Atividade para impressão - Texto de Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de uma exposição oral científica
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Ao apresentar aos alunos o tema da aula, pergunte a eles o que acham ser necessário para uma boa exposição oral, o que deve ser planejado para uma intervenção dessa natureza.
- Aqui a expectativa é a de que os alunos possam compreender que esse tipo de apresentação requer uma preparação e devem:
- Dominar o tema;
- Ter cuidado com o tom de voz;
- Ter clareza e organização do que será dito;
- Usar recursos que facilitem a compreensão do público.
- Coloque no quadro as possíveis respostas e peça que anotem em seus cadernos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia para os alunos esse pequeno trecho de artigo de divulgação;
- Questione-os sobre o que acreditam que o texto aborda. É provável que a resposta esteja diretamente relacionada ao título destacado e eles citem o desenvolvimento de tecnologias para o estudantes com deficiência visual para seu aprendizado em matemática.
- Em seguida, busque saber quais informações eles esperam encontrar a partir dessa pequena leitura e de que formas elas podem ser apresentadas para uma plateia.
- Espere dos alunos, dentre outras, respostas como:
- o tipo de tecnologia que amplia esse acesso;
- de que forma ela é utilizada;
- quantas escolas ou universidade tem acesso a essa tecnologia;
- o número de estudantes beneficiados pela tecnologia;
- quais dificuldades são mais sanadas pela tecnologia.
- Diga a eles que, se essas são as expectativas deles, é possível que sejam de outros leitores do texto. Assim, é preciso pensar em como apresentar essas informações da maneira mais clara possível.
- Além disso, mostre que ao pensar no tema ou em um título de texto, geramos expectativas de informações e que poderão ou não ser satisfeitas durante a apresentação de um texto.
Materiais complementares: Para acessar o texto desse slide, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Distribua o texto disponível em Materiais complementares e peça para que cada parágrafo seja lido por um aluno diferente.
- Ao final da leitura, questione outros alunos sobre o tema abordado por ele.
- Eles devem apontar a criação de novos tipos ou classes de planetas, fora do nosso sistema solar, em virtude de suas composições.
- Peça para que os estudantes, em trios, selecionem as informações relevantes para que possam organizar uma exposição oral do texto em, no máximo, 5 minutos. Essa divisão oportuniza a discussão entre o grupo acerca do que de fato é importante de ser dito em um tempo curto.
- Destaque para os alunos a possibilidade de usarem recursos diversos para a apresentação, como projetor, caixas de som, painéis, maquetes ou qualquer outro recurso que lhes permita dinamizar a apresentação;
- Além disso, enfatize que a equipe deve pensar na divisão de falas, na responsabilidade compartilhada de todos para com o conjunto de informações apresentadas, de forma coerente e coesa.
- Dê aos grupos no máximo 20 para que o tempo total dessa etapa não seja ultrapassado.
- Diga que ao final, ouvirá as equipes acerca de suas propostas de apresentação de informações.
Materiais complementares: Para ter acesso à versão impressa do texto dessa aula, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que cada grupo apresente oralmente suas anotações. Cada integrante deve fazer essa exposição, atentando-se à melhor forma de uso da voz para esse momento e permitir que todos ouçam.
- Em virtude do conteúdo, algumas informações devem ser destacadas pelos grupos como maior frequência, como:
- Fato: o destaque a princípio deve ser dado ao evento que permite a produção do texto científico, no caso a proposição dessa nova classe de planetas;
- Exemplo de planeta e localização: Nesse caso, os alunos devem frisar o planeta HD219134b e sua distância de 21 anos-luz da Terra.
- Exoplaneta: definição sobre planetas que estão fora de nosso sistema solar, ou seja, não giram em torno da Terra;
- Diferenças de formação e composição dos exoplanetas para a Terra;
- Os estudos que apresentaram a formação de tais planetas;
- Os estudiosos envolvidos na classificação;
- Alguns dados comparativos entre a Terra e os exoplanetas;
- A candidatura de 3 exoplanetas para adentrarem às novas categorias propostas.
- Registre as respostas no quadro para que a turma toda possa acompanhar e comparar as respostas das equipes.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, perguntando rapidamente o que eles entendem por uma boa exposição oral.
Introdução
Envie aos alunos o texto do slide Introdução (você pode disponibilizá-lo por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, peça que os alunos leiam o texto (trecho de artigo científico) e oriente que, quando acabarem de ler, respondam às questões: (i) qual é o tema do texto?; (ii) que tipo de informação vocês acreditam que vai aparecer nesse texto?; (iii) como essas informações podem ser apresentadas em uma exposição oral? Oriente que os alunos enviem as suas respostas por áudio ou mensagem de texto, se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp no qual possam interagir e conversar sobre a atividade que será proposta (peça que adicionem você nos grupos criados para ir acompanhando as discussões). Em cada grupo, por mensagem de texto ou áudio, peça que leiam o texto disponível em materiais complementares do slide Desenvolvimento. Oriente, em cada grupo, que selecionem as informações mais relevantes do texto lido para que possam organizar uma exposição oral com as ideias mais importantes do texto em, no máximo, 5 minutos. Deixe claro que se trata de uma atividade de planejamento e que, para apresentar, eles podem usar vários recursos: slides, músicas etc. (peça que os alunos criem todos os suportes da apresentação por meio do Google Apresentações, onde todos os colegas do grupo podem redigir de forma colaborativa).
Fechamento
Para fechar, solicite que um aluno de cada grupo compartilhe no WhatsApp da turma um áudio apresentando o planejamento realizado. Cada integrante deve fazer essa exposição atentando-se à melhor forma de uso da voz para esse momento.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando os alunos a realizar as atividades pedidas pelo professor. Além disso, os alunos podem mostrar aos familiares o planejamento feito para a apresentação oral, pedindo auxílio e sugestões para uma melhor performance.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento de uma exposição oral científica
Finalidade da aula: Planejar uma apresentação oral, observando as diferentes formas de fala (introdução de discurso de autoridade, entonação, pausa, segmentação, registro formal da língua)
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.