Atividade para impressão - Reportagem selfie
Reportagem selfie
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Computador ou celular;
- Projetor multimídia;
- Internet;
- Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Reportagem: Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Verbete de enciclopédia: Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema. O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldade para trabalhar com a edição de vídeos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
1. Exiba o seguinte vídeo-minuto.
BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.
2. Em seguida, exiba o seguinte texto e peça a um aluno que o leia:
Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.
Caso não consiga projetar o texto, clique aqui para imprimi-lo.
3. Posteriormente, apresente o seguinte questionamento aos alunos para que respondam, oralmente, numa conversa espontânea:
- O vídeo-minuto e o texto escrito apresentam o mesmo tema. Qual deles traz a informação de forma mais dinâmica? Por quê?
4. Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles, com questões como “Não tem problema errar, o importante é a participação”, “Estamos aqui para aprender juntos”, “Quem gostaria de contribuir” ou outras do tipo. Eles deverão perceber que o vídeo-minuto é uma forma de apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica por mesclar o uso de imagens, efeitos de animação, jogo de câmera e narração.
Observação: Para bom andamento desta aula, é preciso que o material seja previamente preparado. Um facilitador é que esta aula seja dada no laboratório de informática da escola. Caso não tenha, uma sugestão é o uso dos celulares dos alunos para busca de imagens e ainda confecção de vídeos ou slides de apresentação*, que se tornarão vídeos. Se a opção for a segunda alternativa, eles devem ser avisados com antecedência para baixar no celular o programa para esse fim e providenciar acesso à Internet.
* Um programa que permite esse tipo de ação é o Movie Maker, mas os alunos podem usar outros que dominem.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades para edição de vídeos. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco desse tipo de atividade. Se não for possível, sugira o material complementar, com antecedência, para a turma, a fim de que passem a conhecer técnicas de edição de vídeos.
2. Exiba o verbete de enciclopédia abaixo e peça a três alunos que, de forma alternada, façam a leitura:
Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.
Não ultrapasse o tempo de 10 minutos na realização das atividades 1 e 2.
Materiais complementares: Como utilizar o Movie Maker - Professor Valdinei. Como fazer um vídeo incrível com o Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_wboSlKGhzI>. Acesso em: 30 out. 2018.
Orientações:
1. Informe aos alunos que o objetivo da aula é selecionar imagens e organizá-las em programas de edição de vídeos ou slides de apresentação, que se transformarão em vídeos, como preparo para a produção de um vídeo-minuto com duração de no máximo 1min40seg, sobre o assunto do verbete lido.
Esclareça que as informações poderão aparecer numa outra ordem, desde que se mantenha um encadeamento de ideias com início, meio e fim.
Para isso, eles devem:
a) Preparar um roteiro escrito, que servirá de base para uma narração futura, contendo as informações do verbete de enciclopédia lido sobre o termo selfie. Lembrando que podem ser feitas alterações no texto, inclusive resumos, já que o tempo máximo é de 1min40seg;
b) Selecionar fotos da Internet que tenham ligação com o roteiro produzido;
c) Agrupar essas fotos em slides de apresentação ou em um outro tipo de programa que permita a transformação em vídeo.
Para isso, dividam as tarefas entre o grupo para que haja um bom gerenciamento do tempo. Escolha quem ficará responsável pela escolha de imagens, quem montará os slides no programa de edição e quem se encarregará da montagem do roteiro. À medida que os responsáveis pelo roteiro o forem produzindo, os demais já vão selecionando imagens e outros as inserindo no programa de edição.
2. Durante a realização das atividades, faça orientações e mediações nas escolhas dos alunos de forma que criem um roteiro sucinto e escolham imagens que tenham relação com o texto que futuramente narrarão.
Fique atento para não ultrapassar o tempo de 28 minutos na realização desta tarefa.
Orientações:
1. Após a seleção das imagens, sugira a seguinte reflexão para ser respondida, oralmente, pelos alunos:
- Foram encontradas diversas imagens que se relacionavam com o assunto de um dado momento do roteiro. Que critérios foram utilizados por vocês para escolher essas imagens?
2. Peça a alguns alunos que socializem a resposta dada para o questionamento do slide anterior.
Os alunos deverão notar que como se trata de um vídeo, eles optaram por imagens que tinham relação com o roteiro base, mas que também se destacassem seja pelo tamanho, cores ou outro critério.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcionais: Movie Maker (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto – organizando informações. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Encaminhe à turma, pelo WhatsApp ou aplicativos similares, o vídeo-minuto disponível aqui (BLK Mídia | Dicas para selfie e vídeo). Em seguida, compartilhe também o texto disponível aqui (Tecmundo | Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar) e peça que leiam. Posteriormente, apresente o seguinte questionamento aos alunos para que respondam em seus cadernos: o vídeo-minuto e o texto escrito apresentam o mesmo tema. Qual deles traz a informação de forma mais dinâmica? Por quê? Eles deverão perceber que o vídeo-minuto é uma forma de apresentar os conteúdos de maneira mais dinâmica por mesclar o uso de imagens, efeitos de animação, jogo de câmera e narração.
Desenvolvimento
Divida a turma em quartetos. Avise-os que precisarão se encontrar por chamada de vídeo, áudio ou trocar mensagens para realizar a atividade a seguir. Exiba o verbete de enciclopédia disponível aqui (Dicionário Popular | Selfie) e peça aos alunos que façam a leitura. Informe aos alunos que o objetivo da aula é selecionar imagens e organizá-las em programas de edição de vídeos, ou slides de apresentação que se transformarão em vídeos, como preparo para a produção de um vídeo-minuto com duração de, no máximo, 1min40, sobre o assunto do verbete lido. Esclareça que as informações poderão aparecer em outra ordem desde que se mantenha um encadeamento de ideias com início, meio e fim. Para isso, eles devem:
a) Preparar um roteiro escrito, que servirá de base para uma narração futura, contendo as informações do verbete de enciclopédia lido sobre o termo selfie. Lembre de que podem ser feitas alterações no texto, inclusive resumos, já que o tempo máximo é de 1min40.
b) Selecionar fotos da internet que tenham ligação com o roteiro produzido.
c) Agrupar essas fotos em slides de apresentação ou outro tipo de programa que permita a transformação em vídeo. Para isso, solicite que dividam as tarefas entre o grupo para que haja um bom gerenciamento do tempo. Sugira que decidam quem ficará responsável pela escolha de imagens, quem montará os slides no programa de edição e quem se encarregará da montagem do roteiro. À medida que os responsáveis pelo roteiro o forem produzindo, os demais já vão selecionando imagens e outros inserindo-as no programa de edição. É aconselhável que, para esta atividade, os alunos utilizem a plataforma de vídeos Movie Maker ou similares. Veja o tutorial de utilização em Recursos Opcionais.
Fechamento
As imagens selecionadas constituirão parte do vídeo-minuto a ser produzido pelo grupo nos próximos planos.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a planejar o vídeo-minuto junto aos alunos. Eles podem dar ideias, auxiliar com materiais e até mesmo com experiência em edição de vídeos, em alguns casos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Cristiane Dias
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação
Finalidade da aula: Selecionar informação de um dos verbetes enciclopédicos trabalhados, organizá-los em slides de apresentação com escolha de imagens, a fim de produzir um vídeo-minuto.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Computador ou celular;
- Projetor multimídia;
- Internet;
- Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Reportagem: Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Verbete de enciclopédia: Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema. O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldade para trabalhar com a edição de vídeos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: