Plano de Aula

Plano de aula: Análise do gênero exposição oral

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa e de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com internet, data show, quadro e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.

Dificuldades antecipadas: Resistência dos alunos a fazer anotações, visto que não estão acostumados, possivelmente, a pensar a oralidade como campo de estudo sistematizado.

Referências sobre o assunto:

TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem ou já viram o pássaro joão-de-barro. Caso não tenham visto, projete uma imagem dele. Questione-os se eles sabem o porquê do passarinho ter essa fama e o que eles sabem sobre este bichinho. Poderão falar das casinhas de barro que fazem nos postes e árvores, podem citar alguma que já tenham visto ou mesmo que tenha na escola.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos