Orientações para os Slides
Orientações para os Slides
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa/jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Para esta aula, será necessário utilizar o laboratório de informática. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos devem pesquisar em seus aparelhos celulares, utilizando o wi-fi da escola ou ainda, se a instituição não possuir nenhum recurso de internet, os estudantes devem ser levados à biblioteca.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de seguir as especificidades do gênero, tendo em vista que, muitas vezes, a oralidade é negligenciada no ambiente escolar.
Referências sobre o assunto:
Bizarra criatura do mar parece uma cobra com tentáculos. National Geographic. 1'10".Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/>. Acesso em: 24 nov. 2018.
CAVALCANTE, Marianne Bezerra; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In MARCUSCHI, Beth e SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 75-93.
FERNANDES, Thamyris. Animais estranhos que existem por aí e você nunca viu. Segredos do mundo, 03 out.2010. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/23-animais-estranhos-que-existem-por-ai-e-voce-nunca-viu/>. Acesso em: 24 nov. 2018.
PALMER, Jane. Os animais que conseguem ficar meses (ou anos) sem água. BBC News, Brasil, 9 out. 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-37569444>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Pangolim se enrola para se proteger de predadores. Programa Animal Planet. Discovery. 4'50" Animal Planet. Disponível em: <https://www.discoverybrasil.com/animal-planet>. Acesso em: 24 nov. 2018.
TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Para esta sequência, foi feito o recorte temático de "natureza estranha", pois é um assunto que instiga a curiosidade e interessa bastante aos alunos. É importante que o estudante tenha afinidade com a temática, pois terá que aprofundar o conteúdo, tendo em vista a realização de rascunhos e ensaios para posteriores exposições orais.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Espera-se que os alunos participem respondendo que sim, que já viram na televisão os programas que falam somente dos bichos, ou na internet. Há múltiplas possibilidades de respostas: podem também trazer informações de sua própria vivência ou de algum parente que tenha lhes contado algo. Instigue-os a pensar como a natureza é curiosa e estranha ilustrando com alguns exemplos de bichos e plantas estranhos. Sugerimos um link nos materiais complementares.
2. Peça para que formem grupos de afinidade e escolham uma das curiosidades sobre animais ou plantas citadas pela discussão na turma para fazer um pesquisa mais aprofundada sobre ela e ensaiar uma exposição oral. Diga que é importante que a curiosidade escolhida seja do gosto deles, pois fica mais fácil fazer o trabalho se estiverem interessados no que estão pesquisando.
OBS: Se a turma não participar conforme o esperado, acesse, em materiais complementares, o link de uma matéria que pode instigar o aluno a querer estudar de forma mais aprofundada sobre um determinado animal.
Materiais complementares:
23 coisas incríveis sobre animais que você nunca imaginou. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/23-coisas-incriveis-sobre-animais-que-voce-nunca-imaginou.html>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Sobre a confecção dos slides, acesse algumas dicas aqui.
Orientações:
Materiais complementares:
Sobre a confecção dos slides, acesse algumas dicas aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
3. Para cada observação, busque encontrar uma solução com eles, para que consigam superar as dificuldades. Veja algumas possibilidades:
4. Conclua a aula dando parabéns aos grupos e diga que tem a certeza de que a exposição oral será um sucesso.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejar uma exposição oral em sala de aula
Finalidade da aula: Fazer pesquisas e anotações sobre a temática “Natureza Estranha”, para esquematizar o planejamento de uma exposição oral e, a partir disso, ensaiar a exposição.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Procedimentos de apoio à compreensão. Tomada de nota
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP24, EF69LP38
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa/jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Para esta aula, será necessário utilizar o laboratório de informática. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos devem pesquisar em seus aparelhos celulares, utilizando o wi-fi da escola ou ainda, se a instituição não possuir nenhum recurso de internet, os estudantes devem ser levados à biblioteca.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de seguir as especificidades do gênero, tendo em vista que, muitas vezes, a oralidade é negligenciada no ambiente escolar.
Referências sobre o assunto:
Bizarra criatura do mar parece uma cobra com tentáculos. National Geographic. 1'10".Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/>. Acesso em: 24 nov. 2018.
CAVALCANTE, Marianne Bezerra; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In MARCUSCHI, Beth e SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 75-93.
FERNANDES, Thamyris. Animais estranhos que existem por aí e você nunca viu. Segredos do mundo, 03 out.2010. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/23-animais-estranhos-que-existem-por-ai-e-voce-nunca-viu/>. Acesso em: 24 nov. 2018.
PALMER, Jane. Os animais que conseguem ficar meses (ou anos) sem água. BBC News, Brasil, 9 out. 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-37569444>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Pangolim se enrola para se proteger de predadores. Programa Animal Planet. Discovery. 4'50" Animal Planet. Disponível em: <https://www.discoverybrasil.com/animal-planet>. Acesso em: 24 nov. 2018.
TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: