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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisando e editando textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Revisando e editando textos expositivos de divulgação científica

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “ Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Roteiro de revisão, modelo de informativo escolar, textos para leitura, material (papel, lápis, borracha) para escrita e “caderno de descobertas” (recurso pedagógico utilizado para anotações referentes às descobertas pedagógicas realizadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem promovido por esta sequência de aulas sobre o gênero “divulgação científica”).

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O acesso aos recursos audiovisuais, internet, computadores para edição do texto e impressoras para reprodução do informativo produzido..
  • A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de revisão e edição de um informativo com uma produção escrita no gênero, sendo eles: reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).

Referências sobre o assunto:

  • DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
  • SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
  • NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LUPPI, Sandra Elaine - O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino, disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • MORAIS, A.G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Editora Ática,1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o slide para os alunos, incentivando-os a realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta terceira aula do módulo de “produção de texto”. Estimule-os, recordando sobre a importância do produto final proposto na aula 13 e produzido na aula 14: produção e distribuição de um informativo, com periodicidade definida de acordo com as possibilidades da escola, levando ao público relacionado à comunidade escolar textos com curiosidades e temas científicos relevantes produzidos pelos alunos.

Professor, no processo de produção escrita de textos vale saber que “discutidas e definidas as questões relativas aos aspectos sociocomunicativos (para quê – propósito; para quem – destinatário; o quê – conteúdo; como – formato), as quais dizem respeito à interação e contextualizam a produção de textos, precisamos refletir sobre outras, que estão intrinsecamente ligadas aos aspectos cognitivos e se referem ao campo psicológico da atividade intelectual do processo de produção: gerar, selecionar e organizar idéias; esboçar em uma primeira versão; revisar; editar em uma versão final!” (LEAL-BRANDÃO, 2002: 36, grifo nosso).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a se organizarem em trio, conforme a formação realizada nas aulas anteriores deste módulo de “produção de texto”.
  • Oralmente, retome com os alunos as duas etapas que antecederam esta aula: etapa de planejamento e etapa de produção do texto escrito. Questione-os sobre o que pensam que farão em uma aula em que deverão revisar e editar um texto. Deixe que expressem suas ideias e explique que o propósito desta aula é preparar o texto para o leitor final. Sendo assim, deverão realizar uma leitura crítica do texto, avaliando o conteúdo, a organização e a linguagem, considerando as características do gênero e a situação comunicativa com o portador (folheto informativo) e público-alvo - leitor final (comunidade escolar) e, finalmente, realizando as correções e adequações necessárias.
  • Solicite aos alunos que consultem o “caderno de descobertas”, recurso sugerido desde a primeira aula desta sequência de 15 aulas sobre o gênero expositivo de divulgação científica, e que realizem a leitura de todas as observações e descobertas pedagógicas realizadas por eles durante esse processo de construção de conhecimentos sobre o gênero. Essa retomada se justifica como reforço das características a serem analisadas nos textos que serão revisados e editados nesta aula.

Para recordar:

O gênero expositivo de divulgação científica é um gênero discursivo através do qual o autor transpõe um discurso específico de uma esfera do campo científico para a comunidade em geral, ou seja, é por meio do texto de divulgação científica que a sociedade entra em contato com as pesquisas que estão sendo realizadas, ou que estão em andamento, em linguagem acessível.
Características de um texto de divulgação científica:

  • É um texto expositivo.
  • Sua finalidade é transmitir conhecimentos de natureza científica a um público o mais amplo possível.
  • Como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, de um desenvolvimento e de uma conclusão.
  • Na introdução é apresentada a ideia principal (afirmação, conceito); no desenvolvimento, são descritas as provas da afirmação apresentada inicialmente (exemplos, comparações, relações de efeito e causa, resultados de experiências, dados estatísticos) / na conclusão, a relevância do tema é confirmada.
  • A linguagem é clara, objetiva e, geralmente, impessoal.
  • O texto é escrito na variedade padrão da língua, com a presença de termos e conceitos científicos de uma ou mais áreas do conhecimento, em terceira pessoa e verbos predominantemente no presente do indicativo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • O tempo reservado a esta etapa deve ser distribuído em 25 minutos para as atividades de revisão e 15 minutos para a escolha do texto e revisão coletiva do texto escolhido.
  • Realize a leitura do slide. Explique aos alunos que, nesta etapa, realizaremos uma “revisão colaborativa”, onde cada grupo receberá o texto de outro grupo, contribuindo com suas observações para a melhoria dos textos dos colegas.
  • Entregue aos grupos a tabela-roteiro de revisão colaborativa, disponível no link apresentado no item “Materiais complementares”. Realize a leitura coletiva, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos. Explique que, na primeira parte do roteiro, eles encontrarão questões para assinalarem “sim” ou “não”, de acordo com a leitura e análise do texto. Na segunda parte, podem escrever dicas, orientações ou sugestões que considerarem pertinentes para a melhoria do texto.
  • O objetivo do “Roteiro de Revisão Colaborativa” proposto nesta atividade é oferecer suporte aos alunos para que se torem revisores do próprio texto, realizando uma observação mais detalhada de cada um dos aspectos da revisão. A avaliação de cada aspecto, seja pelo autor, seja pelo leitor colaborador, visa auxiliar os alunos a internalizarem tais conceitos, utilizando-os naturalmente em suas produções de textos.
  • Após a leitura, análise do texto e preenchimento do roteiro, oriente aos alunos a devolverem os textos para seus autores.
  • Agora o trabalho é de autoavaliação da produção do texto:
  • Cada grupo avaliará o seu texto, através de releitura crítica do mesmo, considerando as orientações realizadas pelos colegas na etapa de revisão colaborativa. Item a item do roteiro, peça que analisem e reflitam se concordam ou não com as anotações dos colegas e realizem suas próprias observações.
  • Reserve um tempo para as correções ou adequações necessárias, considerando as orientações recebidas através da revisão colaborativa e sua própria avaliação. Nesta etapa, deverá ser feita a reescrita do texto pelos trios.
  • Vale destacar a fundamental importância do trabalho de “volta ao texto”, de revisão do texto produzido pelos alunos, já que observamos que, nas atividades escolares, os alunos cumprem a função de escrever somente para cumprir uma obrigação e ”nem sequer relêem seus textos acostumados que estão a tratá-los como uma prestação de contas a uma exigência imposta pelo professor. Como uma medida - dentre outras possíveis - para mudar essa atitude, proponho então que caracterizemos, na prática, o trabalho de composição textual como um trabalho de idas e vindas e de reelaborações. Criar uma diferenciação entre o tipo de papel usado, para a primeira versão do que escrevemos e aquele no qual faremos a edição final dos nossos trabalhos é um primeiro passo para materializar, no dia-a-dia das crianças, o sentido de que escrever é reescrever, revisar, buscando aperfeiçoar (...). Não podemos esquecer que os propósitos da atividade de revisar um texto vão muito além da correção ortográfica: ao reelaborar um texto com nossos alunos, temos que priorizar a melhoria da qualidade do texto em si, visto como um discurso que tem uma intenção comunicativa. É prioritário então investir no aprimoramento da linguagem utilizada, na melhoria da coerência e coesão entre as diferentes partes escritas e no propósito de alcançar nossa intenção (persuadir, surpreender, etc) junto ao leitor.” (MORAIS, 1998: 119).

Materiais complementares:

Folha: revisão colaborativa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Compartilhando os textos:

1- Após a reescrita dos textos, informe aos alunos que será feita a seleção do texto a ser divulgado.

2- Peça que cada grupo determine quem será o aluno que realizará a leitura em voz alta e oriente os grupos durante a realização da leitura de seus textos para a apreciação da turma.

Escolhendo o texto:

3- Após a leitura de todos, inicie o processo de eleição para a escolha do texto que melhor representará o trabalho realizado por todos. Enfatize, junto aos alunos, a importância de serem imparciais na escolha, sendo necessário valorizar aquele que, na opinião da turma, melhor conseguiu respeitar as características do gênero “divulgação científica” e produzir um texto bem fundamentado e compreensível ao público leitor.

4- Decida se a eleição será com voto aberto ou se considera necessário que votem em cédulas, com apuração coletiva.

5- Anote no quadro os votos dos alunos, segundo a tabela apresentada no slide.

Realizando a revisão coletiva:

6- Após a escolha, apresente novamente o texto a todos, realizando uma releitura. Questione se existe algo a ser ainda melhorado no texto, refletindo novamente sobre:

  • Título.
  • Desenvolvimento do tema.
  • Escolha dos assuntos relacionados ao tema.
  • Linguagem.
  • Recursos coesivos.
  • Recursos multissemióticos.
  • Conclusão.

Caso os alunos apresentem sugestões pertinentes neste momento, realize a reescrita no quadro, de acordo com as correções que julgarem necessárias.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Encerre a aula e esta sequência de 15 aulas sobre o gênero expositivo de divulgação científica realizando a leitura do slide.

2- Oriente os alunos durante a realização da tarefa de edição e formatação do “Informativo Escolar” (descrita a seguir) e assegure que o mesmo seja distribuído para a comunidade escolar, destacando sobre a importância da função social deste gênero. Reforce que, além de auxiliar os alunos a contribuírem com a divulgação de informações e temas científicos importantes, essa atividade também contribui para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades no campo de leitura, oralidade e escrita.

3- Sugira a anotação das descobertas finais no “caderno de descobertas”, encerrando o processo de “descobertas pedagógicas” sobre o gênero tratado nesta sequência de 15 aulas.

Orientações para a edição final - sugestão de trabalho extraclasse.

Caso considere pertinente e tenha recursos disponíveis, sugiro a continuidade desta atividade em outra aula, especialmente para tratar desta formatação, disponibilizando o texto pronto a todos os alunos para que possam utilizar os recursos de tecnologia e mídias digitais ao finalizar o informativo. Desta forma, ampliamos as aprendizagens envolvidas neste trabalho.

Em um encontro posterior, o texto deverá ser impresso e distribuído no formato do “Informativo Escolar”, a ser divulgado a toda a comunidade escolar, com a periodicidade definida na aula 13 desta sequência. Nesta etapa, oriente os alunos sobre a realização da edição, que poderá ser proposta como atividade extraclasse (tarefa de casa) ou realizado na escola no contraturno das aulas, perante agendamento com professor, monitor de informática ou algum profissional disponível, caso a escola possibilite tal acompanhamento:

1- Considerando as possibilidades da escola e os recursos disponíveis aos alunos, defina se o trabalho final será feito à mão pelos alunos e reproduzido para distribuição. Neste caso, ofereça o papel, no tamanho adequado para reprodução e oriente em relação à letra, paragrafação, disposição das ilustrações. Oriente que o responsável por essa edição será o grupo que escreveu o texto escolhido. Os demais alunos podem neste momento, contribuir com sugestões, participando de forma colaborativa da edição.

2- Caso a escola ofereça recursos para digitação e impressão, como um laboratório de informática com algum software de edição de textos (Google Docs, Word), organize o trabalho segundo o modelo apresentado na aula 14 desta sequência. Neste caso, os alunos devem receber o arquivo já formatado com a fonte e espaçamento definidos, bem como o cabeçalho com o título do informativo, segundo o modelo.

Distribuição

3- Proponha a finalização da atividade organizando como será realizada a distribuição do informativo por eles: Estabeleça grupos que irão distribuir aos alunos das outras salas, aos professores, aos funcionários, no entorno da escola e aos pais na entrada e saída dos períodos de aula.

4- Combine o dia e os horários em que realizarão a distribuição e oriente-os a explicarem sobre o objetivo do informativo às pessoas que estarão recebendo.

Refletindo

5- Pergunte:

  • Como foi realizar um trabalho de produção de um texto que será distribuído para a leitura de muitas pessoas?
  • Quais cuidados precisamos ter, sabendo que o público leitor será tão amplo?
  • Como você se sentiu ao realizar esse trabalho?
  • De tudo o que aprendeu, o que considera mais importante para o seu crescimento?

Material complementar:

Modelo: informativo escolar.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “ Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Roteiro de revisão, modelo de informativo escolar, textos para leitura, material (papel, lápis, borracha) para escrita e “caderno de descobertas” (recurso pedagógico utilizado para anotações referentes às descobertas pedagógicas realizadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem promovido por esta sequência de aulas sobre o gênero “divulgação científica”).

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O acesso aos recursos audiovisuais, internet, computadores para edição do texto e impressoras para reprodução do informativo produzido..
  • A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de revisão e edição de um informativo com uma produção escrita no gênero, sendo eles: reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).

Referências sobre o assunto:

  • DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
  • SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
  • NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LUPPI, Sandra Elaine - O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino, disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • MORAIS, A.G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Editora Ática,1998.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o slide para os alunos, incentivando-os a realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta terceira aula do módulo de “produção de texto”. Estimule-os, recordando sobre a importância do produto final proposto na aula 13 e produzido na aula 14: produção e distribuição de um informativo, com periodicidade definida de acordo com as possibilidades da escola, levando ao público relacionado à comunidade escolar textos com curiosidades e temas científicos relevantes produzidos pelos alunos.

Professor, no processo de produção escrita de textos vale saber que “discutidas e definidas as questões relativas aos aspectos sociocomunicativos (para quê – propósito; para quem – destinatário; o quê – conteúdo; como – formato), as quais dizem respeito à interação e contextualizam a produção de textos, precisamos refletir sobre outras, que estão intrinsecamente ligadas aos aspectos cognitivos e se referem ao campo psicológico da atividade intelectual do processo de produção: gerar, selecionar e organizar idéias; esboçar em uma primeira versão; revisar; editar em uma versão final!” (LEAL-BRANDÃO, 2002: 36, grifo nosso).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a se organizarem em trio, conforme a formação realizada nas aulas anteriores deste módulo de “produção de texto”.
  • Oralmente, retome com os alunos as duas etapas que antecederam esta aula: etapa de planejamento e etapa de produção do texto escrito. Questione-os sobre o que pensam que farão em uma aula em que deverão revisar e editar um texto. Deixe que expressem suas ideias e explique que o propósito desta aula é preparar o texto para o leitor final. Sendo assim, deverão realizar uma leitura crítica do texto, avaliando o conteúdo, a organização e a linguagem, considerando as características do gênero e a situação comunicativa com o portador (folheto informativo) e público-alvo - leitor final (comunidade escolar) e, finalmente, realizando as correções e adequações necessárias.
  • Solicite aos alunos que consultem o “caderno de descobertas”, recurso sugerido desde a primeira aula desta sequência de 15 aulas sobre o gênero expositivo de divulgação científica, e que realizem a leitura de todas as observações e descobertas pedagógicas realizadas por eles durante esse processo de construção de conhecimentos sobre o gênero. Essa retomada se justifica como reforço das características a serem analisadas nos textos que serão revisados e editados nesta aula.

Para recordar:

O gênero expositivo de divulgação científica é um gênero discursivo através do qual o autor transpõe um discurso específico de uma esfera do campo científico para a comunidade em geral, ou seja, é por meio do texto de divulgação científica que a sociedade entra em contato com as pesquisas que estão sendo realizadas, ou que estão em andamento, em linguagem acessível.
Características de um texto de divulgação científica:

  • É um texto expositivo.
  • Sua finalidade é transmitir conhecimentos de natureza científica a um público o mais amplo possível.
  • Como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, de um desenvolvimento e de uma conclusão.
  • Na introdução é apresentada a ideia principal (afirmação, conceito); no desenvolvimento, são descritas as provas da afirmação apresentada inicialmente (exemplos, comparações, relações de efeito e causa, resultados de experiências, dados estatísticos) / na conclusão, a relevância do tema é confirmada.
  • A linguagem é clara, objetiva e, geralmente, impessoal.
  • O texto é escrito na variedade padrão da língua, com a presença de termos e conceitos científicos de uma ou mais áreas do conhecimento, em terceira pessoa e verbos predominantemente no presente do indicativo.

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Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • O tempo reservado a esta etapa deve ser distribuído em 25 minutos para as atividades de revisão e 15 minutos para a escolha do texto e revisão coletiva do texto escolhido.
  • Realize a leitura do slide. Explique aos alunos que, nesta etapa, realizaremos uma “revisão colaborativa”, onde cada grupo receberá o texto de outro grupo, contribuindo com suas observações para a melhoria dos textos dos colegas.
  • Entregue aos grupos a tabela-roteiro de revisão colaborativa, disponível no link apresentado no item “Materiais complementares”. Realize a leitura coletiva, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos. Explique que, na primeira parte do roteiro, eles encontrarão questões para assinalarem “sim” ou “não”, de acordo com a leitura e análise do texto. Na segunda parte, podem escrever dicas, orientações ou sugestões que considerarem pertinentes para a melhoria do texto.
  • O objetivo do “Roteiro de Revisão Colaborativa” proposto nesta atividade é oferecer suporte aos alunos para que se torem revisores do próprio texto, realizando uma observação mais detalhada de cada um dos aspectos da revisão. A avaliação de cada aspecto, seja pelo autor, seja pelo leitor colaborador, visa auxiliar os alunos a internalizarem tais conceitos, utilizando-os naturalmente em suas produções de textos.
  • Após a leitura, análise do texto e preenchimento do roteiro, oriente aos alunos a devolverem os textos para seus autores.
  • Agora o trabalho é de autoavaliação da produção do texto:
  • Cada grupo avaliará o seu texto, através de releitura crítica do mesmo, considerando as orientações realizadas pelos colegas na etapa de revisão colaborativa. Item a item do roteiro, peça que analisem e reflitam se concordam ou não com as anotações dos colegas e realizem suas próprias observações.
  • Reserve um tempo para as correções ou adequações necessárias, considerando as orientações recebidas através da revisão colaborativa e sua própria avaliação. Nesta etapa, deverá ser feita a reescrita do texto pelos trios.
  • Vale destacar a fundamental importância do trabalho de “volta ao texto”, de revisão do texto produzido pelos alunos, já que observamos que, nas atividades escolares, os alunos cumprem a função de escrever somente para cumprir uma obrigação e ”nem sequer relêem seus textos acostumados que estão a tratá-los como uma prestação de contas a uma exigência imposta pelo professor. Como uma medida - dentre outras possíveis - para mudar essa atitude, proponho então que caracterizemos, na prática, o trabalho de composição textual como um trabalho de idas e vindas e de reelaborações. Criar uma diferenciação entre o tipo de papel usado, para a primeira versão do que escrevemos e aquele no qual faremos a edição final dos nossos trabalhos é um primeiro passo para materializar, no dia-a-dia das crianças, o sentido de que escrever é reescrever, revisar, buscando aperfeiçoar (...). Não podemos esquecer que os propósitos da atividade de revisar um texto vão muito além da correção ortográfica: ao reelaborar um texto com nossos alunos, temos que priorizar a melhoria da qualidade do texto em si, visto como um discurso que tem uma intenção comunicativa. É prioritário então investir no aprimoramento da linguagem utilizada, na melhoria da coerência e coesão entre as diferentes partes escritas e no propósito de alcançar nossa intenção (persuadir, surpreender, etc) junto ao leitor.” (MORAIS, 1998: 119).

Materiais complementares:

Folha: revisão colaborativa.

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Orientações:

Compartilhando os textos:

1- Após a reescrita dos textos, informe aos alunos que será feita a seleção do texto a ser divulgado.

2- Peça que cada grupo determine quem será o aluno que realizará a leitura em voz alta e oriente os grupos durante a realização da leitura de seus textos para a apreciação da turma.

Escolhendo o texto:

3- Após a leitura de todos, inicie o processo de eleição para a escolha do texto que melhor representará o trabalho realizado por todos. Enfatize, junto aos alunos, a importância de serem imparciais na escolha, sendo necessário valorizar aquele que, na opinião da turma, melhor conseguiu respeitar as características do gênero “divulgação científica” e produzir um texto bem fundamentado e compreensível ao público leitor.

4- Decida se a eleição será com voto aberto ou se considera necessário que votem em cédulas, com apuração coletiva.

5- Anote no quadro os votos dos alunos, segundo a tabela apresentada no slide.

Realizando a revisão coletiva:

6- Após a escolha, apresente novamente o texto a todos, realizando uma releitura. Questione se existe algo a ser ainda melhorado no texto, refletindo novamente sobre:

  • Título.
  • Desenvolvimento do tema.
  • Escolha dos assuntos relacionados ao tema.
  • Linguagem.
  • Recursos coesivos.
  • Recursos multissemióticos.
  • Conclusão.

Caso os alunos apresentem sugestões pertinentes neste momento, realize a reescrita no quadro, de acordo com as correções que julgarem necessárias.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Encerre a aula e esta sequência de 15 aulas sobre o gênero expositivo de divulgação científica realizando a leitura do slide.

2- Oriente os alunos durante a realização da tarefa de edição e formatação do “Informativo Escolar” (descrita a seguir) e assegure que o mesmo seja distribuído para a comunidade escolar, destacando sobre a importância da função social deste gênero. Reforce que, além de auxiliar os alunos a contribuírem com a divulgação de informações e temas científicos importantes, essa atividade também contribui para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades no campo de leitura, oralidade e escrita.

3- Sugira a anotação das descobertas finais no “caderno de descobertas”, encerrando o processo de “descobertas pedagógicas” sobre o gênero tratado nesta sequência de 15 aulas.

Orientações para a edição final - sugestão de trabalho extraclasse.

Caso considere pertinente e tenha recursos disponíveis, sugiro a continuidade desta atividade em outra aula, especialmente para tratar desta formatação, disponibilizando o texto pronto a todos os alunos para que possam utilizar os recursos de tecnologia e mídias digitais ao finalizar o informativo. Desta forma, ampliamos as aprendizagens envolvidas neste trabalho.

Em um encontro posterior, o texto deverá ser impresso e distribuído no formato do “Informativo Escolar”, a ser divulgado a toda a comunidade escolar, com a periodicidade definida na aula 13 desta sequência. Nesta etapa, oriente os alunos sobre a realização da edição, que poderá ser proposta como atividade extraclasse (tarefa de casa) ou realizado na escola no contraturno das aulas, perante agendamento com professor, monitor de informática ou algum profissional disponível, caso a escola possibilite tal acompanhamento:

1- Considerando as possibilidades da escola e os recursos disponíveis aos alunos, defina se o trabalho final será feito à mão pelos alunos e reproduzido para distribuição. Neste caso, ofereça o papel, no tamanho adequado para reprodução e oriente em relação à letra, paragrafação, disposição das ilustrações. Oriente que o responsável por essa edição será o grupo que escreveu o texto escolhido. Os demais alunos podem neste momento, contribuir com sugestões, participando de forma colaborativa da edição.

2- Caso a escola ofereça recursos para digitação e impressão, como um laboratório de informática com algum software de edição de textos (Google Docs, Word), organize o trabalho segundo o modelo apresentado na aula 14 desta sequência. Neste caso, os alunos devem receber o arquivo já formatado com a fonte e espaçamento definidos, bem como o cabeçalho com o título do informativo, segundo o modelo.

Distribuição

3- Proponha a finalização da atividade organizando como será realizada a distribuição do informativo por eles: Estabeleça grupos que irão distribuir aos alunos das outras salas, aos professores, aos funcionários, no entorno da escola e aos pais na entrada e saída dos períodos de aula.

4- Combine o dia e os horários em que realizarão a distribuição e oriente-os a explicarem sobre o objetivo do informativo às pessoas que estarão recebendo.

Refletindo

5- Pergunte:

  • Como foi realizar um trabalho de produção de um texto que será distribuído para a leitura de muitas pessoas?
  • Quais cuidados precisamos ter, sabendo que o público leitor será tão amplo?
  • Como você se sentiu ao realizar esse trabalho?
  • De tudo o que aprendeu, o que considera mais importante para o seu crescimento?

Material complementar:

Modelo: informativo escolar.

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