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Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Observação:
Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Orientações:
Preparação:
Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:
1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:
1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).
1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).
1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).
2. Sobre a apresentação
Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre a momento da apresentação:
Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:
3. Organização da fala e do material de apoio
Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:
Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:
3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.
- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.
3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:
3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?
Obs.: Se necessário, aconselhe os alunos a fazer um ensaio antes, dentro de cada grupo.
2º momento da sensibilização: orientação para essa aula
Obs.: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.
1.O recurso argumentativo: exemplos, fatos reais, alusões históricas, fotografias, linhas do tempo
Questione com os alunos:
1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga 2017, p.175, como prova concreta: ¨...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0
1.2 Sobre o uso dessas estratégias para fundamentar o texto, veja mais em:
http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html
2.Os gêneros textuais expositivos
Faça uma reflexão com os estudantes:
2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm
3.O conteúdo temático
3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos.
Considerem as estratégias estabelecidas ao fazer opção pelo tema.
Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:
3.2 Oriente-os sobre a delimitação, pedindo que:
4. O minisseminário
Hora de escolher, junto ao coletivo, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.
Tempo sugerido: Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Introdução:
Já com o espaço organizado e a turma ocupando seus lugares, o aluno que faz o papel de moderador assume o trabalho, fazendo a abertura do minisseminário.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Desenvolvimento:
2. Recursos visuais:
3. Posicionamento diante diante do público:
Para os colegas que são a plateia:
Para o momento da Interação:
Tempo sugerido:10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).
Orientações:
Fechamento:
O colega moderador foi capaz de:
Os colegas expositores conseguiram:
O público foi capaz de:
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser em equipe.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.
o tema;
a estratégia utilizada;
a ligação entre tema e estratégia.
Qual a temática trazida pelo grupo?
Por que é importante que se estude esse assunto?
Ele é um tema que se faz presente na sociedade?
Como comprovar que esse tema precisa ser discutido e estudado dentro do contexto social?
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Minisseminários
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade
Dinâmica:Com vistas a prática de gêneros orais, os alunos vão organizar a apresentação, com pesquisa sobre o tema selecionado, operando com várias fontes de informação, registrando e reelaborando as informações obtidas para compartilhar com os outros o conhecimento construído. O trabalho será em grupo, com produção do recurso visual, para o trabalho com a oralidade em minisseminários.
Habilidade da BNCC: EF69LP35, EF69LP38, F69LP40, EF69LP41
Esta é uma proposta de atividade permanente.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Observação:
Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.
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