Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula
Os arquivos em áudio podem ser produzidos como parte das atividades dos alunos, que vão desenvolver sua criatividade, oralidade e trabalho colaborativo
24/09/2019
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Jornalismo
24/09/2019
O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.
O podcast é um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma presencial.
Na escola, a produção e uso representam uma oportunidade de aproveitar recursos que temos nas mãos para dar mais sentido às aulas por intermédio da gravação e audição, dando voz aos alunos e permitindo que desenvolvam seu protagonismo, dando sentido à aprendizagem e tornando-a mais efetiva.
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Os alunos, em diferentes graus, estão conectados pelas redes sociais. Em seu dia a dia, eles já fazem uso de serviços de streaming de áudio e acessam podcasts. Exatamente por ser algo que que faz parte de seu convívio, o professor pode aproveitar essa aceitação para desenvolver atividades e projetos que utilizem podcasts, com intencionalidade e de maneira significativa
Entre os benefícios do trabalho está a possibilidade de fazer os alunos não serem apenas consumidores, mas também produtores. Ao produzir podcasts, eles vão trabalhar a oralidade, escuta ativa, a percepção do ambiente e desenvolver sua maneira de se expressar.
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O áudio é uma oportunidade de exercitar a fantasia, imaginação, criatividade, sem a necessidade de se expor visualmente. Para muitos alunos, isso faz toda a diferença e dá ao professor uma ferramenta para cativar os alunos e incentivá-los a dar os primeiros passos em ações de pertencimento.
Agora que conhecemos os seus benefícios chegou o momento de falar como potencializar atividades utilizando essa ferramenta.
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Uma maneira de criar um podcast é utilizar o software livre e gratuito audacity. Essa ferramenta pode ser baixada e trabalhada no formato offline, ou seja, sem precisar de conexão com a internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo.
Outra possibilidade são os aplicativos de gravação de voz dos próprios aparelhos celulares, que permitem gravação e edição. Além disso, os arquivos gerados podem ser guardados em drives. Outra oportunidade de uso é o Spreaker, um site em que os alunos podem criar os podcasts diretamente nesse domínio.
A sequência de criação do podcast segue em geral a seguinte ordem:
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As possibilidades são inúmeras, mas quero trazer uma experiência que realizei com os meus alunos do 5° ano. Ao explorar a regionalidade e oralidade em um trabalho interdisciplinar, eu convidei os alunos a trabalhar as diferenças linguísticas das regiões norte, nordeste, sudeste e sul.
O primeiro passo foi realizar uma pesquisa listando palavras que os estudantes não conheciam de cada região. Com a lista de palavras formulada, eu desafiei cada grupo sala a criar uma história e gravar uma radionovela com o programa audacity.
Os alunos amaram a ideia! O enredo da telenovela foi criado de maneira coletiva, assim como as gravações. O resultado deste trabalho pode ser conferido aqui.
Foi uma proposta simples que permitiu interação e o envolvimento de uma sala inteira para realizar as atividades propostas para fazer o podcast. Muitas outras possibilidades podem ser exploradas em sala de aula, como o desenvolvimento de diários, rádios, debates, programas.
E você, querido professor, como usa o podcast em suas aulas, conte aqui nos comentários.
Um abraço,
Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.
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