Plano de aula: Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura

Materiais necessários: texto impresso, computador, dicionário, data show, internet, pincel para quadro branco e apagador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de diferenciar palavras abrangentes e específicas no texto informativo e da leitura do gênero mapa conceitual (a ligação das ideias, por meio das setas, pode ser um obstáculo para o entendimento do texto)

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, AGUIAR, Lorena. V. B de; GONÇALVES, Kelly M; MENEZES, Ana P, publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; , disponível em:http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que eles vão refletir sobre o significado da palavra resumo. Logo em seguida, farão leitura do texto informativo, contendo uma temática do conteúdo de Ciências da Natureza. Posteriormente, elaborarão duas colunas com palavras mais abrangentes e específicas que foram retiradas do texto. Explique que o objetivo dessa tarefa é uma comparação que será feita entre as palavras escolhidas por eles e as que estão presentes no mapa conceitual.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos