Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento da exposição oral

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, câmeras de vídeo portáteis ou celulares para gravação de exposições orais.

Antes desta aula, os alunos deverão ter concluído um projeto de pesquisa científica para divulgar em uma exposição oral. Organize, professor, seminários ou uma feira de ciências com suas turma.

Este módulo de oralidade apresenta uma síntese de conteúdos trabalhados nos módulos de análise linguística. Por isso, professor, sugerimos que você trabalhe com os planos de aula 4, 5 e 6, que trata da estrutura composicional do gênero exposição oral; e os planos 7, 8 e 9, que trata da confecção de slides ou cartazes como material de leitura para o público.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os estudantes poderão apresentar dificuldades em produzir um roteiro para adequar a exposição oral à estrutura composicional do gênero (abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral), além de planejar movimentos e gestos do orador em aspectos cinésicos e paralinguísticos de uma exposição oral.

Referências sobre o assunto:

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade IN MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique a eles que ao planejar uma exposição oral, vocês também estarão definindo os critérios de avaliação da exposição oral que vai ser planejada. Observe, professor, que esta aula deverá anteceder a realização de uma exposição oral. O planejamento definido com os alunos poderá ser retomado no dia da exposição como uma ficha de avaliação das exposições.

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