Plano de aula: Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura

Materiais necessários: (material para impressão, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Informações sobre o gênero: O gênero mapa conceitual são representações gráficas que possibilitam a ordenação e sequenciamento hierarquizado dos conteúdos. Portanto, sua função é a de unir conhecimento sistematizado e conteúdo curricular, tornando a aprendizagem significativa, fazendo com que o aprendizado deixe de ser meramente teórico e passe a ser parte do aluno (NOVAK, 2000).

Dificuldades antecipadas:Possivelmente os alunos não conheçam o gênero mapa conceitual e nem que ele seja uma forma de resumo. Poderão, também, ter dificuldades em compreender as diferentes semioses que o compõem, tais como setas, os verbos, cores, etc.

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será conhecer o mapa conceitual, porém, antes de ser apresentado a eles esse gênero, lerão um texto da Área de Ciências da Natureza, para que consigam estabelecer a diferença entre os dois gêneros. Explique, também, que conversarão sobre a importância de pesquisar informações em fontes confiáveis.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos