Plano de aula: Exercitar a paráfrase e a citação literal no resumo

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: os alunos podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.

Materiais complementares:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula

Orientações:

• Diga que serão feitos exercícios para reconhecimento de citação literal e paráfrase, para que os alunos utilizem as marcas linguísticas responsáveis por introduzir, no resumo, a voz de outros autores e textos citados, contribuindo para que os estudantes percebam o diálogo entre os gêneros.
  • A pergunta do slide serve para despertar a atenção dos estudantes para o texto que será lido por eles. Pergunte se conhecem o peixe-boi, caso não saibam quem ele é, busque uma imagem e projete-a. Questione se eles imaginam como seja uma mamadeira para o filhote do peixe-boi. Ouça a opinião de três alunos, antes de passar para a atividade propriamente dita.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos