Atividade para impressão - folha para organização da apresentação - LPO8_05SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: O preparo de uma apresentação oral
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que o foco dessa aula será a organização de uma apresentação sobre o vídeo visto na aula passada.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos as anotações feitas na aula anterior sobre os vídeos vistos e faça um breve comentário sobre a atividade. Ressalte os pontos positivos e negativos encontrados.
- Projete o slide e pergunte aos alunos o que eles consideram pertinente para cada uma das etapas presentes no fluxograma. Oriente-os a anotar, no caderno, as ideias dadas pelos colegas.
- Para a abertura, espera-se que eles digam que é preciso fazer uma apresentação pessoal e dizer sobre o que irá versar a apresentação.
- Para o desenvolvimento, espera-se que eles digam que esta é a parte responsável pela explanação do tópico abordado. Neste momento, caso não surja entre os alunos esse comentário, diga que um bom desenvolvimento deve apresentar ideias principais e secundárias organizadas de forma coesa e coerente e que a seleção de exemplos é fundamental para a clareza da explicação e argumentação, se o objetivo for defender um olhar sobre determinado assunto.
- Para a recapitulação, espera-se que eles digam que é preciso uma retomada das principais ideias, sintetizando as informações essenciais. Diga aos alunos que esse momento é importante para garantir que os conceitos apresentados sejam apreendidos, caso tenha ficado alguma dúvida durante o desenvolvimento. Na recapitulação, exemplos e analogias podem auxiliar a retomada dos conceitos para que eles fiquem mais claros.
- Para a conclusão e encerramento, espera-se que eles digam que a etapa compreende uma mensagem final, que pode encerrar a linha de raciocínio apresentada, seguida por um agradecimento. Diga aos alunos que a conclusão pode suscitar, através de uma pergunta, um debate entre os participantes ou uma etapa de perguntas e respostas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a sentar em grupos, organizados conforme orientação da aula anterior.
- Diga aos alunos que eles deverão preparar uma apresentação sobre o vídeo visto. Cada apresentação deve ter, no máximo, cinco minutos.
- Entregue a cada grupo uma folha de atividades para que eles possam organizar as informações selecionadas e, dessa forma, elaborar a apresentação de forma coesa e coerente.
- Certifique-se de que cada grupo tenha um computador ou tablet para montar a apresentação.
- Oriente os alunos a montar a apresentação em slides (powerpoint, google apresentações), sway ou prezi.
- Diga aos alunos que os slides servem como guia ao apresentador e apoio para o público, então dele deve apresentar pouco texto. A maior parte das informações ficam a cargo da apresentação. Tópicos com palavras ou ideias-chave são desejáveis, além de imagens que possam auxiliar o público a compreender os conceitos ou exemplos trabalhados.
- Caso tenha optado pelo texto da UNICAMP, os passos a serem seguidos são os mesmos. Se não houver possibilidade de pedir a apresentação montada no computador, peça aos alunos para montarem os slides em cartolinas.
- Durante a montagem das apresentações, circule entre os grupos para assegurar-se de que os alunos não enfrentam dificuldades com o planejamento dos slides e com a progressão lógica da apresentação.
Materiais complementares:
Para ter acesso à folha-guia para anotações e projeto de apresentação, acesse aqui
Caso seja necessário, o link das apresentações estão abaixo:
Vídeo 1:https://www.youtube.com/watch?v=skKicxnvhJo - Mentira na política
Vídeo 2:https://www.youtube.com/watch?v=8LnunKo00iM - Transparência e democracia
Vídeo 3:https://www.youtube.com/watch?v=9fE-7fAU1B0 - O que os refugiados nos ensinam
Vídeo 4:https://www.youtube.com/watch?v=-DXLTLzuAd4 - Rede social como laboratório de pensamento
Caso seja necessário, acesse os tutoriais para uso dos aplicativos de apresentação.
Prezi - https://www.youtube.com/watch?v=L4ksDdrGyAg
Sway - https://www.youtube.com/watch?v=p6WEygmQAd8
Power Point - https://www.youtube.com/watch?v=_kCu3CMS7mc
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos finalizarem as apresentações e compartilharem com você por e-mail ou na nuvem (google drive, one drive, drop box).
- Pergunte aos alunos quais foram as principais dificuldades encontradas nessa etapa da apresentação. Ouça as respostas e dê os encaminhamentos que julgar pertinente (se for uma dúvida com a tecnologia, procure um tutorial para ajudá-los, se for uma dúvida com a hierarquização das ideias, combine um momento extra para acompanhar os grupos).
- Diga que as apresentações de todos os grupos ocorrerão na próxima aula e que, por isso, eles devem dedicar, em casa, um tempo de preparo para estudo/ensaio do que será apresentado.
- Diga aos alunos que todos do grupo deverão apresentar e oriente-os a definir a divisão da apresentação.
- Informe que, na próxima aula, haverá uma dinâmica de avaliação da apresentação dos colegas.
- Pegunte aos alunos o que, além da qualidade teórica e pertinência de conteúdo, deve ser avaliado em uma apresentação oral - Conduza a discussão para que eles percebam que, numa apresentação oral, deve-se avaliar aspectos da oralização postura, clareza e fluência na apresentação. Domínio de conteúdo sem ler o que será apresentado; além disso, a qualidade dos slides/recursos visuais (estarem legíveis, cores adequadas) também é um aspecto importante e que merece atenção.
Materiais complementares:
Caso seja necessário, acesse tutoriais sobre compartilhamento de arquivos:
Google drive - https://www.youtube.com/watch?v=XOAvLjYEhHc
Drop box - https://www.youtube.com/watch?v=Yr-xs1JC--M
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: Prezi (tutorial disponível aqui); Sway (tutorial disponível aqui); PowerPoint (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); One Drive (tutorial disponível aqui); Dropbox (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, via WhatsApp, o tema desta aula (O preparo de uma apresentação).
Introdução
Relembre os alunos, por meio de áudio no WhatsApp, sobre as anotações feitas na aula anterior, e faça um breve comentário a respeito da atividade. Ressalte os pontos positivos e negativos encontrados. Encaminhe, no grupo da turma, o slide da Introdução do plano original e pergunte aos alunos o que eles consideram pertinente para cada uma das etapas presentes no fluxograma. Oriente-os a anotar, no caderno, suas impressões. Veja, no plano original, possíveis respostas a cada etapa do fluxograma.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a contatar os colegas do grupo da aula anterior, pelo WhatsApp, para que preparem juntos uma apresentação sobre o vídeo assistido. Cada apresentação deve ter, no máximo, cinco minutos. Encaminhe, no grupo da turma, uma folha de atividades para que os alunos possam organizar as informações selecionadas e, dessa forma, elaborar a apresentação de maneira coesa e coerente. Oriente os alunos a montar a apresentação em slides (PowerPoint, Google Apresentações, Sway ou Prezi). Diga aos alunos que os slides servem como guia ao apresentador e apoio para o público, e deve apresentar pouco texto. A maior parte das informações ficam a cargo da apresentação. Tópicos com palavras ou ideias-chave são desejáveis, além de imagens que possam auxiliar o público a compreender os conceitos ou exemplos trabalhados. Caso tenha optado pelo texto da Unicamp, os passos a serem seguidos são os mesmos. Se não houver possibilidade de pedir a apresentação montada no computador, peça aos alunos para montarem os slides em cartolinas. Durante a montagem das apresentações, entre em contato com todos os grupos para se assegurar de que os alunos não enfrentam dificuldades com o planejamento dos slides e com a progressão lógica da apresentação. Ajude no que for necessário. A folha-guia para anotações e projeto de apresentação está disponível aqui. Caso seja necessário, acesse os tutoriais para uso dos aplicativos de apresentação em Recursos Opcionais.
Fechamento
Peça para os alunos finalizarem as apresentações e compartilharem com você por e-mail ou na nuvem (Google Drive, One Drive, Dropbox). Pergunte aos alunos quais foram as principais dificuldades encontradas nessa etapa da apresentação. Peça que registrem suas dificuldades, em áudio ou mensagem, no WhatsApp. Ouça ou leia as respostas e dê os encaminhamentos que julgar pertinentes (se for uma dúvida a respeito da tecnologia, procure um tutorial para ajudá-los; se for uma dúvida a respeito da hierarquização das ideias, combine um momento extra para acompanhar os grupos). Diga que as apresentações de todos os grupos ocorrerão na próxima aula e que, por isso, eles devem dedicar, em casa, um tempo de preparo para estudo/ensaio do que será apresentado. Diga aos alunos que todos do grupo deverão apresentar e oriente-os a definir a divisão da apresentação. Informe que, na próxima aula, haverá uma dinâmica de avaliação da apresentação dos colegas. Pergunte aos alunos, em um documento encaminhado à turma por WhatsApp ou e-mail, o que, além de qualidade teórica e pertinência de conteúdo, deve ser avaliado em uma apresentação oral. Conduza a discussão para que eles percebam que, numa apresentação oral, deve-se avaliar aspectos de oralização, postura, clareza e fluência. Além disso, o domínio dos conteúdos (sem ler o que será apresentado) e a qualidade dos slides/recursos visuais (que precisam estar legíveis, em cores adequadas) também são aspectos importantes e que merecem atenção. Caso seja necessário, acesse os tutoriais para compartilhamento de arquivos em Recursos Opcionais.
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos a ensaiar suas apresentações para a próxima aula. Eles também poderão participar da organização da apresentação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O preparo de uma apresentação oral
Finalidade da aula: Analisar, dentre as informações previamente selecionadas, quais são informações principais e secundárias a fim de estruturar uma apresentação oral sobre um vídeo previamente assistido.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018