Plano de Aula
Plano de aula: A exposição oral: descoberta de regularidades
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer diferentes finalidades comunicativas em práticas orais distintas.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, n.61. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr.2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em:
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revista Revele, v.6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. A pergunta tem por objetivo estimular os alunos e alunas a refletirem sobre o quanto as maneiras de falar em público estão associadas aos contextos em que os enunciados são ditos. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos e alunas os vídeos a seguir: “Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (Daniela Negraes P. Andrade)” e “Humanização da saúde e relação entre médico e paciente (Canal Futura). O primeiro vídeo contém uma exposição oral destinada ao concurso “Minha tese em 180 segundos” (para esta atividade, o depoimento inicial da pesquisadora não deve ser apresentado à turma). O segundo vídeo contém uma breve entrevista com Maurício Tostes, psiquiatra e professor do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital da UFRJ. Não apresente informações a respeito dos vídeos, a fim de permitir que a turma perceba por si mesma as situações comunicativas neles contidas. Informe aos alunos e alunas que, neste momento, os vídeos não serão assistidos, e sim ouvidos. Para isso, certifique-se de que a turma tenha acesso apenas ao áudio dos vídeos (você pode utilizar recursos de congelamento de imagens, presentes no próprio projetor, ou desconectar os cabos VGA ou HDMI que ligam o computador ao projetor).
- Recomende aos alunos e alunas que, durante a escuta, tomem nota do que lhes parecer mais interessante ou relevante.
- Após a escuta dos vídeos, lance mão de perguntas que permitam à turma comparar as falas presentes nos vídeos: como você resumiria o conteúdo do que é dito nos vídeos? É possível determinar quem são e onde estão os falantes? É possível determinar os objetivos comunicativos dos falantes? Como podemos caracterizar a maneira de falar dos falantes? Instigue os alunos e alunas a justificarem suas respostas a partir de trechos dos áudios. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma.
- Espera-se que a turma perceba as diferentes situações comunicativas em cada áudio: o primeiro vídeo contém uma exposição oral, ao passo que o segundo, uma entrevista. Espera-se também que a turma perceba a semelhança temática entre os áudios, apesar das diferenças nas performances orais dos falantes.
Materiais complementares: A exposição oral de Daniela Negraes P. Andrade pode ser encontrada aqui. Já a entrevista com Maurício Tostes pode ser encontrada aqui.
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Daniela Negraes P. Andrade). 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fzDqlJuffZI&index=2&list=PL4P9VVumOg5GE1_Mr-nz3GDjlm9jjQ0qM>. Acesso em:
Humanização da saúde e relação entre médico e paciente - Jornal Futura - canal Futura. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-vXsiQLwUJc&feature=youtu.be >. Acesso em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Apresente à turma os vídeos escutados anteriormente. Antes, informe os alunos e alunas a respeito do contexto dos vídeos: no primeira caso, trata-se de um concurso em que pesquisadores e pesquisadoras são desafiados a expor suas teses de doutorado em apenas três minutos. Tenha em vista a oportunidade de informar a turma a respeito do que é uma tese de doutorado. No segundo caso, trata-se de uma entrevista realizada no Canal Futura.
- Permita que a turma assista aos vídeos. Instigue a tomada de notas do que parecer interessante ou relevante. A exibição pode ser coletiva, por meio de data show, ou individual, através de celulares, computadores ou tablets.
- Após a exibição, pergunte à turma: do ponto de vista da audiência, faz diferença ver a exposição oral da pesquisadora e a entrevista do médico ou basta ouvi-las? Do tempo de vista temático (isto é, do assunto abordado em cada trecho do vídeo), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? E semelhanças? Do ponto de vista da fala (isto é, da entonação, do ritmo, das palavras selecionadas), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? No que diz respeito à gestualidade (isto é, à maneira como a pesquisadora e o médico se movimentam ou gesticulam durante os dois vídeos), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? Por que a pesquisadora recorre ao uso de slide durante a exposição oral? O conteúdo do slide apresentado auxilia a exposição oral da pesquisadora? E a compreensão da audiência? Quais critérios a pesquisadora parece ter utilizado para selecionar o conteúdo do slide? E por que utilizar apenas um slide? Por que o médico entrevistado não recorre a slides? Nos dois vídeos, as falas parecem espontâneas ou ensaiadas? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas. Espera-se que a turma perceba a importância de elementos paratextuais (uso de slide) e de elementos cinésicos (gestualidade, tom de voz, ritmo da fala) na exposição oral da pesquisadora, o que não se verifica com tanta ênfase na entrevista, do qual estão excluídos, por exemplo, os elementos paratextuais. Espera-se também que a turma perceba o quanto cada situação comunicativa acaba por determinar formas distintas de falar: a entrevista parece mais espontânea, ao passo que a exposição oral, regida pelo controle de tempo e pela necessidade de síntese, apresenta uma fala visivelmente ensaiada e apoiada por ferramentas de apresentação.
- O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 17 minutos
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os vídeos escutados anteriormente. Antes, informe os alunos e alunas a respeito do contexto dos vídeos: no primeiro caso, trata-se de um concurso em que pesquisadores e pesquisadoras são desafiados a expor suas teses de doutorado em apenas três minutos. Tenha em vista a oportunidade de informar a turma a respeito do que é uma tese de doutorado. No segundo caso, trata-se de uma entrevista realizada no Canal Futura.
- Permita que a turma assista aos vídeos. Instigue a tomada de notas do que parecer interessante ou relevante. A exibição pode ser coletiva, por meio de data show, ou individual, através de celulares, computadores ou tablets.
- Após a exibição, pergunte à turma: do ponto de vista da audiência, faz diferença ver a exposição oral da pesquisadora e a entrevista do médico ou basta ouvi-las? Do tempo de vista temático (isto é, do assunto abordado em cada trecho do vídeo), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? E semelhanças? Do ponto de vista da fala (isto é, da entonação, do ritmo, das palavras selecionadas), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? No que diz respeito à gestualidade (isto é, à maneira como a pesquisadora e o médico se movimentam ou gesticulam durante os dois vídeos), há diferenças entre a exposição oral e a entrevista? Por que a pesquisadora recorre ao uso de slide durante a exposição oral? O conteúdo do slide apresentado auxilia a exposição oral da pesquisadora? E a compreensão da audiência? Quais critérios a pesquisadora parece ter utilizado para selecionar o conteúdo do slide? E por que utilizar apenas um slide? Por que o médico entrevistado não recorre a slides? Nos dois vídeos, as falas parecem espontâneas ou ensaiadas? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas. Espera-se que a turma perceba a importância de elementos paratextuais (uso de slide) e de elementos cinésicos (gestualidade, tom de voz, ritmo da fala) na exposição oral da pesquisadora, o que não se verifica com tanta ênfase na entrevista, do qual estão excluídos, por exemplo, os elementos paratextuais. Espera-se também que a turma perceba o quanto cada situação comunicativa acaba por determinar formas distintas de falar: a entrevista parece mais espontânea, ao passo que a exposição oral, regida pelo controle de tempo e pela necessidade de síntese, apresenta uma fala visivelmente ensaiada e apoiada por ferramentas de apresentação.
- O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 17 minutos
Desenvolvimento
Orientações:
- Após o debate, retome a exposição oral de Daniela Negraes P. Andrade no trecho que vai de 3:08 a 3:42. Pergunte à turma: no trecho em questão, como são as perguntas da pesquisadora? Por que a pesquisadora utiliza essas perguntas em sua exposição oral? As perguntas da pesquisadora se parecem com a pergunta feita pela audiência após a entrevista? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Espera-se que a turma compreenda o uso de perguntas retóricas enquanto recurso típico de exposições orais. Além disso, o uso desse recurso, que procura antecipar dúvidas da audiência, deixa ver a dimensão didática da exposição oral. No caso da pergunta feita pela audiência, trata-se de uma pergunta não antecipada pelo entrevistado, o que garante maior espontaneidade à resposta dada pelo médico. Espera-se que a turma perceba a ausência de perguntas por parte da audiência após a fala da pesquisadora.
- Por fim, pergunte aos alunos e alunas: que perguntas poderiam ser feitas à pesquisadora após a exposição oral? Permita que a turma formule livremente suas questões. Durante a exposição das perguntas, instigue os alunos e alunas a testarem a pertinência das perguntas diante do conteúdo exposto.
- O tempo destinado a esta parte do plano é de 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula, proponha à turma a pergunta acima. Estimule os alunos e alunas a utilizarem os apontamentos acumulados ao longo do aula. Espera-se que a turma perceba que as diferenças estilísticas e composicionais entre a entrevista e a exposição oral estão diretamente ligadas às situações comunicativas em torno de cada gênero. Da mesma forma, espera-se que a turma note as relações entre a finalidade didática da exposição oral e suas principais marcas linguísticas (progressão temática, topicalização de informações, fala ensaiada e controlada por limites de tempo, uso de ferramentas de apoio à exposição).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos os dois vídeos disponíveis no Plano e diga, em áudio, que deverão prestar atenção nas diferenças entre uma Entrevista e uma Exposição Oral. Contextualize os vídeos dizendo que a Exposição Oral se trata de um concurso em que pesquisadores e pesquisadoras são desafiados a expor suas teses de doutorado em apenas três minutos. Já a Entrevista com o médico foi realizada no Canal Futura. Encerre seu áudio dizendo que é sobre as diferenças entre os dois formatos que deverão pensar, que a atividade será encaminhada por escrito e deverá ser respondida em duplas.
Desenvolvimento
Envie para as duplas orientações por escrito para que respondam:
1. Aponte as diferenças entre a Entrevista e a Exposição Oral quanto a:
a. Entonação, ritmo das palavras selecionadas;
b. Gestualidade (isto é, a maneira como a pesquisadora e o médico se movimentam ou gesticulam);
c. Materiais de apoio;
d. Audiência;
e. Falas: parecem espontâneas ou ensaiadas?
Os alunos devem escrever sobre esses aspectos a respeito de cada vídeo. Auxilie as duplas pelos canais combinados por vocês e utilize as Orientações do Plano como apoio para suas trocas com os alunos. Estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Depois de ler todas as respostas de seus alunos, envie, por escrito ou por áudio, uma compilação das aprendizagens e destaques que você achar necessários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem ver os vídeos compartilhados neste Plano, sobre a humanização da relação entre médico e paciente, e conversar sobre essa questão, pois todos têm alguma experiência com isso. A conversa da família pode resultar em considerações e propostas sobre o tema, que podem ser compartilhadas no grupo de WhatsApp da turma ou na mesma pasta criada no Drive para este trabalho.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A exposição oral: descoberta de regularidades
Finalidade da aula: Comparar falas registradas em vídeo, de modo a perceber regularidades típicas da exposição oral (controle de tempo, ordem da exposição, utilização de recursos multissemióticos e necessidade de ensaios).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento e produção de apresentação de textos orais / Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38 / EF67LP23
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.