Plano de Aula
Plano de aula: Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura
Materiais necessários: texto impresso, computador, dicionário, data show, internet, pincel para quadro branco e apagador.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de diferenciar palavras abrangentes e específicas no texto informativo e da leitura do gênero mapa conceitual (a ligação das ideias, por meio das setas, pode ser um obstáculo para o entendimento do texto)
Referências sobre o assunto:
O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, AGUIAR, Lorena. V. B de; GONÇALVES, Kelly M; MENEZES, Ana P, publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.
O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; , disponível em:http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que eles vão refletir sobre o significado da palavra resumo. Logo em seguida, farão leitura do texto informativo, contendo uma temática do conteúdo de Ciências da Natureza. Posteriormente, elaborarão duas colunas com palavras mais abrangentes e específicas que foram retiradas do texto. Explique que o objetivo dessa tarefa é uma comparação que será feita entre as palavras escolhidas por eles e as que estão presentes no mapa conceitual.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO