Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (Whatsapp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e famílias.
Loon for Chrome para professor (tutorial aqui).
Padlet para professor e estudantes (tutorial aqui).
Mídias de comunicação e interação: indicados como recursos síncronos necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, Whatsapp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype, versão gratuita. Confira aqui ou utilize os canais indicados em recursos opcionais, se for possível para todos.
Veja aqui a orientação de como fazer mapa conceitual para professor
Veja aqui e aqui a orientação de como fazer a elaboração de mapa conceitual para professor
Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets (acesse tutorial aqui) ou o Zoom (acesse tutorial aqui).
Atenção: esta adaptação reúne os planos de aula originais LPO9_05SQA02 e LPO9_05SQA03.
Introdução
Explorando o texto informativo: ideias principais e palavras-chave.
Na introdução desta adaptação sugerimos que utilize as orientações ao professor que estão nos slides de introdução e desenvolvimento do plano original LPO7_09SQA02, que introduzem o gênero resumo a partir de um texto informativo.
Recomendamos manter o tema das ciências da natureza e escolher um novo texto informativo que não seja muito extenso. Indicamos o site Ciências Hoje das Crianças, que traz artigos de divulgação científica com linguagem acessível para estudantes do sétimo ano e para o público em geral (acesse o ChC aqui). Sugerimos que utilize um dos seguintes artigos retirados do site (disponível aqui e aqui).
Para esta etapa, utilize uma ferramenta assíncrona e envie as explicações do que os estudantes devem fazer neste momento da aula, isto é, a leitura e o resumo de um texto informativo ou artigo de divulgação científica. Nesse caso, indicamos o Loon for Chrome (tutorial aqui), ferramenta que permite gravar as orientações em telas, para o passo a passo de grifar as informações essenciais do texto e selecionar as palavras-chave.
Se preferir, pensando nas necessidades da turma, faça essa abordagem sobre o gênero resumo e as orientações para essa introdução à aula, de maneira síncrona, pelas ferramentas indicadas no início desta adaptação (disponível aqui). Escolha o que se adeque mais à sua turma.
Estipule um tempo para essa leitura e para a atividade proposta. Solicite que os estudantes compartilhem as respostas na ferramenta Padlet (como avaliar os alunos a distância?) previamente preparada por você, para receber os resumos elaborados por eles/elas.
Desenvolvimento
Comparando gêneros Resumo e Mapa conceitual
Retome com os estudantes as características do gênero Mapa conceitual, que foi apresentado no primeiro plano dessa sequência de planos (LPO7_09SQA01), e do gênero resumo, com que trabalharam na introdução desta aula.
Se precisar, apresente o mapa conceitual e solicite que eles apresentem o resumo feito, para que fique claro que ambos têm como propósito realizar uma síntese de um texto mais extenso, mantendo as ideias principais.
Oriente-os a retomarem o artigo que leram na introdução desta adaptação para trabalhar com uma lista de ideias mais abrangentes e mais específicas presentes nesse texto . Para essa etapa, siga as orientações ao professor que estão no slide de desenvolvimento do plano original (LPO9_05SQA03).
Apresente outro mapa conceitual, elaborado por você, sobre o texto informativo que os estudantes leram na introdução desta aula. Para isso, indicamos alguns links que orientam como fazer e que vão indicar ferramentas que auxiliam na elaboração de mapas mentais (acesse este link para orientação, e este link para elaboração do mapa mental).
A ideia é que você apresente esse novo mapa após discutir com os estudantes a tabela realizada por eles. Siga as orientações ao professor que estão no slide desenvolvimento do plano original.
Para essa etapa da adaptação, se possível, utilize uma das ferramentas de interação coletiva, sugeridas no início desta adaptação. Faça a discussão proposta com as perguntas do plano original.
Proponha que respondam às perguntas e façam as comparações em duplas e trios e estipule um tempo para isso. Estabeleça um tempo curto para essa atividade, para retomar a discussão no coletivo, fazendo uma síntese no fechamento desta aula.
Fechamento
Linguagem verbal e não verbal no gênero mapa conceitual.
Nesta etapa da adaptação, retome o coletivo por meio da ferramenta de interação e abra a discussão sobre as respostas às perguntas. Chame algumas duplas e trios e solicite às outras que analisem as respostas dos colegas, acrescentem informações e tragam dúvidas etc.
É importante retomar as características do mapa mental: propósito; organização, linguagens - visual e verbal; o caráter de síntese e auxílio na memorização de informações essenciais sobre determinado tema.
Por fim, incentive-os a refletir e responder à questão proposta no slide de fechamento do plano original sobre a relação do verbal e não verbal no mapa conceitual. Faça-os perceber que as reflexões e discussões que eles trazem são importantes para a elaboração e desenvolvimento de novos conhecimentos.
Após o compartilhamento das respostas, elabore uma resposta conjunta com todos, para que registrem-na no caderno ou em um arquivo Word para posteriores consultas.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuarão a sequência de aulas que envolve o gênero resumo e mapa conceitual. Informe-os que os estudantes precisarão trabalhar colaborativamente, no coletivo e individualmente, em diferentes momentos desta aula. Solicite que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa e que possam fazer uso do celular, internet etc. Informe se haverá sequência dessas atividades. Adiante e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.