Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores com acesso ao programa de bloco de notas digitais compartilhadas Padlet: www.padlet.com, para revisão de anotações sobre o tema, com acesso ao Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), para a realização do planejamento e elaboração de critérios de avaliação da exposição, e com acesso ao Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para produção e compartilhamento da exposição oral.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- sintetizar informações

- transpor informações sintetizadas para os slides.

- identificar recursos cinésicos e paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão organizar informações sobre conteúdo científico e o gênero exposição oral para preparar uma apresentação de exposição oral e elaborar critérios de avaliação (rubrica de qualidade) dessa exposição.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados