Plano de Aula

Plano de aula: Realização e avaliação da exposição oral

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, projetor de slides, material de apoio para exposição oral (roteiro e slides ou cartazes) produzido previamente pelos alunos e material para anotação (caderno, lápis, caneta).

Para esta aula, sugerimos que os alunos façam exposições orais de temas que tenham sido pesquisados pela turma. Portanto, antes desta aula, será necessário que os alunos façam o planejamento de uma exposição oral com slides ou cartazes para o público. Para fazer esse planejamento, você poderá trabalhar com os alunos os planos 10 e 11 desta sequência. Para produzir material de apoio ao orador (roteiro da exposição oral), você poderá trabalhar com os alunos os planos de aula 4, 5 e 6, desta sequência. Para produzir material de apoio ao público (slides ou cartazes), trabalhe com os alunos os planos 7, 8 e 9 desta sequência.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão apresentar dificuldades em fazer uma exposição oral com tempo determinado para o público sobre uma pesquisa científica, coordenando a os aspectos paralinguísticos e cinésicos (ritmo da fala, pausas, gestos, olhares) com a apresentação de slides ou cartazes.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: práticas e gêneros orais na escola. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula. Explique aos alunos que o substantivo “falante” significa aquele que fala. Em uma exposição oral, podemos chamar o falante de orador ou expositor.

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