
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
Computador ou celular; Projetor multimídia; Acesso à internet; Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia.Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acessado em: 9 nov. 2018.;
- Vídeo criado na aula 10 ou, se não tiver utilizando a sequência de atividades, a seguinte sugestão de vídeo-minuto: Banda Estrado. Tela de fundo sem som. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KzjjcSVaA8o&t=76s>. Acesso em: 9 nov. 2018.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem acreditar que já sabem comunicar-se oralmente e deduzirem que não precisam desenvolver essa prática. Outra dificuldade pode ser trabalhar com o editor de vídeos.
Referências sobre o assunto:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acessado em 04 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em:
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Material complementar:
Como acrescentar narração no Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7vgWU_PbSZw>. Acesso em: 9 nov. 2018.
Como acrescentar narração no Power Point. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OkmzEHXM3uI>. Acesso em: 9 nov. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcionais:
Movie Maker (tutorial para acrescentar narração no Movie Maker disponível aqui);
PowerPoint (tutorial para acrescentar narração no PowerPoint disponível aqui).
Tema
Apresente, pelo Whatsapp ou similares, o tema da aula para os alunos: Produzindo vídeo-minutos a partir de slides de apresentação ou arquivo. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Encaminhe aos alunos, pelo aplicativo citado, o vídeo-minuto disponível aqui (BLK Mídia | Dicas para selfie e vídeo). Peça que assistam, primeiramente, sem som. Em seguida, peça que assistam com som. Apresente o seguinte questionamento aos alunos: em qual das opções de exibição a compreensão da mensagem transmitida foi mais eficiente? Justifique. No plano original, caso interesse, veja sugestões de trabalho apenas com a aula 11, ou seja, sem seguir a sequência total de oralidade.
Desenvolvimento
Divida a turma nos mesmos grupos da aula 10, caso você esteja utilizando as atividades na sequência completa ou o módulo de oralidade (aulas 10, 11 e 12). Caso não esteja, leia agora as orientações que estão nas observações do final do slide anterior. Peça aos estudantes que abram o arquivo de sequência de fotos e, seguindo o roteiro já criado, acrescentem a narração espontânea. Saliente que eles precisam relacionar narração e imagens para que a produção faça sentido. Destaque também que precisam se atentar para o uso da entonação, do ritmo e do volume da voz adequados. Durante a realização das atividades, faça orientações e mediações nas escolhas dos alunos de forma que usem bem a entonação, o ritmo e o volume de voz. Chame a atenção para relação que deve existir entre a narração e as imagens. Veja em Recursos Opcionais como criar narração em PowerPoint ou em Movie Maker.
Fechamento
Sugira a seguinte reflexão:
- A oralidade é um importante modo de reflexão e expressão. Como foi para você a experiência de trabalhar com a oralidade em sala de aula? Em que práticas sociais fora da escola esse trabalho pode te ajudar?
Peça a alguns alunos que socializem suas respostas por meio de áudio no WhatsApp da turma. Os alunos deverão contar espontaneamente, de forma oral, como foi trabalhar com a oralidade. Caso apresentem dificuldades, reforce que, com o tempo, eles podem melhorar, pois é uma questão de treino. Sobre a questão das práticas sociais, saliente que usamos a oralidade desde uma conversa até uma apresentação oral pública mais formal. Dessa forma, dominar habilidades orais, como volume, ritmo e entonação, é de ajuda para realizar essas atividades sociais de forma mais eficiente.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a participar da montagem do vídeo, desde a escolha de imagens até sua edição. Essa é uma tarefa complexa e toda ajuda e ideia nova são bem-vindas!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto: organizando as informações
Finalidade da aula: Produzir um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação com acréscimo de fala espontânea ou memorizada, a fim de melhorar a performance em apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: