Atividade para impressão - Texto 1 e Texto 2
Texto 1 e Texto 2
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.
Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em:
Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de perceber as irregularidades composicionais.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).