
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “dados, estatísticas, gráficos, exemplos, fatos reais, leis, percentuais retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis.” Entretanto, esses dados devem ser apresentados dentro de textos, não os números pelos números, mas os números como fundamentação, ajudando a construir conceitos.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivo, linguísticos e semióticos que envolvem planejamento de apresentação oral, com o propósito de ampliar as capacidades dos estudantes para o exercício dessas práticas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Observação:
Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Referências sobre o assunto:
Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: out. 2018.
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: gráfico e infográfico. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em: <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in>. Acesso em: out. 2018.
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: tabelas e esquemas. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em: <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volum>. Acesso em: out. 2018.
DONDIS, A. Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: jul. 2018.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em: jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Gloco.com. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: out. 2018.
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Orientações:
Preparação: Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:
1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:
1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).
1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).
1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).
2. Sobre a apresentação
Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre o momento da apresentação:
Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:
3. Organização da fala e do material de apoio
Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:
Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:
3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.
- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.
3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:
3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?
OBS: Se necessário, aconselhe aos alunos que façam um ensaio antes, dentro de cada grupo.
2º momento: orientação para essa aula.
OBS: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.
1.O recurso argumentativo: dados, gráficos, tabelas, estatísticas
Questione os alunos:
1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga (2017, p.175), como prova concreta: ¨dados, estatísticas, gráficos, (...) percentuais retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis” Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0
1.2 Para saber mais sobre gráficos, tabelas, esquemas, infográficos, ver sugestões em: https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in e em https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volum.
1.3 Sobre o uso e leitura de dados, como recurso argumentativo, em textos, ver sugestões:
Sobre a inserção de dados, gráfico, tabelas e infográficos em textos, ver https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/como-usar-os-numerais-na-redacao/.
2.Os gêneros textuais expositivos
Faça uma reflexão com os estudantes:
2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm
3.O conteúdo temático
3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos. Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:
3.2 Oriente-os sobre a delimitação. Reflita com eles sobre:
4. O minisseminário
Hora de escolher, coletivavemnte, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.
Tempo sugerido: 10 min
Orientações:
Introdução:
Com a turma já organizada no espaço destinado à apresentação do minisseminário, o colega moderador:
Tempo sugerido: 32 min
Orientações:
Desenvolvimento:
Durante as apresentações:
Durante o momento de participação do público:
Tempo sugerido:13 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).
Orientações:
Fechamento:
Para a tabela, atenha-se aos questionamentos abaixo.
3. Converse com os alunos e faças as perguntas oralmente, orientando-se pelas questões abaixo. Anote no quadro, dentro da tabela, o total de votos favoráveis à pergunta feita.
A nossa reflexão sobre o tema deve se apoiar em 4 situações:
4.1 Sobre a pesquisa:
4.2 Sobre o recurso visual utilizado:
4.3 Sobre o momento da fala:
4.4 Sobre nossa participação durante a apresentação:
5. No final, peça a uns dois alunos que façam uma avaliação geral, com base nos dados da tabela.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
A proposta da aula é realizar um minisseminário adaptado a esta situação de isolamento social. Faça um vídeo para os alunos explicando, em linhas gerais (com exemplos, imagens), o que é um minisseminário. Aproveite os links e orientações oferecidas pelo Plano para preparar esse vídeo. Diga, no final do vídeo, que os alunos devem se organizar em duplas e escolher um tema de interesse. Esse tema deve ser possível de ser representado com dados, portanto, devem buscar apoio em pesquisas bibliográficas e textos de divulgação científica. Oriente-os a preparar a apresentação pensando na divulgação por meio do conhecimento sustentado por dados e resultados de pesquisas, visando fundamentar (com argumentos concretos, extraídos das pesquisas bibliográficas) a temática escolhida. Defina um prazo para essa escolha e essa pesquisa, e acompanhe-os auxiliando e sugerindo temas, bibliografias e dados.
Desenvolvimento
É possível realizar o minisseminário no Google Meet ou no Zoom. No início da atividade, é importante estabelecer as regras de mediação e de perguntas-respostas-comentários, bem como os tempos para cada atividade. Caso não seja possível realizar o minisseminário dessa forma, oriente os alunos (por áudio ou por escrito) que gravem vídeos da apresentação de seus temas com o material de apoio (dados). Esses vídeos podem ser compartilhados, depois, em um mural do Padlet, e você pode organizar para que cada dupla comente e faça perguntas direcionadas a duas apresentações, organizando um esquema para que ninguém fique de fora. Após essa rodada de perguntas e comentários (por escrito), as duplas podem gravar um novo vídeo respondendo. Delimite tempo para cada vídeo em suas orientações.
Fechamento
Depois desse processo, vale a pena fazer a avaliação do minisseminário via Documento Colaborativo (Google Docs). Coloque as perguntas de avaliação do slide “Minisseminário: repensando”, para que respondam em um documento único sobre os aspectos ali listados. Depois, sorteie (sugestão: use o Sorteador Online, disponível aqui) uma das duplas para que façam um resumo dos aspectos levantados, transformando-os em dicas de como fazer um bom minisseminário adaptado.
Convite às famílias
O auxílio das famílias neste Plano é fundamental para que o Minisseminário funcione. Podem apoiar desde a escolha do tema até o momento da apresentação, assistindo aos ensaios e avaliando o que pode ser melhorado, por exemplo.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: