Plano de Aula

Plano de aula: Planejar uma exposição oral em sala de aula

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa/jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula, será necessário utilizar o laboratório de informática. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos devem pesquisar em seus aparelhos celulares, utilizando o wi-fi da escola ou ainda, se a instituição não possuir nenhum recurso de internet, os estudantes devem ser levados à biblioteca.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de seguir as especificidades do gênero, tendo em vista que, muitas vezes, a oralidade é negligenciada no ambiente escolar.

Referências sobre o assunto:

Bizarra criatura do mar parece uma cobra com tentáculos. National Geographic. 1'10".Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/>. Acesso em: 24 nov. 2018.

CAVALCANTE, Marianne Bezerra; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In MARCUSCHI, Beth e SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 75-93.

FERNANDES, Thamyris. Animais estranhos que existem por aí e você nunca viu. Segredos do mundo, 03 out.2010. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/23-animais-estranhos-que-existem-por-ai-e-voce-nunca-viu/>. Acesso em: 24 nov. 2018.

PALMER, Jane. Os animais que conseguem ficar meses (ou anos) sem água. BBC News, Brasil, 9 out. 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-37569444>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Pangolim se enrola para se proteger de predadores. Programa Animal Planet. Discovery. 4'50" Animal Planet. Disponível em: <https://www.discoverybrasil.com/animal-planet>. Acesso em: 24 nov. 2018.

TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe os alunos colocarem suas hipóteses e seus conhecimentos prévios sobre este inseto. Valorize as informações que eles trazem e as experiências vividas. Logo após, explique que a cigarra é um inseto que não canta até explodir, como muitos pensam. As “casquinhas” das cigarras, encontradas em árvores, nada mais são do que seu processo de crescimento. Esse processo funciona como uma “troca de roupa”. Para que a cigarra cresça, é necessário que o seu velho esqueleto se rompa, aparecendo um novo inseto. Essa dinâmica continuará duas ou três vezes até que ela se torne adulta.

Para esta sequência, foi feito o recorte temático de "natureza estranha", pois é um assunto que instiga a curiosidade e interessa bastante aos alunos. É importante que o estudante tenha afinidade com a temática, pois terá que aprofundar o conteúdo, tendo em vista a realização de rascunhos e ensaios para posteriores exposições orais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados