Plano de Aula

Plano de aula: Edição, revisão e formatação do gênero resumo

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe que os alunos exponham suas opiniões sem interrompê-los. É bem provável que muitos mencionem que, para produzir bons textos, é necessário escrever tudo corretamente, fazendo referência a questões gramaticais. Fale que é importante dominar as regras ortográficas, no entanto, é necessário prestar atenção a outros aspectos para além da correção ortográfica. Conforme afirma Antunes:

“A tradição escolar tem conferido, por vezes, uma importância exagerada ao domínio da ortografia, criando a impressão de que basta a correção ortográfica para garantir a competência de escrever bons textos. [...] é de se esperar que ao final do Ensino Médio, os alunos não demonstrem dificuldades ortográficas. [....] mas apenas isso não deve constituir o ideal da escrita adequada e relevante, embora não possa deixar de merecer cuidado” (ANTUNES, 2003, p: 60-61)

2. Explique que um um enunciado pode não conter problemas ortográficos, mas, do ponto de vista comunicativo, pode não ser entendido caso as ideias não estejam bem amarradas e expressas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos