Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento de uma exposição oral científica

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ao apresentar aos alunos o tema da aula, pergunte a eles o que acham ser necessário para uma boa exposição oral, o que deve ser planejado para uma intervenção dessa natureza.
  • Aqui a expectativa é a de que os alunos possam compreender que esse tipo de apresentação requer uma preparação e devem:
  • Dominar o tema;
  • Ter cuidado com o tom de voz;
  • Ter clareza e organização do que será dito;
  • Usar recursos que facilitem a compreensão do público.
  • Coloque no quadro as possíveis respostas e peça que anotem em seus cadernos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP38 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS