Atividade para impressão - Sugestões de planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento e Avaliação de Exposição Oral
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores com acesso ao programa de bloco de notas digitais compartilhadas Padlet: www.padlet.com, para revisão de anotações sobre o tema, com acesso ao Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), para a realização do planejamento e elaboração de critérios de avaliação da exposição, e com acesso ao Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para produção e compartilhamento da exposição oral.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- sintetizar informações
- transpor informações sintetizadas para os slides.
- identificar recursos cinésicos e paralinguísticos.
Referências sobre o assunto:
Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão organizar informações sobre conteúdo científico e o gênero exposição oral para preparar uma apresentação de exposição oral e elaborar critérios de avaliação (rubrica de qualidade) dessa exposição.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações, feitas em aula anterior, sobre algum tema estudado previamente, fazendo a leitura desse material. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos.
- Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado.
- Os alunos podem ter estudado diferentes temas, em diferentes grupos, para que a posterior exposição do gênero oral produzido com base nesse material base não seja repetitiva, sobre um mesmo assunto. Os temas podem ser de diversas áreas do estudo, como Língua Portuguesa, Literatura, Ciências Naturais, Matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita a partir da visualização de teleaulas, como as dos links disponíveis em “materiais complementares” ou com a pesquisa de textos em sites científicos internet. Com a visualização de teleaulas, os alunos poderão conhecer, além do tema, por exemplo, recursos de expressão utilizados pelos oradores. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, você, pode levar revistas ou materiais didáticos para que os alunos façam a pesquisa. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo, para realizar reflexões pessoais, possibilitando o entendimento do conteúdo e, depois, organizar sua exposição oral. As anotações podem ser feitas online, pelo programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Na ausência de recursos tecnológicos, podem fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.
Materiais complementares:
Sugestões de teleaulas de tema científico:
- Sistema solar: http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/ciencias/v/telecurso-ensino-fundamental-ciencias-aula-02/1260603/
- Formação dos continentes: http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/ciencias/v/telecurso-ensino-fundamental-ciencias-aula-04/1260605/
- Ecossistemas: http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/ciencias/v/telecurso-ensino-fundamental-ciencias-aula-05/1260606/
- Formação dos solos: http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/ciencias/v/telecurso-ensino-fundamental-ciencias-aula-05/1260606/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos a realização do planejamento da exposição oral com base no conteúdo revisado. Para isso, eles podem criar um quadro com perguntas sobre o que pode ou não aparecer na exposição oral. Por exemplo, uma pergunta pode ser “qual será a sequência de apresentação das informações?”, cuja resposta será refletida pelo grupo, que anotará o que foi planejado em uma coluna ao lado da pergunta. O mesmo se repete para as outras perguntas. Em “materiais complementares”, você encontra um quadro com sugestões de perguntas e anotações de planejamento que podem ser elaboradas pelos grupos. Esse quadro pode ser elaborado e preenchido de forma online, em que cada grupo tem acesso ao quadro em computadores diferentes. Para isso, pode ser utilizado o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), que permite a escrita e edição das informações. Nos computadores, antes do início da aula, crie contas para os alunos ou utilize as contas já abertas em outras aulas e deixe-as abertas nos computadores, com um arquivo do Google Documentos aberto e pronto para uso, a fim de otimizar o tempo de aula. Neste link https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de edição de texto online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Também em “materiais complementares”, você encontra o arquivo do quadro para compartilhamento no Google Documentos ou para impressão, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.
- Observação: sugere-se 10 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Materiais complementares:
link de um quadro sugestivo sobre perguntas e anotações de planejamento da exposição oral: acesse aqui
link para acesso ao quadro para impressão ou disponibilização no Google Documentos: acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para os alunos, agora, nos mesmos grupos, elaborarem critérios de avaliação (Rubrica de Qualidade) para a exposição oral. Para isso, eles podem utilizar novamente o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. É importante que eles tenham autonomia para formular os critérios, mas você pode auxiliá-los propondo macro critérios de avaliação, como conteúdo, gênero, suporte, interação e tempo. Em “materiais complementares” você encontra uma sugestão de critérios que podem ser elaborados pelos alunos e também os objetivos que se espera atingir a cada critério de avaliação.
- O trabalho em grupo é importante para que mais alunos consigam falar no tempo previsto para a atividade, tornando-a ainda mais rica. Tornar claro aos alunos os critérios de avaliação é um fator positivo na busca da aprendizagem significativa, e quando a própria tarefa de criar os critérios de avaliação é destinada aos alunos, estes também tornam-se sujeitos autônomos e conscientes de sua aprendizagem.
- Solicite aos alunos, em uma aula posterior a esta, em função do tempo, a produção dos slides com base no planejamento realizado. Para isso, eles podem utilizar o Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), um programa que possibilita a criação, edição e apresentação de slides. Pelo programa,os alunos poderão, mais tarde, compartilhar online os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.
- Observações sugere-se 30 minutos para esta etapa do desenvolvimento. Reforçamos que a etapa de produção dos slides deve ser feita em outra aula, posteriormente ao planejamento, em função da pesquisa de materiais, uso de ferramentas do powerpoint, etc., que demandam tempo.
Materiais complementares: Sugestão de critérios de avaliação que podem ser construídos pelos alunos: acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite o compartilhamento dos critérios de avaliação criados pelos grupos, para que possam verificar os diferentes aspectos considerados pelos colegas e para que o grupo possa, a partir dessa verificação, fazer acréscimos e alterações no seu quadro. O Google Documentos possibilita que os arquivos sejam compartilhados com outras contas.
- Os grupos podem deixar comentários e sugestões nos critérios organizados pelos colegas. Essa atividade de compartilhamento possibilita a percepção de formas de análise elaboradas por outros alunos-autores, o que aumenta a capacidade criativa do próprio aluno e possibilita que toda a turma alcance níveis semelhantes de desenvolvimento da tarefa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão planejar uma Exposição Oral. Para tanto, peça (por áudio ou por escrito) que se organizem em duplas e escolham o tema que querem apresentar. Delimite que as Exposições poderão ter, no máximo, 5 minutos, e avise que eles deverão gravar um vídeo dessa Exposição a ser compartilhado nos canais de comunicação da escola. Peça que escolham um tema dentro do que vem sendo trabalhado nesta sequência (caso você esteja trabalhando com os planos em sequência), algum assunto do campo científico que lhes interesse, podendo ser, inclusive, sobre o Coronavírus e/ou seus inúmeros subtemas: possíveis vacinas, o que é pandemia, o que é quarentena, saúde mental, imunidade, diferenças entre vírus e bactéria, para citar alguns exemplos. Estabeleça um prazo para que decidam os temas e, na medida em que forem definindo, alimente as duplas com ideias e sugestões de sites confiáveis e interessantes.
Desenvolvimento
Depois de ter as definições dos temas, envie a tabela sugerida neste Plano, disponível aqui, para que escrevam, então, o Planejamento. Peça que salvem em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive específica para essa atividade, colocando o nome da dupla no título. Determine um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já consolidados por vocês. Após o término do prazo, envie um novo áudio às duplas dizendo que cada uma deverá avaliar o Planejamento de outra dupla (organize para que ninguém fique de fora desse processo) utilizando uma lista de critérios (há uma sugestão no Plano, disponível aqui). Combine um prazo para essa avaliação, que também deve ser compartilhada via Google Drive.
Fechamento
Depois de todos terem respondido, faça uma compilação do que os alunos julgam ser importante modificar nos Planejamentos de uma Exposição Oral dos colegas e envie via WhatsApp ou e-mail. Caso seja necessário, solicite a reescrita dos Planejamentos que precisam de muitas alterações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar na escolha do assunto a ser Planejado para a futura Exposição Oral a ser realizada pelos alunos, dando suporte para que consigam encontrar algo que seja interessante para todos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento e Avaliação de Exposição Oral
Finalidade da aula: Planejar exposição oral, selecionando conteúdos e aspectos cinésicos e paralinguísticos para a apresentação, e produzir critérios de avaliação da exposição, a fim de verificar possibilidades de preparação e avaliação do gênero.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: - Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais- Procedimentos de apoio à compreensão- Tomada de notas
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38, EF67LP24
Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.