Plano de aula: Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza e no campo Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138.)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem escrever sem se atentar às etapas de planejamento ou dando muita ênfase à gramática, sem conceder maior atenção ao encadeamento das ideias do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap .2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Deixe-os à vontade para expressar suas opiniões. É importante que os alunos externalizem suas concepções sobre o processo de escrita. Alguns podem falar que não têm talento para a escrita, outros podem alegar que ficam sem ideias quando estão diante do papel. Diga-lhes que a grande maioria dos escritores só escreve bem porque treina, escreve todos os dias, mostra seus textos a outras pessoas para ouvir críticas e sugestões, passa por revisores, enfim, ninguém escreve o texto uma só vez e ele é considerado pronto e acabado. Todas as pessoas podem escrever bem, desde que pratiquem e saibam ouvir críticas para melhorar.
  • Informe que, antes de um texto ficar pronto, ele passa por vários ajustes: é editado, revisado e formatado (um esquema de revisão e edição de texto pode ser contemplado no plano 15 desta sequência). Reforce que este é um trabalho árduo e o produto (texto) que nós temos no final do processo, com certeza, é bem diferente do início. Tranquilize-os dizendo que esta é a primeira versão, haverá outras etapas para que o texto seja aprimorado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos