Plano de aula: Produção de citação direta e paráfrase

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula

Orientações:

• Explique aos alunos que esta aula tem o propósito de produzir dentro do gênero resumo, para que os estudantes consigam utilizar as vozes textuais (em citações diretas ou indiretas), com o intuito de se familiarizarem com a introdução dos discursos originados de outros textos. Mas, antes disso, faça a pergunta sugerida no slide que servirá para introduzir a temática do texto da revista Ciência Hoje que será resumido.
  • É interessante comparar a abertura de um litro de refrigerante com o que acontece com o corpo de um mergulhador retornando à superfície de uma só vez. Peça que alguém narre o que acontece com a abertura de um refrigerante. Questione se alguém sabe o porquê de acontecer o que foi mencionado. Comente que os gases que estavam diluídos no líquido, quando não estão mais sob pressão, visto que o refrigerante foi aberto, cria as bolhas que visualizamos. Assim ocorre com o corpo humano, pois quanto maior a profundidade do mergulho, maior será a pressão. Quando o mergulhador volta a superfície, é preciso voltar devagar, para que os gases dissolvidos no organismo retornem ao sangue e pulmões, evitando-se a criação de bolhas, semelhante ao processo que ocorre nos refrigerantes.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos