Plano de Aula

Plano de aula: Produção de citação direta e paráfrase

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que esta aula tem o propósito de produzir dentro do gênero resumo, para que os estudantes consigam utilizar as vozes textuais (em citações diretas ou indiretas), com o intuito de se familiarizarem com a introdução dos discursos originados de outros textos. Mas, antes disso, faça a pergunta sugerida no slide que servirá para introduzir a temática do texto da revista Ciência Hoje que será resumido.
  • É interessante comparar a abertura de um litro de refrigerante com o que acontece com o corpo de um mergulhador retornando à superfície de uma só vez. Peça que alguém narre o que acontece com a abertura de um refrigerante. Questione se alguém sabe o porquê de acontecer o que foi mencionado. Comente que os gases que estavam diluídos no líquido, quando não estão mais sob pressão, visto que o refrigerante foi aberto, cria as bolhas que visualizamos. Assim ocorre com o corpo humano, pois quanto maior a profundidade do mergulho, maior será a pressão. Quando o mergulhador volta a superfície, é preciso voltar devagar, para que os gases dissolvidos no organismo retornem ao sangue e pulmões, evitando-se a criação de bolhas, semelhante ao processo que ocorre nos refrigerantes.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP43 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS