Plano de Aula

Plano de aula: Edição, revisão e formatação do gênero resumo

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe que os alunos exponham suas opiniões sem interrompê-los. É bem provável que muitos mencionem que, para produzir bons textos, é necessário escrever tudo corretamente, fazendo referência a questões gramaticais. Fale que é importante dominar as regras ortográficas, no entanto, é necessário prestar atenção a outros aspectos para além da correção ortográfica. Conforme afirma Antunes:

“A tradição escolar tem conferido, por vezes, uma importância exagerada ao domínio da ortografia, criando a impressão de que basta a correção ortográfica para garantir a competência de escrever bons textos. [...] é de se esperar que ao final do Ensino Médio, os alunos não demonstrem dificuldades ortográficas. [....] mas apenas isso não deve constituir o ideal da escrita adequada e relevante, embora não possa deixar de merecer cuidado” (ANTUNES, 2003, p: 60-61)

2. Explique que um um enunciado pode não conter problemas ortográficos, mas, do ponto de vista comunicativo, pode não ser entendido caso as ideias não estejam bem amarradas e expressas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos