Atividade para impressão - Guia
Guia
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cartazes, painéis ou slides produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na transposição das informações dos cartazes, painéis ou slides para a prática oral.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Apresente a proposta da aula para os alunos: diga a eles que nesta aula irão utilizar todo o conhecimento sobre o planejamento de uma apresentação oral para organizar e realizar uma apresentação oral com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre um tema científico.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Os alunos devem identificar e/ou determinar o público-alvo das apresentações.
Os estudantes devem estar cientes e controlar o tempo disponível para as apresentações.
O grupo deve determinar quais das características serão melhor aproveitadas em sua apresentação.
Os integrantes das estações devem decidir a necessidade e/ou disponibilidade de utilização de recursos tecnológicos nas apresentações.
Cada equipe deve observar a melhor maneira de comportamento corporal e de fala durante as apresentações.
Cada estação deve escolher a melhor forma de lidar com o texto produzido para as apresentações.
Materiais complementares:
Para acessar o guia de elaboração de apresentação oral usado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é necessário que os alunos já tenham feito a atividade de planejamento (plano de aula 10 desta sequência de atividades).
Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos se organizem em grupos, preferencialmente nos mesmos da aula 10 desta sequência de atividade (quando produziram slides, painéis e cartazes para sintetizar suas apresentações orais de acordo com os temas selecionados). Oriente que os alunos retomem o que produziram na aula para preparar uma apresentação oral.
Desenvolvimento
Em cada grupo, disponibilize o guia de elaboração de apresentação oral do slide Desenvolvimento por escrito, e comente o arquivo por meio de um áudio. Oriente que os grupos discutam os itens do guia para rever suas apresentações. Depois disso, peça que gravem, em casa, os seus vídeos apresentando oralmente os seus trabalhos, e os enviem ao grupo de WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso. Se possível, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que todos os grupos possam apresentar em tempo real.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, convide um aluno de cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações dos outros grupos, de acordo com o guia. Os alunos podem dar essa devolutiva por áudio, enviando-o no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando os produtos dos alunos, verificando se a produção oral está adequada à situação comunicativa e se as informações estão claras. A participação dos familiares pode ser um recurso muito importante para o engajamento discente em tempos de isolamento social e atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Elementos da oralidade e sua importância nos podcasts.
Finalidade da aula: Exercitar a comunicação oral, considerando os elementos paralinguísticos e cinésicos das apresentações orais, com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre um assunto científico.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais.
Prática de linguagem:Oralidade.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cartazes, painéis ou slides produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na transposição das informações dos cartazes, painéis ou slides para a prática oral.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: