Atividade para impressão - Roteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação científica.
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Textos impressos para leitura, roteiro preenchido na aula 13 desta sequência e material (papel, lápis, borracha) para escrita.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O acesso aos recursos audiovisuais e internet.
- A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
- Os alunos poderão apresentar dificuldades na escrita do texto, considerando os conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de produção, sendo eles: utilizar na escrita do texto as características do gênero e a estrutura de composição (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); considerar sua função social e meio de circulação; utilizar recursos como o uso de imagens, gráficos e infográficos; considerar os aspectos de coesão pronominal e a aplicação correta de citações, caso as utilizem.
Referências sobre o assunto:
- DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
- SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
- NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LUPPI, S. E. O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o slide para os alunos, deixando-os realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta segunda aula do módulo de “produção de texto”. Estimule-os, recordando sobre a importância do produto final proposto na aula 13: produção e distribuição de um informativo, com periodicidade definida de acordo com as possibilidades da escola, levando ao público relacionado à comunidade escolar textos com curiosidades e temas científicos relevantes produzidos pelos alunos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS