Plano de Aula

Plano de aula: Exercitar a paráfrase e a citação literal no resumo

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: os alunos podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.

Materiais complementares:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga que serão feitos exercícios para reconhecimento de citação literal e paráfrase, para que os alunos utilizem as marcas linguísticas responsáveis por introduzir, no resumo, a voz de outros autores e textos citados, contribuindo para que os estudantes percebam o diálogo entre os gêneros.
  • A pergunta do slide serve para despertar a atenção dos estudantes para o texto que será lido por eles. Pergunte se conhecem o peixe-boi, caso não saibam quem ele é, busque uma imagem e projete-a. Questione se eles imaginam como seja uma mamadeira para o filhote do peixe-boi. Ouça a opinião de três alunos, antes de passar para a atividade propriamente dita.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP43 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS