Plano de Aula

Plano de aula: Identificando as palavras-chave no texto informativo.

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários: (texto informativo para impressão, dicionário, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em separar ideias principais e secundárias e identificação das palavras- chave. O aluno pode apresentar, também, falta de domínio de termos técnicos.

Referências sobre o assunto:

O que é o gênero resumo? Disponível em: https://redacaoeasletras.wordpress.com/2016/04/16/2. Acesso em: 20 ago. 2018.

Resumo de texto, Daniela Diana, disponível em:https://www.todamateria.com.br/resumo-de-texto Acesso em: 20 ago. 2018.

4 passos para fazer um bom resumo, Ana Lourenço,disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/4-passos-para-fazer-um-bom-resumo.Acesso em: 20 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será identificar as palavras e frases mais essenciais do texto informativo da área de Ciências da Natureza, diferenciando-as do que não seja tão relevante. Explique, também, que farão um resumo a partir das ideias mais significativas que eles encontraram no texto. Por fim, refletirão acerca do que seja o gênero resumo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos