Plano de aula: Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto: organizando as informações

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:
Computador ou celular; Projetor multimídia; Acesso à internet; Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia.Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acessado em: 9 nov. 2018.;

- Vídeo criado na aula 10 ou, se não tiver utilizando a sequência de atividades, a seguinte sugestão de vídeo-minuto: Banda Estrado. Tela de fundo sem som. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KzjjcSVaA8o&t=76s>. Acesso em: 9 nov. 2018.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem acreditar que já sabem comunicar-se oralmente e deduzirem que não precisam desenvolver essa prática. Outra dificuldade pode ser trabalhar com o editor de vídeos.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: Acessado em: 03/07/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acessado em 04 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos