Plano de aula: Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão temática e da coerência

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos, cartolina, tesoura, palavras do bingo cortadas e misturadas em uma caixa ou um copo, computador, data show.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de resumos de textos científicos, talvez, os estudantes não identifiquem de imediato os verbos que introduzem as ações do autor original do texto, tendo em vista a pouca familiaridade com resumos mais formais.

Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;

e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.

Referências sobre o assunto:

Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.

MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MONTEIRO, Luiz Antônio Cavalcanti. Texto jornalístico: semântica e discurso em verbos dicendi. In Revista Palimpseto, nº 23, Ano 15, 2016, pp. 709-723. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num23/estudos/palimpsesto23estudos05.pdf Acesso em 28 nov. 2018.

SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Faça a pergunta do slide e provoque para que os alunos ativem seus conhecimentos prévios sobre este assunto. Diga a eles que uma das formas são os verbos de dizer. Lembre a eles que há verbos de diversos tipos (cite os que provavelmente já aprenderam: verbos de ação, de fenômenos da natureza, de ligação). Então, o que seria “verbos do dizer”? Os alunos poderão responder são verbos relacionados à fala, às formas de dizer alguma coisa. Provoque até que citem exemplos do que estão tentando dizer. Podem dizer, por exemplo, “gritar, murmurar, sussurrar, xingar”.

Segundo Monteiro (2016), “os verbos dicendi são, por natureza, marcadores da presença do interlocutor exatamente por sua função de
indicar de onde vem o enunciado, daí a sua presença maciça em textos escritos.” Temos uma infinidade de verbos do dizer de diferentes categorias semânticas. Para saber mais, consulte o texto referenciado de Monteiro (2016) em “Referências sobre o assunto”, neste plano.

2. Explique aos alunos que esses verbos são importantes no gênero resumo porque são marcas linguísticas que apontam para quem escreveu o resumo. É uma forma do autor do resumo se referir ao autor do texto-fonte que deu origem ao resumo. Além dos verbos, vão estudar também de que formas o autor do texto original aparece referenciado no gênero resumo, pois é outra marca linguística importante para reconhecer a estrutura composicional deste gênero. Outra marca linguística importante que será abordada se refere às palavras que organizam as ideias no texto, como por exemplo: “em primeiro lugar, em segundo lugar”, ou “por um lado, por outro lado”, dentre outras.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos