Atividade para impressão - Sugestão de Critérios de Avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentação, avaliação e revisão da exposição oral
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Computador e Data show para apresentação da exposição oral.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Apresentações para produção dos critérios de avaliação e revisão da exposição oral (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/)
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de identificar aspectos a serem melhorados nas exposições orais.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos que o tema da aula será a apresentação da exposição oral e avaliação da exposição por meio da criação critérios de avaliação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO