Plano de aula: Planejamento do gênero Resumo

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto, para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em extrair do texto as palavras-chave, por não compreender bem esse conceito.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap. 2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5.
Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de planejar as ideias de um resumo antes de escrevê-lo.
  • Utilize a analogia da planta do edifício para que os estudantes compreendam a importância desta etapa. Assim como um bom edifício precisa ser planejado em um desenho que dá a ideia da dimensão dos seus cômodos, incluindo o comprimento e a espessura das paredes, a medida das portas e das janelas e outros acabamentos, como o lugar da pia, chuveiros e instalações elétricas, o bom resumo precisa incluir as etapas de pensar como as ideias e as informações estarão organizadas no texto, a linguagem que será utilizada para atender o público ao qual se destina e quais as marcas linguísticas características do resumo. Se isso não for feito, assim como o edifício,corre o risco de ser mal projetado, o texto corre o risco de ser uma escrita enfadonha e sem finalidade comunicativa.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos