
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Topicalizar informações em slides; adequar o planejamento da exposição oral a limites de tempo.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero exposição oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Você pode encontrar o texto completo em glossário Ceale.
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos seus alunos explicando que, nesta aula, irão se organizar em duplas e escolher um recorte temático relacionado à quarentena e/ou à pandemia que estamos vivendo. A partir desse recorte, deverão pesquisar textos informativos sobre o tema e Planejar uma Exposição Oral com o apoio de slides. Estabeleça um prazo para que os alunos selecionem seu recorte temático e busquem informações. Auxilie as duplas fornecendo textos adequados e de fontes confiáveis sobre os temas escolhidos.
Desenvolvimento
Depois de cada dupla ter definido seu tema, envie um novo áudio e oriente-os a planejar imaginando uma Exposição Oral de, no máximo, 3 minutos. Você pode sugerir que, ao planejar, pensem nas questões apontadas nas Orientações do slide de Desenvolvimento. Estabeleça um prazo para a entrega dos Planejamentos e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Depois que todos os Planejamentos forem compartilhados, peça que cada dupla avalie, com base nos itens usados para elaborar o planejamento (acima), o trabalho de outra dupla (organize-os para que nenhuma dupla fique sem avaliadores), comentando e sugerindo mudanças, adequações e ideias. Combine um prazo para esses comentários e depois leia os trabalhos de sua turma para fazer um parágrafo de fechamento a ser enviado aos alunos, com um resumo das aprendizagens desta aula. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os alunos a fazer o Planejamento da Exposição Oral e dos slides, participando ativamente como apoio em casa. Pode também contribuir na pesquisa inicial de recortes temáticos sugerindo temas vinculados à rotina da quarentena, à alimentação, ao autocuidado, à questão dos idosos, à convivência modificada pela nova rotina etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de exposições orais
Finalidade da aula: Planejar exposições orais com base em um verbete, de modo a elaborar estratégias de produção e apresentação de textos orais.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento e produção de apresentação de textos orais/conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38/EF67LP23
Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: