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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Planejando a escrita de textos expositivos de divulgação científica

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Fichas do jogo, textos impressos para leitura e material (papel, lápis, borracha) para escrita.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O acesso aos recursos audiovisuais e à internet.
  • A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de produção escrita no gênero, sendo eles: Reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).

Referências sobre o assunto:

  • DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
  • SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
  • NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LUPPI, S. E. O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos, deixando-os realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta primeira aula do módulo de “produção de texto”.

Vale destacar que “a didática da escrita, em uma abordagem que visa ao desenvolvimento progressivo dessa atividade em todo o transcorrer da escolaridade, exige que consideremos as práticas comunicativas e culturais de uso dos textos. Ela também exige que levemos em conta os aspectos afetivos, cognitivos e sociais que estão em jogo. Portanto, a escrita é considerada como uma forma de comunicação, de expressão e de conhecimento.” (DOLZ, GAGNON, DECÂNIO, 2010, p. 13).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Jogo “Descubra o Texto”.
1- Organize os alunos em pequenos agrupamentos de até três alunos, com o objetivo de oportunizar a troca de ideias e conhecimentos.

Essa mesma formação em trios deve ser preservada em todas as etapas desta aula e nas aulas 14 e 15 desta sequência de aulas do módulo “Produção de Texto”.
2- Entregue a cada grupo um envelope contendo diversos trechos de textos (arquivo no item “Materiais complementares”).
3- O desafio é identificar quais são os trechos referentes ao gênero expositivo de divulgação científica, associando-os às suas características.
4- Realize a leitura da ficha que contém características do gênero expositivo de divulgação científica e conclua a etapa, questionando-os:

  • Quem escreve um texto expositivo de divulgação científica?
  • Para quem escreve?
  • Escreve para quê? (finalidade)
  • Que tipo de assunto aparece nesses textos?
  • Como é a maneira de escrever? Qual a linguagem utilizada?
  • Como o título se apresenta?
  • Onde costumamos encontrar os textos deste gênero? (contexto de circulação e suporte)
  • Como se observa a composição textual de texto expositivo de divulgação científica? (forma como o texto se apresenta)

As sugestões de respostas encontram-se em link nos materiais complementares.

Neste momento, sugiro a retomada do “caderno de descobertas” e a realização da leitura coletiva e compartilhada de todas as descobertas realizadas desde o primeiro plano desta sequência de atividades. Veremos as anotações referentes às características do gênero e sua função social, o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções, além de aspectos de coesão pronominal, o uso de citações e a estrutura de desenvolvimento do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão).

Importante: cada grupo receberá uma tabela com as questões acima, devendo preenchê-la de acordo com as conclusões das reflexões orais promovidas por você. Essa tabela deve ser reservada para uso posterior na etapa de revisão, proposta na aula 15 desta sequência de aulas sobre o gênero “texto expositivo de divulgação científica”.
O objetivo desta atividade é a retomada dos aspectos que caracterizam o gênero tratado nesta sequência de atividades de uma forma lúdica, porém reflexiva.

Observação: Todos os trechos de textos incluídos nas fichas do jogo foram extraídos da Revista Ciência Hoje das Crianças, edição 248 de agosto de 2013, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.

Material complementar:

Fichas para impressão.

Respostas - Jogo “Descubra o Texto”.

Tabela - aspectos a serem respeitados na produção escrita do gênero “texto expositivo de divulgação científica”.

Tabela - respostas sugeridas.

Desenvolvimento select-down

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Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

O tempo destinado ao desenvolvimento da aula deve ser distribuído da seguinte forma: 4 minutos para a apresentação da proposta da atividade, 15 minutos para a leitura e análise do material disponibilizado (textos e vídeos) e 15 minutos para o preenchimento do roteiro.

1- Apresente a proposta da atividade:

  • Informe aos alunos que irão colocar em prática todo conhecimento promovido pelos estudos abordados nas aulas anteriores desta sequência de atividades, com o objetivo de criar, em sua escola, um canal de divulgação de informações relevantes do campo científico, através da produção e distribuição de informativos, de periodicidade mensal (ou adequada à realidade da turma, da escola ou do número de aulas disponíveis para tal atividade) à comunidade escolar. Para dar início a esta proposta, os alunos, nos grupos já definidos na abertura desta aula, produzirão um texto, de forma compartilhada, respeitando as características do gênero expositivo de divulgação científica.
  • Considerando a função do gênero, explique que produzirão um texto com a finalidade de repassar e divulgar conhecimentos científicos ao grande público, com base em estudos aprofundados, frutos de pesquisas e experimentos. Nessa atividade, os textos produzidos pelos grupos passarão por uma “eleição” entre os alunos da turma e o texto selecionado será divulgado na comunidade escolar, através de um informativo impresso a ser entregue aos alunos, professores e funcionários, conforme modelo disponível nos materiais complementares.

Vale saber que “para que as categorias didáticas sugeridas para o trabalho com a produção de textos possam assegurar bons resultados, é importante uma análise cuidadosa do texto-modelo e das características do gênero em que se inscreve, de maneira a poder avaliar o texto que a criança produz de modo a identificar o que ela já sabe e o que ainda precisa aprender. A resposta a estas questões é fundamental para orientar o trabalho a ser desenvolvido.” (NÓBREGA, 2011, v. 1, n. 1, p. 24).

A atividade propõe um produto final (produção de um informativo), construído através da reescrita de texto, respeitando as características do gênero “divulgação científica” e elaborado a partir de informações contidas em textos expositivos, vídeos e infográficos tratando de um tema específico do universo científico, no caso “DNA e Clonagem”. Para tanto, torna-se imprescindível o planejamento da escrita considerando os padrões que determinam a estrutura do gênero.

Segundo Nóbrega (2011, v. 1, n. 1, p. 25) “as categorias propostas para ensinar a produzir textos permitem que, de diferentes formas, os alunos construam referências sobre os gêneros, apropriando-se das estruturas composicionais, do universo temático e estilístico dos textos que transcrevem, reproduzem, imitam. Aprendendo a reformular as palavras do outro, o aluno aprende os processos de autorreformulação que caracterizam o trabalho do escritor, ao elaborar tanto o conteúdo como a expressão, reformulando pela simples refacção de passagens ou pela alteração total.”

Dolz (2010, p. 27) afirma que “o processo de linearização do texto é assegurado pelo emprego do conjunto de unidades linguísticas e das fórmulas expressivas características do texto”, o que justifica e reforça a importância da elaboração de um planejamento da escrita, seja em forma de roteiros, tabelas ou anotações, determinando os aspectos a serem observados para garantir a qualidade e adequação do texto produzido.

2- Ofereça aos alunos o material para leitura e estudo:

Textos do gênero expositivo de divulgação científica disponíveis em Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, de agosto de 2013, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018. Os textos a seguir foram os mesmos utilizados na atividade de abertura desta aula.

  • DNA - 60 anos de uma descoberta. (p. 2 a 5)
  • Você sabia que os animais silvestres também podem ser clonados? (p. 12)
  • Como funciona a clonagem? (p. 28)
  • Infográfico. (p. 28)

Vídeos:

  • Segredos do DNA - Publicado no site CHC em 10/03/2015, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.
  • Você já viu um DNA? - Publicado no site CHC em 06/07/2009, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.

Nesta etapa, o objetivo é a alimentação temática, parte do planejamento de escrita que visa oferecer subsídios aos alunos para que produzam o seu texto.

Material complementar:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.

Modelo de informativo

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Analisando o roteiro:

  • Informe aos alunos que o objetivo é que cada grupo realize a escrita de um texto, considerando os conteúdos selecionados e definidos neste planejamento. Após as etapas de planejamento, aula 13, produção escrita, aula 14, edição e revisão, aula 15, realizadas sempre em grupos, todos os alunos da sala irão escolher entre os textos produzidos por eles, aquele que melhor apresentar o tema dentro das características do gênero e que merecerá integrar o “informativo da escola”.
  • Entregue o roteiro de preparação da escrita, disponível neste link. Explique aos alunos que, em grupos, irão preencher as etapas descritas no roteiro, de acordo com a observação e leitura dos textos e vídeos apresentados. Realize a leitura dos slides 5, 6 e 7, de forma coletiva, resolvendo dúvidas.

2- Planejando a escrita:

  • Passe para a próxima etapa, quando os alunos deverão preencher o roteiro em grupos. Esta será a etapa de planejamento do texto que será produzido por eles na próxima aula desta sequência. Neste momento, vá circulando entre os grupos para acompanhar o trabalho e realize as intervenções que se fizerem necessárias. Oriente em relação aos aspectos:

Título- Para escolher um título, considere os assuntos que serão abordados durante o texto, apresentados nos materiais de pesquisa; não fuja ao tema!

Introdução- Apresente o assunto utilizando recursos de escrita que instigue a curiosidade do leitor, estimulando-o a ler o texto todo.

Ideia principal- Determine qual será o tema principal que desencadeará os demais assuntos e informações. Ex: ao falar sobre DNA, pode-se discorrer sobre genes, formação dos cromossomos, clonagem, entre outros assuntos.

Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1 - Planejando a escrita

  • Oriente em relação aos aspectos:

Público-alvo- Considere que estaremos escrevendo para a comunidade escolar, que é formada por alunos, professores, funcionários da escola, colaboradores e familiares, portanto, deve-se evitar uma linguagem extremamente formal e o uso de termos técnicos em excesso, apesar do gênero exigir uma certa formalidade.

Relevância do tema- Considerando o público leitor, deixe claro, no texto, qual é a importância em obtermos conhecimento sobre esse assunto. Ex: ao conhecermos sobre o DNA e genética, passamos a ter ciência de informações como: doenças genéticas, as características que herdamos dos pais, entre tantas outras.

Desenvolvimento- Determine quais são as informações que considera relevantes para integrarem o texto. Determine quantos parágrafos e quais as informações que irão em cada parágrafo desta etapa de desenvolvimento do assunto.

Conclusão- Defina como confirmará a relevância do tema na etapa de fechamento do assunto.

Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1 - Planejando a escrita

  • Oriente em relação aos aspectos:

Uso de citações- Considere a inclusão de citações para comprovar ou confirmar uma informação apresentada. Mas, lembre-se: ao mencionar uma informação dita por outra pessoa, observe o uso de aspas e a indicação da fonte ou autor da fala.

Coesão pronominal- Não se esqueça de que a repetição de palavras torna o texto cansativo e, muitas veze,s causa prejuízo no entendimento, portanto, procure relacionar as informações apresentadas no texto através da utilização de pronomes, quando adequado, evitando repetições.


Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Leia o slide e pergunte aos alunos:

  • De que forma as estratégias e os recursos utilizados nesta aula (retomada das caracte?isticas do gênero, alimentação temática, apresentação de textos como modelo e elaboração do roteiro) podem ajudar os grupos no momento da produção do texto escrito?

Sugestão de “leitura deleite” aos alunos:

Livro - “O clone da vovó”, de Pedro Ernesto de Luna, Atual Editora.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Fichas do jogo, textos impressos para leitura e material (papel, lápis, borracha) para escrita.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O acesso aos recursos audiovisuais e à internet.
  • A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de produção escrita no gênero, sendo eles: Reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).

Referências sobre o assunto:

  • DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
  • SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
  • NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LUPPI, S. E. O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos, deixando-os realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta primeira aula do módulo de “produção de texto”.

Vale destacar que “a didática da escrita, em uma abordagem que visa ao desenvolvimento progressivo dessa atividade em todo o transcorrer da escolaridade, exige que consideremos as práticas comunicativas e culturais de uso dos textos. Ela também exige que levemos em conta os aspectos afetivos, cognitivos e sociais que estão em jogo. Portanto, a escrita é considerada como uma forma de comunicação, de expressão e de conhecimento.” (DOLZ, GAGNON, DECÂNIO, 2010, p. 13).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Jogo “Descubra o Texto”.
1- Organize os alunos em pequenos agrupamentos de até três alunos, com o objetivo de oportunizar a troca de ideias e conhecimentos.

Essa mesma formação em trios deve ser preservada em todas as etapas desta aula e nas aulas 14 e 15 desta sequência de aulas do módulo “Produção de Texto”.
2- Entregue a cada grupo um envelope contendo diversos trechos de textos (arquivo no item “Materiais complementares”).
3- O desafio é identificar quais são os trechos referentes ao gênero expositivo de divulgação científica, associando-os às suas características.
4- Realize a leitura da ficha que contém características do gênero expositivo de divulgação científica e conclua a etapa, questionando-os:

  • Quem escreve um texto expositivo de divulgação científica?
  • Para quem escreve?
  • Escreve para quê? (finalidade)
  • Que tipo de assunto aparece nesses textos?
  • Como é a maneira de escrever? Qual a linguagem utilizada?
  • Como o título se apresenta?
  • Onde costumamos encontrar os textos deste gênero? (contexto de circulação e suporte)
  • Como se observa a composição textual de texto expositivo de divulgação científica? (forma como o texto se apresenta)

As sugestões de respostas encontram-se em link nos materiais complementares.

Neste momento, sugiro a retomada do “caderno de descobertas” e a realização da leitura coletiva e compartilhada de todas as descobertas realizadas desde o primeiro plano desta sequência de atividades. Veremos as anotações referentes às características do gênero e sua função social, o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções, além de aspectos de coesão pronominal, o uso de citações e a estrutura de desenvolvimento do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão).

Importante: cada grupo receberá uma tabela com as questões acima, devendo preenchê-la de acordo com as conclusões das reflexões orais promovidas por você. Essa tabela deve ser reservada para uso posterior na etapa de revisão, proposta na aula 15 desta sequência de aulas sobre o gênero “texto expositivo de divulgação científica”.
O objetivo desta atividade é a retomada dos aspectos que caracterizam o gênero tratado nesta sequência de atividades de uma forma lúdica, porém reflexiva.

Observação: Todos os trechos de textos incluídos nas fichas do jogo foram extraídos da Revista Ciência Hoje das Crianças, edição 248 de agosto de 2013, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.

Material complementar:

Fichas para impressão.

Respostas - Jogo “Descubra o Texto”.

Tabela - aspectos a serem respeitados na produção escrita do gênero “texto expositivo de divulgação científica”.

Tabela - respostas sugeridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

O tempo destinado ao desenvolvimento da aula deve ser distribuído da seguinte forma: 4 minutos para a apresentação da proposta da atividade, 15 minutos para a leitura e análise do material disponibilizado (textos e vídeos) e 15 minutos para o preenchimento do roteiro.

1- Apresente a proposta da atividade:

  • Informe aos alunos que irão colocar em prática todo conhecimento promovido pelos estudos abordados nas aulas anteriores desta sequência de atividades, com o objetivo de criar, em sua escola, um canal de divulgação de informações relevantes do campo científico, através da produção e distribuição de informativos, de periodicidade mensal (ou adequada à realidade da turma, da escola ou do número de aulas disponíveis para tal atividade) à comunidade escolar. Para dar início a esta proposta, os alunos, nos grupos já definidos na abertura desta aula, produzirão um texto, de forma compartilhada, respeitando as características do gênero expositivo de divulgação científica.
  • Considerando a função do gênero, explique que produzirão um texto com a finalidade de repassar e divulgar conhecimentos científicos ao grande público, com base em estudos aprofundados, frutos de pesquisas e experimentos. Nessa atividade, os textos produzidos pelos grupos passarão por uma “eleição” entre os alunos da turma e o texto selecionado será divulgado na comunidade escolar, através de um informativo impresso a ser entregue aos alunos, professores e funcionários, conforme modelo disponível nos materiais complementares.

Vale saber que “para que as categorias didáticas sugeridas para o trabalho com a produção de textos possam assegurar bons resultados, é importante uma análise cuidadosa do texto-modelo e das características do gênero em que se inscreve, de maneira a poder avaliar o texto que a criança produz de modo a identificar o que ela já sabe e o que ainda precisa aprender. A resposta a estas questões é fundamental para orientar o trabalho a ser desenvolvido.” (NÓBREGA, 2011, v. 1, n. 1, p. 24).

A atividade propõe um produto final (produção de um informativo), construído através da reescrita de texto, respeitando as características do gênero “divulgação científica” e elaborado a partir de informações contidas em textos expositivos, vídeos e infográficos tratando de um tema específico do universo científico, no caso “DNA e Clonagem”. Para tanto, torna-se imprescindível o planejamento da escrita considerando os padrões que determinam a estrutura do gênero.

Segundo Nóbrega (2011, v. 1, n. 1, p. 25) “as categorias propostas para ensinar a produzir textos permitem que, de diferentes formas, os alunos construam referências sobre os gêneros, apropriando-se das estruturas composicionais, do universo temático e estilístico dos textos que transcrevem, reproduzem, imitam. Aprendendo a reformular as palavras do outro, o aluno aprende os processos de autorreformulação que caracterizam o trabalho do escritor, ao elaborar tanto o conteúdo como a expressão, reformulando pela simples refacção de passagens ou pela alteração total.”

Dolz (2010, p. 27) afirma que “o processo de linearização do texto é assegurado pelo emprego do conjunto de unidades linguísticas e das fórmulas expressivas características do texto”, o que justifica e reforça a importância da elaboração de um planejamento da escrita, seja em forma de roteiros, tabelas ou anotações, determinando os aspectos a serem observados para garantir a qualidade e adequação do texto produzido.

2- Ofereça aos alunos o material para leitura e estudo:

Textos do gênero expositivo de divulgação científica disponíveis em Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, de agosto de 2013, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018. Os textos a seguir foram os mesmos utilizados na atividade de abertura desta aula.

  • DNA - 60 anos de uma descoberta. (p. 2 a 5)
  • Você sabia que os animais silvestres também podem ser clonados? (p. 12)
  • Como funciona a clonagem? (p. 28)
  • Infográfico. (p. 28)

Vídeos:

  • Segredos do DNA - Publicado no site CHC em 10/03/2015, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.
  • Você já viu um DNA? - Publicado no site CHC em 06/07/2009, disponível neste link, acesso em 30 de novembro de 2018.

Nesta etapa, o objetivo é a alimentação temática, parte do planejamento de escrita que visa oferecer subsídios aos alunos para que produzam o seu texto.

Material complementar:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.

Modelo de informativo

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Orientações:

1- Analisando o roteiro:

  • Informe aos alunos que o objetivo é que cada grupo realize a escrita de um texto, considerando os conteúdos selecionados e definidos neste planejamento. Após as etapas de planejamento, aula 13, produção escrita, aula 14, edição e revisão, aula 15, realizadas sempre em grupos, todos os alunos da sala irão escolher entre os textos produzidos por eles, aquele que melhor apresentar o tema dentro das características do gênero e que merecerá integrar o “informativo da escola”.
  • Entregue o roteiro de preparação da escrita, disponível neste link. Explique aos alunos que, em grupos, irão preencher as etapas descritas no roteiro, de acordo com a observação e leitura dos textos e vídeos apresentados. Realize a leitura dos slides 5, 6 e 7, de forma coletiva, resolvendo dúvidas.

2- Planejando a escrita:

  • Passe para a próxima etapa, quando os alunos deverão preencher o roteiro em grupos. Esta será a etapa de planejamento do texto que será produzido por eles na próxima aula desta sequência. Neste momento, vá circulando entre os grupos para acompanhar o trabalho e realize as intervenções que se fizerem necessárias. Oriente em relação aos aspectos:

Título- Para escolher um título, considere os assuntos que serão abordados durante o texto, apresentados nos materiais de pesquisa; não fuja ao tema!

Introdução- Apresente o assunto utilizando recursos de escrita que instigue a curiosidade do leitor, estimulando-o a ler o texto todo.

Ideia principal- Determine qual será o tema principal que desencadeará os demais assuntos e informações. Ex: ao falar sobre DNA, pode-se discorrer sobre genes, formação dos cromossomos, clonagem, entre outros assuntos.

Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.
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Orientações:

1 - Planejando a escrita

  • Oriente em relação aos aspectos:

Público-alvo- Considere que estaremos escrevendo para a comunidade escolar, que é formada por alunos, professores, funcionários da escola, colaboradores e familiares, portanto, deve-se evitar uma linguagem extremamente formal e o uso de termos técnicos em excesso, apesar do gênero exigir uma certa formalidade.

Relevância do tema- Considerando o público leitor, deixe claro, no texto, qual é a importância em obtermos conhecimento sobre esse assunto. Ex: ao conhecermos sobre o DNA e genética, passamos a ter ciência de informações como: doenças genéticas, as características que herdamos dos pais, entre tantas outras.

Desenvolvimento- Determine quais são as informações que considera relevantes para integrarem o texto. Determine quantos parágrafos e quais as informações que irão em cada parágrafo desta etapa de desenvolvimento do assunto.

Conclusão- Defina como confirmará a relevância do tema na etapa de fechamento do assunto.

Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.
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Orientações:

1 - Planejando a escrita

  • Oriente em relação aos aspectos:

Uso de citações- Considere a inclusão de citações para comprovar ou confirmar uma informação apresentada. Mas, lembre-se: ao mencionar uma informação dita por outra pessoa, observe o uso de aspas e a indicação da fonte ou autor da fala.

Coesão pronominal- Não se esqueça de que a repetição de palavras torna o texto cansativo e, muitas veze,s causa prejuízo no entendimento, portanto, procure relacionar as informações apresentadas no texto através da utilização de pronomes, quando adequado, evitando repetições.


Material complementar:

  • Roteiro de planejamento de escrita.
  • Revista Ciência Hoje das Crianças, edição número 248, agosto de 2013, disponível no site Fundação CAPES Ministério da Educação, acesso em 30 de novembro de 2018.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Leia o slide e pergunte aos alunos:

  • De que forma as estratégias e os recursos utilizados nesta aula (retomada das caracte?isticas do gênero, alimentação temática, apresentação de textos como modelo e elaboração do roteiro) podem ajudar os grupos no momento da produção do texto escrito?

Sugestão de “leitura deleite” aos alunos:

Livro - “O clone da vovó”, de Pedro Ernesto de Luna, Atual Editora.

Slide Plano Aula

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