relaxa e ajuda a focar, pois reduz a ansiedade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos