
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o das Práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral – não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos – sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas – valendo-se dos argumentos estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como raciocínio lógico, e/ou de autoridade, e/ou de provas concretas. Assim, ampara-se na estrutura e práticas dos minisseminários, para dar corpo a este trabalho.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como prática que requer estudo e pesquisa; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Neste contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando à autonomia do estudante, por meio de pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar de o foco estar sobre o gênero Oral, de se estruturar na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral estruturado na curadoria reflexiva e crítica de informações e na adequação da linguagem e dos recursos gestuais e cinésicos. No ciclo de 8º e 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas da exposição oral, no campo de estudo e pesquisa, com ênfase nas estratégias de discurso reportado e alusão cultural.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: jul. 2018.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação . Português. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: out. 2018.
GOMES, Flávia Elizabeth de Oliveira. Oralidade e escrita: a presença do discurso reportado em entrevistas jornalísticas. Dissertação de mestrado: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009. pp.44-47. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18339/1/FlaviaEOG_DISSERT.pdf>. Acesso em: nov. 2018.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em: jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto: 2004.
FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: out. 2018.
Tempo sugerido: Variável, anterior à exposição.
Orientações:
Sensibilização:
Minisseminário: o que é, como se faz.
2. Faça um levantamento prévio com os alunos:
3. Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.
4. Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliarão os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando sobre o tema decidido.
5. Explique que o minisseminário é composto de:
6. Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer duas funções para a apresentação: moderador e o apresentador.
7. Solicite que cada grupo defina as atribuições de cada integrante.
8. O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.
9. Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.
10. Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.
11. Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, respeitar a apresentação do grupo permanecendo atento ao trabalho.
12. Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 8 minutos.
Tempo sugerido: Variável, anterior à exposição.
Orientações:
Preparando a apresentação:
4. A definição do tema:
5. Oriente-os sobre a delimitação, pedindo que reflitam:
6. Articule também o conteúdo temático por meio das estruturas expositivas:
7. Para saber mais: Converse sobre as características deste gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ (Acesso em: out. 2018.) e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm (Acesso em: out. 2018.)
OBS: Podem ser indicados sites como:
7. Associe, ainda, a utilização dos recursos abaixo para fundamentar e tornar o tema mais expositivo:
http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html (acesso em: out. 2018).
4. Ressalte a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles.
5. O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.
6. Amplie o material de apoio visual por meio de diagramas, tabelas, gráficos, imagens.
7. O texto verbal deve ser objetivo, claro e atender a estrutura e as características dos textos expositivos.
8. A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:
9. Ressalte a importância da pesquisa para ajustar a organização da fala e do recurso visual com segurança.
10. Aconselhe os alunos que ensaiem antes da apresentação.
2. Ressalte a importância da apresentação estar pautada na:
3. Relembre a construção composicional deste gênero oral e a importância de cada um destes aspectos durante a apresentação:
4. O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se visualizem.
5. Esclareça que é importante que os alunos:
6. Estes elementos podem ser retomados durante a avaliação no fim da apresentação.
7. Sugestão para apoio da preparação: https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0 (acesso em: out. 2018) e em https://www.youtube.com/watch?v=Z8cPL0UIpzc (Acesso em: out. 2018.)
1. É o momento de decidir as atribuições de cada integrante do grupo para a apresentação.
2. Esclareça que a escolha do tema, a pesquisa e a organização dos recursos visuais são atribuições de todos.
3. Os alunos definem quem serão os moderadores e os apresentadores.
3. Solicite que os alunos optem pelas questões de múltipla escolha. Sugestões:
4. Estimule os alunos a sugerir algumas questões abertas - do tipo respostas curtas - deixando espaço para um próximo momento:
b) Eu gostaria de saber mais sobre…
5. O grupo envia o link para os colegas ou entrega em folha impressa para que respondam o formulário.
6. De acordo com a realidade da escola, o formulário pode ser enviado por um aplicativo ou pode ser criado um link, se a escola tiver laboratório de informática, para que os alunos respondam.
7. Mais orientações em https://support.google.com/docs/answer/7032287 (acesso em: out. 2018) e em https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&ref_topic=6063584 (acesso em: out. 2018).
Autoavaliação:
5. Atentem para questões direcionadas para a primeira pessoa do singular ou plural, dependendo da autoavaliação escolhida: individual ou em grupo.
Observação importante: A elaboração da avaliação e da autoavaliação acontece na preparação, ou seja, momento anterior ao dia da apresentação do minisseminário.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Introdução:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Desenvolvimento:
Uma exposição: um tema e aprendizado.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Avaliação:
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Este trabalho deve ser em equipe.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar um minisseminário, levando em consideração a realidade do isolamento social. Retome as características e a estrutura de um minisseminário com os alunos: o que é um minisseminário? Quais as partes que o compõem? O que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece? Encaminhe aos alunos esses questionamentos como documento (Word ou PDF), pelo WhatsApp. Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliarão os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando sobre o tema decidido. Explique que o minisseminário é composto de: escolha do tema; coleta de informações sobre o tema escolhido; escolha dos recursos visuais; ensaio; apresentação e avaliação. Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer duas funções para a apresentação: moderador e apresentador. Solicite que os grupos escolham seus apresentadores e moderadores, assim como o tema que abordarão. Explique que seus encontros se darão por meio de chamadas de vídeo, áudio ou mensagens para a organização da atividade, e que, no momento do minisseminário, você fará uma reunião pelo Google Meet ou plataformas similares (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
É o momento principal do minisseminário. O primeiro grupo inicia a apresentação. O aluno moderador faz a abertura do minisseminário, apresenta o grupo e o conteúdo temático. Os apresentadores justificam a escolha do tema e iniciam a exposição do trabalho seguindo o desenvolvimento estabelecido na preparação. Os grupos devem estar em sintonia com os comandos previamente combinados: tempo (8 minutos); cenário; slides; posicionamento corporal e apresentação do tema dentro dos objetivos propostos. Encerrada a apresentação, o aluno moderador reassume a sua função e abre a sessão para esclarecimentos, dúvidas, perguntas e apontamentos da turma. É o momento de participação da plateia.
Observação: nesse momento, pensamos em uma reunião pelo Google Meet. Caso não seja possível, os grupos podem organizar suas falas (do moderador e do apresentador) e criar um vídeo com suas apresentações para compartilhar com a turma. Para gravar o vídeo, o próprio aparelho de celular ajuda.
Fechamento
Valorize e incentive a reflexão nos estudantes. Para a avaliação, peça que preencham o formulário do Google já construído no momento de preparação do minisseminário. Depois, compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos gráficos da pesquisa, analisando, para a próxima apresentação, o que precisa ser melhorado.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: