Atividade para impressão - folha para organização da apresentação - LPO8_05SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: O preparo de uma apresentação oral
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que o foco dessa aula será a organização de uma apresentação sobre o vídeo visto na aula passada.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO