Atividade para impressão - Texto 1 e Texto 2
Texto 1 e Texto 2
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.
Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em:
Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de perceber as irregularidades composicionais.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo e trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?
O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua e já o vídeo-minuto a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?
Orientações:
Material complementar: Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.
Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Serão necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o Whatsapp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Google Meet - Como criar uma reunião (disponível aqui). Como fazer sorteios de nomes pelo Random Name Picker? (disponível aqui).
Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: conheça a estrutura de um Verbete de Enciclopédia). Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele. Por meio de uma conversação espontânea, destaque que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra, já o da enciclopédia traz mais informações além da definição e utiliza uma linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Comente também que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital. Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.
Projete os slides com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los (se for possível criar reuniões online com os alunos com plataformas digitais como o Google Meet e similares). Caso não seja possível realizar a projeção, encaminhe os textos aos alunos, pelo whatsapp (disponível aqui).
Monte grupos das turmas no Whatsapp. Este tema foi escolhido por despertar o interesse dos jovens e ser algo que faz parte do cotidiano deles, sendo necessário alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
Solicite aos alunos que leiam os textos. Em seguida, numa conversa espontânea (aula online), peça para observarem a forma dos dois textos e responderem oralmente à seguinte questão:
- Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
Peça a dois alunos que, voluntariamente e de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza-os a refletirem questões sobre o texto 1, como: possui repetição de imagens, um design gráfico que valoriza a estética visual e um título que vende um serviço; traz uma frase abaixo das imagens que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos em um serviço; traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, abaixo há uma definição e, em seguida, uma explicação que aprofunda as informações. Destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/característica que o diferencia dos demais. Esta aula tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia. Caso a atividade seja feita pelo Whatsapp, finalize-a encaminhando as questões em formato de documento (Word) e questione os alunos oralmente, por áudio.
Desenvolvimento
Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto.
Para analisar em que os gêneros se assemelham na estrutura, disponibilize o vídeo-minuto (disponível aqui). Peça aos alunos para refletirem sobre as seguintes questões:
- O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo, trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?
- O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua, já o vídeo-minuto usa a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?
Conduza os alunos a refletirem que, em um vídeo-minuto, as imagens têm a função de criar um estímulo visual e ilustrar o texto falado de forma dinâmica. Já, no verbete enciclopédico, elas são usadas de forma estática para ilustrar um dado ou informação que o texto traz. Por último, saliente que o uso de elementos extralinguísticos aproxima o receptor da mensagem e do conteúdo, por ser uma forma mais dinâmica de transmitir informações. Compartilhe com os alunos os verbetes do termo selfie, disponíveis no plano original em “Desenvolvimento”.
Peça para lerem os textos. Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia e aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular. Encaminhe aos alunos a tabela (disponível aqui) e peça para responderem no caderno os itens que a compõem (para acessar a resolução da atividade clique aqui). Após um tempo predeterminado, encaminhe a correção para que os alunos confiram as respostas.
Fechamento
Peça para alguns alunos socializarem a resposta dada na questão 4 do slide, presente no plano original em “Fechamento”. Sorteie esses alunos com o auxílio da plataforma Rondom Name Picker (Roleta de nomes). Veja o tutorial de uso em Recursos Opcionais. Compartilhe o resultado da roleta.
Em seguida, complete as respostas dos alunos, se necessário, levando-os a perceber que os dois textos têm mais regularidades por serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia. Comente que todo gênero textual possui uma estrutura que o diferencia dos outros, sendo possível, assim, particularizar. Por exemplo, uma notícia de uma receita e uma propaganda de um verbete. Ou seja, quando nos deparamos com textos, percebemos certas características que nos sinalizam que eles pertencem a um gênero ou outro, e ainda realizam um certo tipo de interação conosco. Porém, há o que chamamos de intergenericidade: a mistura de formas de outros gêneros. Por exemplo: um convite de casamento em forma de notícia de jornal. Além disso, com a era digital, novos gêneros surgem constantemente, é o caso do vídeo-minuto: também pode transmitir informações, como o verbete enciclopédico, porém possui recursos de animação e gráficos e linguagem oral. Além da estrutura de composição, é importante também observar a função do texto.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler para os alunos os textos encaminhados e trocar ideias sobre a estrutura de um verbete de enciclopédia.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional
Finalidade da aula: Analisar a construção composicional de verbetes enciclopédicos, por meio da observação de regularidades e irregularidades em suas estruturas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40, EF69LP42
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.
Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 7 set. 2018.
Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de perceber as irregularidades composicionais.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
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