Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento de exposições orais

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Topicalizar informações em slides; adequar o planejamento da exposição oral a limites de tempo.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero exposição oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
    É possível que os alunos desconheçam a expressão “preconceito linguístico”. Neste caso, instigue a turma a pensar sobre as palavras “preconceito” e “linguístico”: O que estas palavras sugerem? Podemos imaginar o sentido da expressão com base nestas palavras?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos