Atividade para impressão - Tabela
Tabela
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
Computador ou celular; acesso a Internet; Tabela avaliativa de planejamento textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Pode ser que os alunos não tenham conhecimento do funcionamento de uma enciclopédia digital colaborativa.
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Apresente aos alunos, por meio do WhatsApp, o tema da aula: Planejando um verbete digital de maneira colaborativa. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Comece a aula conversando com a turma sobre a importância do planejamento em determinadas áreas da vida, perguntando em que situações eles costumam planejar as suas ações antes de executá-las. Se não conseguirem perceber, cite exemplos que os instiguem a pensar: em viagens? Para trabalhos escolares? Para ir a uma festa? Você pode iniciar a aula pelo WhatsApp, com perguntas e respostas estilo ping-pong, ou com a realização de uma reunião pelo Google Meet ou outra plataforma de sua preferência. Assim como foi observado por meio da conversa acima, sobre a importância de planejar as ações, questione se eles já pararam para pensar na importância de planejar seus textos antes de escrever. Após ouvir se eles já pensaram ou não sobre isso, questione qual é a importância do planejamento textual. Comente que, para produzir textos eficientes, planejá-los é uma ação muito importante, pois só assim chega-se ao objetivo proposto. Caso os alunos não possam participar de propostas com celular ou computador, você pode encaminhar à turma as reflexões e questionamentos impressos.
Desenvolvimento
Divida a turma em quartetos de acordo com a possibilidade de haver um celular ou computador em cada grupo, e também segundo as habilidades dos alunos com informática. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco a respeito da produção de textos digitais colaborativos, como é feito na Wikipédia, por exemplo. Se não for possível, não se preocupe, pois na aula de produção de verbete digital será sugerido um material complementar sobre esse assunto. O material será apresentado somente na próxima aula da sequência, pois esta é dedicada somente ao planejamento e não à produção textual. Peça aos alunos para planejarem a produção escrita do verbete de enciclopédia digital, preenchendo a tabela disponível aqui. Em seguida, peça que vejam vídeos sobre o tema escolhido, com o objetivo de ampliar o repertório temático.
Fechamento
Peça a alguns alunos que socializem oralmente (por meio de áudio) como foi a experiência de planejar a produção de um texto e em que eles esperam que isso facilite a produção do verbete enciclopédico digital. Espera-se que os alunos percebam que, após o planejamento, por meio do preenchimento da tabela, será mais fácil realizar a atividade de produção, pois eles terão em mãos todas as informações necessárias para escrever o texto.
Convite às famílias
Você pode estimular os alunos a confiarem em seus familiares para o auxílio no planejamento de seu vídeo-minuto. Os familiares, por estarem de fora da proposta integral, terão um olhar global, sobre o todo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Cristiane Dias
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa
Finalidade da aula: Planejar a produção de um verbete enciclopédico digital, em times, de maneira colaborativa, considerando o contexto de produção e a construção composicional, a fim de divulgar conhecimento.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
Computador ou celular; acesso a Internet; Tabela avaliativa de planejamento textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Pode ser que os alunos não tenham conhecimento do funcionamento de uma enciclopédia digital colaborativa.
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: