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Plano de aula: Conhecendo o verbete enciclopédico: Recursos expressivos de coesão

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e videominuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

- Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
2 - Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)

- Videominuto: BLK Mídia. Dicas para selfie e vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE> Acesso em: 16 de outubro de 2018.
- Internet, datashow/computador ou celulares, ou laboratório de informática.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode ter dificuldade no uso da pronominalização.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino.
Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

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