Plano de aula: O gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza e sua organização para garantir a coerência e progressão temática

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Texto impressos, computador, data show. Textos a serem utilizados neste plano:

FARIA, F.; TAVASSI, A.M.C. Sanguessugas!!!!. Revista Ciência Hoje Criança, 2016. Disponível em: . Acesso em 24 nov. 2018.

ROCHA, L. C. S. Por que o nariz do cão é gelado? Revista Ciência Hoje Criança, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 nov.2018.

Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;

e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os principais temas e as palavras-chave, que devem ser selecionadas para elaborar o resumo. Em geral, os alunos acreditam que o resumo é um texto curto e não conseguem selecionar o que é mais importante, quais são os aspectos essenciais que devem se manter na síntese realizada por eles.

Referências sobre o assunto:

Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.

MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Provoque os alunos com a pergunta e faça a escuta atenta das reações e das respostas. É possível que alguns alunos digam que sim, que podemos copiar partes mais importantes do texto original e montar o resumo a partir delas. Outros poderão dizer que não, que não se deve copiar o texto original, e sim, escrever com outras palavras a mesma coisa. Não dê respostas prontas, apenas faça a mediação da discussão e deixe-os falar.
  • Anote as hipóteses no quadro ou em um cartaz, pois no fechamento da aula elas serão retomadas.
  • Explique aos alunos que vocês vão estudar alguns recursos utilizados no gênero, fazendo a comparação entre dois resumos e seus textos originais. Saliente que os textos são da Área de Ciências da Natureza.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos