
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer diferentes finalidades comunicativas em práticas orais distintas.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, n.61. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr.2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em:
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revista Revele, v.6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: A exposição oral de Daniela Negraes P. Andrade pode ser encontrada aqui. Já a entrevista com Maurício Tostes pode ser encontrada aqui.
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Daniela Negraes P. Andrade). 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fzDqlJuffZI&index=2&list=PL4P9VVumOg5GE1_Mr-nz3GDjlm9jjQ0qM>. Acesso em:
Humanização da saúde e relação entre médico e paciente - Jornal Futura - canal Futura. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-vXsiQLwUJc&feature=youtu.be >. Acesso em:
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos os dois vídeos disponíveis no Plano e diga, em áudio, que deverão prestar atenção nas diferenças entre uma Entrevista e uma Exposição Oral. Contextualize os vídeos dizendo que a Exposição Oral se trata de um concurso em que pesquisadores e pesquisadoras são desafiados a expor suas teses de doutorado em apenas três minutos. Já a Entrevista com o médico foi realizada no Canal Futura. Encerre seu áudio dizendo que é sobre as diferenças entre os dois formatos que deverão pensar, que a atividade será encaminhada por escrito e deverá ser respondida em duplas.
Desenvolvimento
Envie para as duplas orientações por escrito para que respondam:
1. Aponte as diferenças entre a Entrevista e a Exposição Oral quanto a:
a. Entonação, ritmo das palavras selecionadas;
b. Gestualidade (isto é, a maneira como a pesquisadora e o médico se movimentam ou gesticulam);
c. Materiais de apoio;
d. Audiência;
e. Falas: parecem espontâneas ou ensaiadas?
Os alunos devem escrever sobre esses aspectos a respeito de cada vídeo. Auxilie as duplas pelos canais combinados por vocês e utilize as Orientações do Plano como apoio para suas trocas com os alunos. Estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Depois de ler todas as respostas de seus alunos, envie, por escrito ou por áudio, uma compilação das aprendizagens e destaques que você achar necessários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem ver os vídeos compartilhados neste Plano, sobre a humanização da relação entre médico e paciente, e conversar sobre essa questão, pois todos têm alguma experiência com isso. A conversa da família pode resultar em considerações e propostas sobre o tema, que podem ser compartilhadas no grupo de WhatsApp da turma ou na mesma pasta criada no Drive para este trabalho.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A exposição oral: descoberta de regularidades
Finalidade da aula: Comparar falas registradas em vídeo, de modo a perceber regularidades típicas da exposição oral (controle de tempo, ordem da exposição, utilização de recursos multissemióticos e necessidade de ensaios).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento e produção de apresentação de textos orais / Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38 / EF67LP23
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: