Cópia de Atividade ou texto para impressão
Resumo do texto fonte: Das profundezas às alturas.
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Explique a relação de causa e consequência entre a profundidade do mergulho e a pressão dos gases do cilindro dentro dos pulmões e organismos de uma pessoa.
Possível resposta: Quanto mais o indivíduo “desce” ao mar mais os gases do cilindro aumentam a pressão, compensando a força exercida pela água sobre o tórax dos mergulhadores, já que uma quantidade mais elevada de gases entra nos seus pulmões e órgãos.
Justifique a recomendação acerca dos mergulhadores esperarem 24 horas antes de embarcarem em um voo.
Possível resposta: Esse tempo é uma medida de precaução, pois é preciso esperar que todo o gás dissolvido no organismo do mergulhador possa ser, gradativamente, eliminado pelo sangue e pulmões. Quando o indivíduo está submetido a altas altitudes, a pressão diminui; logo, se ele não tiver retirado todo o gás do seu corpo, poderá ser criada uma grande quantidade de bolhas de ar, provenientes da baixa pressão, que antes diluíam esse gás no corpo do mergulhador, causando o que chamam de “doença descompressiva”.
Esses são dois modelos de perguntas para explorar o conteúdo do texto original, antes de propor a leitura do resumo.
Materiais complementares:
ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Como possibilidade de inserção de citação literal do penúltimo parágrafo do texto, segue uma sugestão: O autor cita os efeitos da eliminação abrupta de nitrogênio no corpo dos mergulhadores, dentre as consequências conhecidas, a doença descompressiva é uma delas. Os principais sintomas são: “compressão dos nervos, obstrução das artérias e vasos linfáticos, dores e reações químicas no sangue. ” (ZIN, 2015)
Material complementar:
Link do resumo sem paráfrase e citação literal aqui
Link do resumo COM uma possibilidade de paráfrase e de citação literal aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de citação direta e paráfrase
Finalidade da aula: Leitura de resumo da área das Ciências da Natureza para introduzir nele uma citação literal e uma paráfrase, desafiando o aluno a utilizar esses recursos linguísticos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: resumo de texto da área de Ciências da natureza
Objeto(s) do conhecimento: Marcas linguísticas. Intertextualidade.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP43
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: