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Plano de aula: Minisseminários

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o das Práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral – não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos – sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas – valendo-se dos argumentos estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como raciocínio lógico, e/ou de autoridade, e/ou de provas concretas. Assim, ampara-se na estrutura e práticas dos minisseminários, para dar corpo a este trabalho.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como prática que requer estudo e pesquisa; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Neste contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando à autonomia do estudante, por meio de pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar de o foco estar sobre o gênero Oral, de se estruturar na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral estruturado na curadoria reflexiva e crítica de informações e na adequação da linguagem e dos recursos gestuais e cinésicos. No ciclo de 8º e 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas da exposição oral, no campo de estudo e pesquisa, com ênfase nas estratégias de discurso reportado e alusão cultural.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Timidez ou vergonha de se apresentar em público.
  • Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
  • Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.

Referências sobre o assunto:

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação . Português. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: out. 2018.

GOMES, Flávia Elizabeth de Oliveira. Oralidade e escrita: a presença do discurso reportado em entrevistas jornalísticas. Dissertação de mestrado: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009. pp.44-47. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18339/1/FlaviaEOG_DISSERT.pdf>. Acesso em: nov. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em: jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: out. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: Variável, anterior à exposição.

Orientações:

Sensibilização:

  • É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
  • Assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo.
  • Exerçam papéis mais ativos nas decisões.
  • Tenham uma liderança mais acentuada.
  • Participem das construções das regras.

Minisseminário: o que é, como se faz.

  • Retome as características e a estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • O que é um minisseminário.
  • As partes que o compõem.
  • O que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.

2. Faça um levantamento prévio com os alunos:

  • O que vocês lembram sobre a estrutura e as características de um minisseminário?
  • Para que fazer um minisseminário ?
  • Quais as partes de um minisseminário?
  • Como elas devem ser organizadas?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Podemos criar regras para um minisseminário?

3. Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.

4. Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliarão os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando sobre o tema decidido.

5. Explique que o minisseminário é composto de:

  • Escolha do tema.
  • Coleta de informações sobre o tema escolhido.
  • Escolha dos recursos visuais.
  • Ensaio.
  • Apresentação.
  • Avaliação.

6. Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer duas funções para a apresentação: moderador e o apresentador.

  • É necessário distribuir ao máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.

7. Solicite que cada grupo defina as atribuições de cada integrante.

  • Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo, faz a mediação durante a rodada de perguntas, estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
  • Apresentador (reapresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).

8. O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.

9. Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.

10. Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.

11. Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, respeitar a apresentação do grupo permanecendo atento ao trabalho.

12. Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 8 minutos.

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