Plano de Aula
Plano de aula: A organização da exposição oral científica
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando a eles o que entendem por exposição oral.
- Aqui, a intenção é saber se os alunos compreendem a exposição oral como uma estratégia de apresentação na qual a voz é fundamental para sua construção, seja com ou auxílio de outros recursos ou não. Ouça alguns alunos e ajuste detalhes em seus conceitos quando necessário.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Apresenta à turma o vídeo, disponível neste link. Caso não seja possível apresentar em sala com o auxílio de um projetor, a exibição em sala de informática também é viável.
- Peça para que os alunos, durante a exibição do vídeo, atentem para as informações mais interessantes presentes nele, quais novos conhecimentos são apresentados.
- Ao final da exibição, solicite que alguns alunos falem sobre o que mais lhes chamou a atenção.
- Dentre as possibilidades de comentários dos alunos, estão informações como:
- a falha de segurança que atingiu computadores e celulares no mundo todo;
- a possibilidade de invasão e roubo de dados digitais;
- a preocupação da maior empresa de produção de processadores do mundo em atualizar sistemas de segurança;
- a falha observada em alguns dispositivos que fizeram a atualização e assim sendo desligados;
- a diminuição do potencial de processamento dos dispositivos que baixassem as atualizações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Para o segundo momento da aula, divida a turma em equipes de quatro integrantes. Essa divisão permite que os alunos discutam suas análises particulares do vídeo;
- Peça para que eles discutam sobre os elementos observados e sobre suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral:
- Veja algumas sugestões de respostas:
- tom de voz: permite que a plateia escute melhor o que é dito;
- fala pausada: permite melhor compreensão do que é dito;
- organização do que é dito: dá coerência ao que é apresentado, não deixando as ideias confusas;
- gráficos, imagens, diagramas, vídeos etc.: acrescentam dinamicidade à apresentação, oferecendo dados em diferentes linguagens que auxiliam o expositor.
- Caso necessário, sugira um elemento e peça para que eles indiquem a sua importância. Isso deve ser feito no caso de não lembrarem ou poucas respostas serem obtidas.
- Peça para que os estudantes exemplifiquem com trechos do vídeo os itens para uma boa apresentação oral.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Nesse momento, peça para que os alunos que apresentarão observem as características citadas no início da aula quanto à postura vocal ao falar em público: tom, fala pausada, organização das ideias.
- Caso observe algum problema entre o tempo selecionado e os recursos a serem utilizados, questione-os sobre a adequação;
- Anote no quadro para que a turma observe as escolhas dos demais grupos e possam sistematizar o que foi pedido como análise do grupo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, perguntando rapidamente o que eles entendem por exposição oral.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução (você pode disponibilizá-lo por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, peça que os alunos assistam ao vídeo (exposição oral) e oriente que, quando acabarem de assistir, enviem as suas respostas, em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir), a respeito do que acharam mais interessante na exposição oral assistida por eles.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp no qual eles possam interagir e conversar sobre a atividade que será proposta (peça que adicionem você nos grupos criados para ir acompanhando as discussões). Em cada grupo, por mensagem de texto ou áudio, peça que discutam sobre os elementos observados e suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral, criando uma lista (eles podem apontar o tom de voz, os gestos, a organização das informações faladas etc.).
Fechamento
Para fechar, solicite que um aluno de cada grupo compartilhe no WhatsApp da turma um vídeo relatando a listagem e a conclusão do grupo, atentando-se às exigências para uma boa apresentação oral (entonação, gestos, coerência entre os fatos, clareza etc.). Se possível, neste momento de exposição, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando os alunos a realizar as atividades disponibilizadas pelo professor. Além disso, os alunos podem treinar as suas falas para uma apresentação oral, pedindo auxílio e sugestões da família para uma melhor performance.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A organização da exposição oral científica
Finalidade da aula: Organizar uma exposição oral, buscando informações acerca de um tema científico debatido em sala de aula
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.